PROJETO : " NOSSA IDENTIDADE INDÍGENA ( 2º ANO / 2018)












    O dia dos povos indígenas não é para ser trabalhado somente nesse dia! É importante que as crianças saibam que o Brasil não foi descoberto, mas invadido pelos portugueses, apresentando como consequência a morte de milhares de indígenas, os quais estão sendo dizimados e lutando por suas terras até hoje!
    É importante que as crianças saibam, que existem vários povos indígenas, cada um com sua cultura e língua diferente ! Que os indígenas gostam de se ornamentar, se pintar, usar colares e cocares em festas e rituais e também no dia a dia! Que eles também se pintam para se protegerem dos insetos!
    Faz parte da cultura de vários povos indígenas, a estética, o colorido! É importante as crianças saberem que existem indígenas que vivem na cidade e usam roupas e celulares, mas que continuam mantendo suas raízes culturais! Que a sua cultura e seu conhecimento não é menor que os dos não indígenas, que eles tem muito a nos ensinar!
    Há vários brinquedos e brincadeiras indígenas que podemos fazer com as crianças! Vários vocabulários que usamos, como: nomes de ruas, bairros, cidades, alimentos, objetos e animais, que são de origem indígena!
    Muito da culinária brasileira é indígena ! Há lendas indígenas encantadoras! Todo dia é dia de índio e ele não vem só no dia 19 de abril !
    Ah! E não façam cocar de EVA ! Polui a natureza e os indígenas respeitam e preservam o meu ambiente! Índio não gosta! Índio não quer apito! Índio quer ser respeitado! Índio não quer ser chamado de índio, pois eles não são da Índia! São indígenas em sua diversidade de povos e culturas!










E.M. Professor André Trouche
Professora regente: Karla Cristina
Professora mediadora da turma da tarde: Tania
Ano de escolaridade : 2º ano do ensino fundamental
Ano : 2018


  • Tempo estimado: um ano
  • Justificativa: 

            O interesse das crianças por assuntos relacionados às suas  identidades ( as suas histórias, suas preferências, seus nomes, sua famílias, seus amigos, sua casa, seu bairro, sua comunidade...). Entre os três povos principais que formam o povo brasileiro: índios, brancos e negros africanos. As crianças demonstraram  maior interesse em pesquisar sobre o povo indígena. Decidiram o estudo desse povo por votação. Um povo que também faz parte da nossa identidade, pois todos nós somos um pouco índio!
       Depois também estudaremos um pouco dos povos africanos e portugueses, pois a cultura brasileira tem influência desses povos, além dos imigrantes italianos, franceses, holandeses...

  • Objetivo Geral:

          Conhecer e ampliar assuntos relacionados à identidade do aluno,  Ampliar e  relacionar a história de vida e cultura  do aluno : linha do tempo do aluno , história e cultura  do aluno e sua família, árvore genealógica, brincadeiras antigas, alimentos, vestimentas, festas, danças,  músicas, histórias , com a  História do Brasil, no qual estão contidas a história da formação do povo brasileiro , incluindo brancos , indígenas e negros africanos e outros imigrantes, conscientizando as crianças de todas as perdas culturais, sociais e humanas  sofridas  por esses povos devido a exploração dos brancos portugueses e outros brancos europeus. Mostrar para as crianças que os índios continuam tendo suas terras invadidas e continuam sendo mortos desde a chegada dos portugueses nos Brasil. Conscientizar as crianças que os indígenas não são inferiores aos não indígenas em sua cultura e que também são seres humanos como nós , tendo  muitos outros conhecimentos que nós não temos. Que há índios que vivem na cidade e fazem faculdade. Informar as crianças que o nosso povo  é a mistura desses três povos e que temos sangue indígena e negro também . Que temos que respeitar as diferentes etnias, gêneros e culturas. 

