Primeiro dia de aula! Como começamos?
1° ano/2026
Bom retorno às aulas professores e professoras! Que a nossa fala seja a nossa prática, mesmo diante dos obstáculos que nos impeçam de realizar a nossa concepção de Educação!
Com a mesma organização e rotina da Educação Infantil, pois as crianças ainda apresentam características de criança do ciclo infantil. As mesas em grupo de atividades diversificadas, porém as carteiras são bem inapropriadas, sendo difícil fazer grupos, os jogos caem e as crianças viram junto com a carteira, sendo até perigoso. Outra dificuldade é que estou dividindo a sala esse ano e não consegui colocar os recursos pedagógicos na melhor localização para o aprendizado das crianças, mas a gente vai lutando e arrumando jeitos de transpor esses obstáculos.
Depois fizemos a roda de conversa, nos apresentamos e as crianças já queriam saber se ia ter dever de cada, se ia ter dever no caderno! Expliquei sobre o material e as atividades. Cantamos a música de a" Bom dia" , falando os nomes das crianças, pintamos o dia no calendário. Fiz a chamadinha em outro momento, pois temos que perceber quando aa crianças já estão ficando dispersas. É importante sempre alternar os momentos de conversa e aprendizado com músicas e brincadeiras para não ficar exaustivo.
Perguntei a elas o que queriam aprender no 1° ano. E talvez vieram com o pensamento do que os responsáveis falaram para elas, que iriam fazer "dever", e demorou um pouco para fazê-los entender que "assuntos" ou " temas queriam estudar e finalmente começaram a falar sobre o interesse em animais! Falaram os nomes de vários animais. Um aluno que é TEA e já é alfabetizado , falou sobre o interesse dele no animal: axolote! Pedi para ele escrever no quadro. Ele falou que é uma salamandra. A professora de apoio pesquisou no Google e mostramos a foto do animal para a turma.
Enquanto falavam falei que iria escrever para não esquecermos. Assim surgiu o primeiro texto coletivo, palavras do vocabulário das crianças que irei colocar no alfabeto e o projeto que iremos trabalhar: os animais.
Depois contei a história : "As Férias da Bruxa Onilda". Conversamos sobre a história e fizemos uma brincadeira da batata-quente . Quem ficou com a bola , quando a música parou , teve que falar o nome, idade e como foram as sua férias. Cantamos outras músicas de cantigas de roda. Pedi para desenharem as férias pelas lentes dos seus óculos e depois desenhar o rosto com as suas características. Dei uma lembrancinha de volta às aulas. Depois fomos para o parquinho, almoço e saída. E assim foi o primeiro dia de aula!
1° ano/2026
Primeira semana de aula
Atividades diversificadas, roda de conversa, apresentação, chamadinha ( reconhecimento global do nome letras iniciais e finais), calendário, quantos somos? ( somar meninos e meninas e contar os faltosos), painel de rotina,, texto coletivo sobre o que querem aprender no 1° ano, história:
"As Férias da Bruxa Onilda, conversa sobre a história, brincadeira da batata-quente para contar sobre as férias, cantigas de roda, desenho das férias pelas lentes dos seus óculos e desenho do rosto, avaliação inicial da escrita ( quem foi possível sondar), história: Eu Sou Assim e Vou Te Mostrar, conversa sobre a história e as partes do corpo, brincadeira: cabeça- ombro- joelho e pé. Silhueta do corpo de uma criança no papel 40 kg, escrita coletiva das principais partes do corpo, destaque da letra inicial, contar número de pedacinhos (silabas) dos nomes das partes do corpo nos dedos. Atividade: " Eu Sou Assim" e escrever o nome sem olhar o telhadinho. Desenhar- em algum lugar que gosta de ir. (avaliação do esquema corporal, orientação espacial e escrita do nome próprio) História: "Tudo Bem Ser Diferente", conversa sobre as nossas características, personalidades e gostos diferentes e respeito as diferenças. Brincadeira da batata-quente, para dizer o que gosta e não gosta. Atividade: desenhar a comida, a brincadeira e o programa de televisão ou do YouTube favorito , desenhar o que não gosta e depois em outras aulas escrever os nomes dos desenhos (avaliação inicial da escrita). Conversa sobre o Carnaval e confecção de máscaras.