  • Objetivos Específicos:
  • Português: 
  • Avançar na aquisição da escrita alfabética e ortográfica, utilizando palavras relacionadas ao projeto: alfabeto, transcrição para a letra cursiva de acordo com a opção dos alunos, desenvolvimento da coordenação motora fina e hipóteses de escrita, letras iniciais  e sílabas iniciais dos nomes dos colegas, de listas de palavras sobre o projeto , completar nomes com as vogais, contar nº de letras e sílabas dos nomes, separar as sílabas dos nomes dos colegas, sons nasais,com til e sem til ( ã , ãe, ão, an, en, am, em...) ,antes de "P" e "B" usamos " M", antes de outras consoantes ,usamos "N", encontros vocálicos, palavras com p/b, c/g, f/v, t/d,  acentuação (acento agudo e circunflexo), palavras com “ j”  ou “ g” ( ge, gi, jê, ji), ce, ci, ça, ço, çu, nh, lh, ch, qua, que, qui, quo, gua, gue, gui,  r ( inicial , rr( som forte no meio da palavra ) , r ( som brando no meio da palavra), s ( inicial), ss ( som forte no meio da da palavra , s ( som brando no meio da palavra),encontros consonantais , tipo: br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, tl, vl,  vogais seguida de R ( ar, er...), vogais seguida de s ( as, es..), vogais seguidas de z ( az , ez ..), sons do x ( x com som de: ch, s, ks, z). 
  • Desenvolver a leitura com fluência, compreensão e interpretação de vários gêneros textuais, assim como a identificação desses gêneros e seu uso social.  Os textos deverão estar relacionados ao projeto, tais como: poemas, poesias, textos informativos ( pesquisas), notícias, receitas de alimentos saudáveis e de influência indígena,convites, bilhetes, textos narrativos (histórias, lendas indígenas e não indígenas, fábulas), histórias em quadrinhos, tirinhas, leitura de imagem, legendas, trava-línguas, cantigas, parlendas, textos instrucionais sobre brinquedos e brincadeiras indígenas e não indígenas...
  • Produção de textos: produção de textos coletivos e individuais, os textos envolvem os mesmos gêneros daqueles relacionados a leitura, sendo os de leitura os próprios textos coletivos produzidos pelos alunos , além de outros textos informativos, narrativos, poemas, parlendas, cantigas...
  • Oralidade: relatos sobre as informações pesquisadas, poemas, poesias, trava-línguas, parlendas, notícias de jornais, vivências sobre a vida familiar e em sociedade.
  • Gramática:  conhecer a ordem alfabética e a função social desta ordem, conhecer as classificações de certas palavras na língua portuguesa em textos lidos e produzidos pelos alunos, tais como:  nomes próprios e comuns e uso das letras maiúsculas e minúsculas nesses nomes (substantivos próprios e comuns),singular e plural, feminino e masculino, características( adjetivos), ações (verbos), separação e número de sílabas das palavras ,  sílaba mais forte (sílaba tônica). A nomenclatura gramatical no 2º ano ainda não é exigida, mas pode ser informada.
  • Pontuação:  conhecer  os sinais de pontuação e suas funções, sabendo produzir frases e textos utilizando os sinais e ler textos  com a entonação de acordo o sinal de pontuação, tais como: ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, aspas, vírgula, dois pontos.




  • Matemática
  •  Conhecer que os números são representados por símbolos que são chamados algarismos  e conhecer a  história dos algarismos.
  • Relacionar quantidade/ numeral até 10.
  • Relacionar  que 10 unidades formam 1 dezena
  • Conhecer que os números tem sua casa ( ordem) e que de acordo com o lugar que o numeral está , este muda de valor, escrevendo os números de 0 19 no quadro valor de lugar ,os compondo representando com material dourado e com números.
  • Contar, ler e escrever as dezenas de 10 em 10. 
  • Escrever os números por extenso.
  • Escrever e ler os números ordinais até 19 e sua função social, indicar a ordem o lugar.
  •  Escrever em sequencia numérica até 50  e até 100.
  • Compor e decompor números até 100 no quadro de ordens  com material dourado e números..
  • Resolver situações problemas com as ideias de adição ( juntar e acrescentar) e subtração ( tirar, completar e comparar).
  • Resolver situações -problemas com as ideias de multiplicação ( soma das quantidades iguais) e da divisão ( dividir igualmente, distribuir e medir )
  • Realizar os procedimentos de operações matemáticas de adição e subtração com resultados até 10.
  • Realizar os procedimentos de operações matemáticas de adição e subtração com resultados com mais 10.
  • Realizar os procedimentos de operações matemáticas de adição e subtração com números até 100 com e sem recurso.
  • Nomear, dar atributos, classificar, agrupar, sequenciar e reconhecer as formas geométricas espaciais no ambiente: esfera, cone, pirâmide, cilindro, paralelepípedo, cubo.
  • Nomear, dar atributos, classificar, agrupar, sequenciar e reconhecer as formas geométricas planas no ambiente: triângulo, retângulo. quadrado, círculo.
  • Verificar as horas exatas e não exatas, os dias no calendário dias do mês do ano,da semana, saber usar o calendário no cotidiano , procurando o dia que alguém faz aniversário, vendo quantos dias faltam para a festa da cultura na na escola...
  • Verificar informações em gráfico e tabelas.
  •  Identificar o Real como unidade do sistema monetário brasileiro. Reconhecer cédulas e moedas. Reconhecer a escrita simbólica do Real. Resolver situações- problemas  de compra e venda, envolvendo o sistema monetário .




  • História e Geografia
  • Conhecer a sua linha do tempo , percebendo a noção de temporalidade ( presente , passado e futuro)
  • Perceber-se como parte  integrante de um grupo social inicial: a família. Perceber que as famílias apresentam composições diferentes e temos que respeitar essas diferenças, conhecer famílias de outras culturas como a indígena.
  • · Conhecer a história do Brasil de forma critica, percebendo que os portugueses já sabiam que existiam terras depois do Oceano Atlântico e mudou a rota a caminho da Índia de propósito.
  • · Conscientizar-se que o Brasil na realidade foi invadido por Portugal, pois os verdadeiros donos dessa terra eram os nativos, os quais deram o nome de índios, por cauda da Índia.
  • · Conhecer como os índios chamavam o Brasil: Pindorama e os outros nomes dados ao Brasil.
  • · Conhecer o genocídio humano e cultural dos índios com a chegada dos Portugueses.
  • · Conhecer a luta dos índios até hoje por suas Terras.
  • · Conhecer a cultura indígena, relacionando-a com a nossa cultura e percebendo que podemos aprender muito com os índios e que a cultura deles não é inferior a nossa. Relacionar as brincadeiras dos não indígenas e indígenas . Pesquisar a origem de diversas brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, que apresentam influência indígena, africana , portuguesa e de outros imigrantes europeus (italianos, franceses, alemães, holandeses...). Assim como alimentação , festas, lendas, fábulas...
  • · Conhecer o mapa-múndi e as rotas realizadas pelos portugueses. Conhecer o mapa do Brasil, localizando o estado, a cidade e o bairro em que vive.
  • · Localizar a sua casa, a sua rua , outras ruas próximas a sua casa,  o seu bairro , a sua cidade e outros bairros percebendo um ponto de referência para localizá-la.
  • Perceber que existem diversas formas de moradias e que devido a má distribuição da riqueza e falta de investimento na construção de moradias e saneamento básico, muitas pessoas não tem moradia  ou vivem , sem esgoto e água encanada ( limpa) .  Instigar  os alunos para refletir criticamente sobre esse problema e que tipo de reivindicações poderiam fazer aos poderes  públicos.

  • Ciências
  • Desenvolver a noção de seu esquema corporal e hábitos de higiene, relacionando a nossa cultura  a indígena e portuguesa.
  • Conhecer que percebemos o mundo através de nossos sentidos ( olfato, visão, audição, paladar, tato), através de órgãos dos nosso corpo ( nariz, olhos, ouvidos, língua, pele). Utilizar a lenda da descoberta das frutas, pois os índios sentiram o cheiro das frutas.
  •   Conhecer os animais brasileiros: sua forma de viver, alimentação, habitat, características e classificação.
  • Conhecer os vegetais  e suas partes, assim como germinam, crescem se reproduzem e como produzem seu próprio alimento ( fotossíntese).
  • Conhecer como os índios preservam o meio ambiente e conscientizarem-se sobre como a humanidade está destruindo a natureza e que atitudes devemos ter para preservar a natureza.
  • Conhecer os movimentos de rotação e translação da Terra através da lenda Karajá: “A Criação do Dia e da Noite “, perceber a noção do tempo, conhecendo porque temos os três períodos do dia: manhã , tarde , noite, o que fazemos durante esses períodos  , conhecendo as horas e o tempo organizado em nosso calendário. Perceber que os índios criam hipóteses sobre a existência do dia e da noite , assim como as crianças. depois descobrimos o porque de certos fenômenos da natureza , através da Ciência.

·         Metodologia ( procedimentos pedagógicos):

              Iniciamos o projeto com a história:" A Minha Família é Colorida” da autora: Georgina Martins. A história mostra a formação do povo brasileiro: indígenas, africanos e portugueses. Conta a história de um menino que questionava porque ele tinha o cabelo crespo e o do irmão era liso. A mãe então conta história da família, mostrando as diferentes etnias que forma a família, através da árvore genealógica até chegar aos dois irmãos. Então a partir da história,  falei que iríamos trabalhar o projeto de cultura, então perguntei que povo as crianças queriam estudar e por votação as crianças demonstraram  interesse em pesquisar o povo indígena.

            Contextualizamos a música Pindorama que fala sobre o descobrimento do Brasil de forma crítica, a música mostra que os portugueses já sabiam que existiam terras depois do oceano atlântico, pois já tinham estabelecido a posse das terras entre Portugal e Espanha com o tratado de Tordesilhas. A música mostra que esta terra já era dos indígenas, cujo nome era Pindorama ( terra das palmeiras), maneira pela qual os indígenas chamavam o Brasil. A música também fala sobre o ano do descobrimento,  quem foi Pedro Álvares Cabral e o Rei de Portugal ( Rei Dom Manuel), além do genocídio que foi para os indígenas a chegada dos portugueses ao Brasil. Também conversamos a exploração das terras brasileiras, sendo levado tudo de valo para Portugal . 

            A partir dessa música iniciamos a pesquisa, escrevendo o que as crianças queriam saber e adicionando questões que perguntei as crianças. Em etapas fomos respondendo as questões que pesquisaram, escrevendo textos coletivos com os relatos de descobertas dos alunos  e realizando atividades pedagógicas interdisciplinares ( aquisição da escrita alfabética, leitura e produção de frases e textos  coletivos e individuais relacionando as disciplinas de Matemática, Ciências, História, Geografia , Artes e Educação  Física ).

            Durante o projeto realizaremos atividades com pinturas tribais indígenas, tecelagem, vasos de argila,  a boneca Karajá Licocó feita de argila, mas que confeccionamos com biscuit, pois a argila se desfazia. Confeccionamos brinquedos indígenas com materiais recicláveis trabalhando a reciclagem e a consciência da preservação do meio ambiente. As crianças produziram brinquedos, como: peteca, pião, cama de gato, bola, perna de pau e outras brincadeiras pesquisadas, relacionando-as as brincadeiras que as crianças brincam atualmente e do tempo dos pais e avós. Depois a crianças se divertiram bastante com esses brinquedos no pátio da escola.

             Abordamos o tema alimentação saudável, tendo exemplo a alimentação indígena. Fizemos a receita da  tapioca e salada de frutas indígenas.

            Realizamos atividades com lendas indígenas e do campo, tais como: leitura da história, texto coletivo, leitura e interpretação com os próprios textos coletivos das crianças, dobraduras dos personagens, desenho, recorte e colagem da paisagem.

            Fizemos duas apresentações na escola  sobre o projeto, uma na Festa da Cultura, no qual  as crianças dançaram e cantaram a música Pindorama, além de uma pequena apresentação teatral da História do Brasil e outra no final do ano, expondo os trabalhos e com a música “Curupira”, que fala da relação do indígena com meio ambiente e da preservação ambiental.

 

 

 

 

 

 

 

Parte superior do formulário

·         Recursos materiais:
  • Papel A4, papel 40kg, papel color set, canetinha, lápis de cera, tinta guache, pincéis, raspas de lápis, miçangas, papel crepom, papel camurça, papel celofane, penas, miçangas ou macarrão, barbante, latas de leite , argila. Legumes e frutas, fita métrica, balança de alimentos, dinheirinho, blocos lógicos, material dourado, letras móveis, figuras da cultura indígena, palitos de sorvete, etc.
  • Livros de pesquisas , internet, filmes.
  • Livros literários/lendas: Criação do Dia e da noite ( livro e filme), “ A criação das estrelas, A Criação das frutas, A Criação dos animais,  A Iara, O Curupira, , O Boitatá,  O saci,  A Vitória Régia, etc...

·         Avaliação:

         As crianças não apresentam o mesmo ritmo de aprendizagem, cada uma inicia em um determinado contexto sociocultural, desenvolvimento global e processo de ensino-aprendizagem. Suas experiências de vida são diferentes, mas todas, cada qual no seu ritmo teve sucesso e avançou em seus processos de ensino-aprendizagem, de acordo com suas potencialidades e a mediação da professora neste processo.

            A grande maioria terminou o 2º ano, lendo com fluência e alguns lendo silabando e com pouca autonomia, ocorrendo o mesmo com a escrita. Não tornei o processo de ensino-aprendizagem em algo exaustivo para as crianças e nem para mim, pois equilibrei esse processo com atividades prazerosas, como: a confecção de brinquedos indígenas, pinturas tribais, músicas, brincadeiras, leitura de lendas indígenas e não indígenas, de poesias e poemas, dobraduras, modelagem de potes indígenas e da boneca Licocó do povo Karajá, receita de salada de frutas indígenas e da tapioca, receita do slime, tabelas e gráficos das lendas e das frutas, situações- problemas com temas dos projetos, aquisição da escrita alfabética e ortográfica com palavras do projeto, texto instrucional da peteca , produção de histórias, textos informativos , a partir das pesquisas sobre os indígenas brasileiros .Assim trabalhamos todas as disciplinas ( Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, Artes e Educação Física ) de forma interdisciplinar. .
            As crianças relataram em autoavaliação, que tiveram muito prazer e interesse nas atividades. No texto final sobre o que descobriram sobre os indígenas, também demonstraram o conhecimento cultural e histórico que adquiriam.  Elas aprenderam com prazer e de forma significativa, tendo a sua infância respeitada!
            Agradeço a professora Tania da turma de 2º ano da tarde pela mediação com as crianças com necessidades educativas especiais e com outros alunos da turma, além do seu envolvimento com o projeto desenvolvido! Agradeço a estagiária Alice, pela sua ajuda com os alunos com necessidades educativas especiais e especificamente “Maria Eduarda”, além da assistente de alfabetização, Fabíola, sempre muito solícita e carinhosa com os alunos que necessitavam de ajuda no processo de ensino-aprendizagem, como Maria Eduarda e Tiago ( turma da tarde) e Thiago ( turma da manhã). Agradeço a professora Gabrielle da turma de 2º ano/manhã, pela mediação com o aluno autista, João Gabriel e agradeço a Soyane, professora de Educação Física e a Kelly, professora de Artes, por terem colaborado neste projeto em que as atividades de Artes Plásticas , Música, Dança e Brincadeiras estiveram muito presentes!
         Não esquecendo as professoras da sala de leitura: Maria Eugênia e Fernanda, com o trabalho de empréstimos de livros e atividades e incentivo a leitura na própria escola!

 

 





    

Nosso primeiro dia no 2º ano !








Um ambiente de letramento e alfabetizador

Nossos Combinados








Nossa Rotina

Nosso Calendário 
Tiramos o dia da semana e colocamos na rotina, marcamos o dia do mês no calendário.


Nossos ajudantes do dia


Chamadinha

Cartaz: quantos  somos?


Cartaz dos aniversariantes do mês





Telhadinhos : letra  de forma de um lado e cursiva do outro.

Nossos alfabetos
Alfabeto com nomes



Alfabeto com figuras , vai mudando de acordo com o tema!


Cartaz de relação quantidade/numeral até 10
Musica  dos indiozinhos
 





 Sempre pareando, letra de forma e cursiva.


Cartaz com numerais até 100.
Blocão com textos coletivos

Cantinho da Leitura


Sala de Leitura 
Eu sou  assim...







Atividade com o livro: "Ninguém é igual a ninguém"

Vimos que somos diferentes e temos que respeitar nossas diferenaças.
Pintamos as mãos e desenhamos cada colega em um dedo da mão. Escrevemos os nomes deles.



Escrevemos sobre o respeito as diferenças




Leitura individual / coletiva e  interpretação do poema : 
" Diversidade " (  autora: Tatiana Belynk)



 Nossos autorretratos
Desenhamos com lápis, depois contornamos a linha do desenho com a tinta preta e pintamos por dentro. Nos olhamos no espelho observando nossas características.






Escrevemos sobre as diferenças na escola, baseado em um texto que leram e interpretaram no livro.
As crianças escreveram de forma coletiva. Relatavam um verso e eu pedia para falar o que rima com diferente, Raphael, Lorenna.. Eles perceberam em seus autorretratos que somos todos diferentes  e temos que respeitas essas diferenças. Aprenderam o que significa características, a estrutura de um poema. A  escola fez aniversário de 10 anos e as crianças leram esses poemas sobre as diferenças na escola. Também fizeram uma cartinha para o prefeito que iria visitar a escola, reivindicando várias necessidades da escola e  do município de Niterói.

Turma da manhã

Turma da tarde



Cartinha para  o prefeito


As  nossas  preferências!


Lemos  as frases , desenhamos e escrevemos sobre nossas preferências. Apresentamos na roda.
Selecionei essas atividades para avaliar a leitura e escrita dos alunos e coloquei no portfólio.




Atividades com nomes
Poesia: Nomes de Gente
Leitura  e interpretação da poesia : "Nomes de gente" (autores: Geraldo de Azevedo e Renato Teixeira).
As crianças leram individualmente e depois fizemos a leitura coletiva. A maioria já lê , depois fizemos a interpretação coletiva e oral. Muitas crianças já leem  e interpretam o texto com autonomia e realizaram atividade antes dos outros, escrevendo as respostas .
No final da aula fomos a sala de vídeo e cantamos a música da poesia.




Pesquisa sobre o nome
Fizemos uma pesquisa sobre a origem e significado dos nomes. As crianças socializaram na roda e foi muito legal saber a história de cada nome e seu significado ! Também fiquei sabendo o meu e das professoras mediadoras.



Alfabeto  com Nomes e Ordem alfabética
Fizemos um alfabeto com nomes e também trabalhamos a ordem alfabética. Nomes que iniciam com a mesma letra , vemos se a segunda letra for igual na ordem do alfabeto, vemos a terceira e assim por diante. Depois perguntei para que organizamos os nomes das pessoas, de livros, de palavras em ordem alfabético. Concluíram  que é para organizar melhor os nomes e palavras , para acharmos com mais facilidade os nomes em agendas, os livros  na biblioteca,  as palavras no dicionário.  Entreguei um dicionário e mostrei a ordem alfabética das palavras neste, ficando mais fácil de achar a palavra pedida, o  dicionário serve para saber o significado das palavras e para saber como se escreve corretamente estas, porém hoje temos o Google, que facilita muito a pesquisa. Também fizemos uma agenda com os telefones dos colegas. Com as crianças que não estão alfabéticas trabalhamos a letra inicial dos nomes , a leitura global, a comparação com outros nomes, completar com as vogais. Contar nº de letras e sílabas dos nomes. Separar as sílabas dos nomes. Também trabalhamos a transcrição para a letra cursiva, pois nomes de pessoas são  próprios e iniciam com letra maiúscula. Sempre pareamos a letra de forma e cursiva  nessa transição.




História: " Tem um monstro no  meu jardim
O  meu  monstro preferido !
Contei a história, cada crianças também leu uma parte na sala. Depois pedi para desenharem escreverem o seu monstro preferido, o monstro da sua imaginação.










Os  novos amigos da sala 
Trabalhamos as partes do corpo e produzimos um texto coletivo, descrevendo a Leane , falando sobre sua família , o que gosta... Depois escrevemos pequenos textos e frases individuais, a partir de uma atividade de recorte e colagem da cabeça de uma pessoa na revista e desenho do corpo, trabalhamos as partes do corpo e a escrita dos nomes dessas partes também.
















Depois faremos um gráfico dos aniversariantes do mês e situações -problemas

A   nossa   Família
História: "A Minha família é colorida"
Conta a história de um menino negro que tinha um irmão branco de olhos azuis e um irmão de outro pai , que era branco de cabelos pretos. Ele queria saber porque o irmão era loiro de olhos azuis e ele negro. Trabalhamos a árvore genealógica, a formação do povo brasileiro e a sua história (brancos , negros e indígenas). A questão da miscigenação, genética,  racismo , diferentes formações familiares e o respeito as diferenças.
Conversamos sobre a história e depois fizemos um resumo. Um texto coletivo, com cada um escrevendo uma frase. Trabalhamos a aquisição da escrita alfabética e ortográfica na produção do texto, sinais de pontuação, acentuação, orientação espacial do texto, parágrafos, estrutura frasal.
Depois cada um irá desenhar e escrever sobre a história. 
Foi enviado uma pesquisas para pesquisarem sua árvore genealógica, para pesquisarem a sua origem na família, de onde vieram suas características e o seu sobrenome. Pesquisar o que significa gene. Também perguntei quem tem a família colorida igual a da história.
Depois irão desenhar  a sua família e produzir um texto  sobre ela.Como é composta? Quantas pessoas tem? Quem são? O que gostam de fazer juntos ? 


Desenhando as pessoas da família  colorida






Atividade para casa
Pesquisar a árvore genealógica da sua família e a origem do seu sobrenome


Atividade em aula , consultar a pesquisa que fizeram da árvore genealógica e desenhar e cada um desenhar a da sua família






Leitura e interpretação dos poemas : Minha Família e Irmão Menor
Essa atividade foi selecionada para  avaliar a leitura e interpretação de texto. Foi colocada no portfólio.

Nesse período ( 15  de maio)  o município de Niterói entrou em greve e paramos as atividades pedagógicas. Retornamos dia 4 de junho. Reivindicamos várias pautas que as crianças também perceberam que faltam no município, incluindo  a falta de professores e não chamada dos concursados, manutenção de exploração de trabalho com contratos temporários, falta de uniformes, escassez de merenda, atraso no plano de carreira e quinquênios, não pagamento dos adicionais 
 transitórios...
Em março, as crianças escreveram várias cartinhas para o prefeito reivindicando o que faltava na Educação de Niterói e na escola. 
História: "O Livro da Família", conta sobre os diferentes tipos de famílias e falamos que devemos 
respeitar essas diferenças. Cada criança leu uma página na roda , depois cada criança falou sobre a parte que mais gostou e desenvolvemos os assuntos  sobre as diferenças de famílias, amor e respeito. As crianças falaram sobre suas famílias, relacionando-as a história, como : - A minha tem muita gente, a minha tem pouca, na minha uma família mora perto da outra, na minha meu pai e minha mãe briga. Isaque gostou da parte que tem famílias com dois pais e duas mães. Então falei que as pessoas tem gostos diferentes e temos que repeitar. Ele disse que são sapatões, então falei que não devemos falar assim , pois pode magoar. Temos que respeitar as  diferenças!





Pedi para cada um desenhar a sua  família  em algum lugar e escrever um texto sobre esta. Quais são as pessoas da família? Quantas são? O que gostam de fazer juntos?  Quem gostam na família?
As crianças já estão alfabéticas ,mas ainda precisam avançar na ortografia e uso dos sinais de pontuação. Escreveram livremente e depois os textos foram revisados individualmente de forma que refletissem e eles mesmos percebessem seus erros, quando era necessário , eram informados sobre algumas regras ortográficas e de pontuação. Os alunos que não estão alfabéticos, foram ajudados individualmente, intervindo em suas hipóteses, perguntando qual letra iniciava a palavrava, como se escrevia o pedacinho ( sílaba), pedindo para completar com a vogal. Alguns alunos alfbéticos também não apresentam autonomia necessitando de auxílio.
Obs: as crianças realizaram essa atividade em grupo de quatro alunos, pois um auxilia o outro em seus diferentes níveis de escrita.










Gráfico das pessoas das famílias 
Turma da manhã
As crianças mostraram os  desenhos das pessoas das suas  famílias, falaram sobre elas, os componentes, número de pessoas, onde desenharam as famílias, o que fazem juntos . Teve criança que falou que o pai e mãe só brigam, falamos que tem que existir amor e respeito entre as pessoas, sobre a cooperação entre as pessoas da família e comparamos as famílias . Concluímos que são diferentes e temos que respeitar essas diferenças. Escolhemos famílias de cinco crianças e pedi para dizerem quantas pessoas tinham. foram contando com as tampinhas e depois comparamos as quantidades no gráfico. Relatos  das turmas da manhã e tarde: -  Ih a da Thaila que  ganhou ! -Tem mais gente! -A da Sofia  e da Maria empatou !   - Já  contei as pessoas  todas  as  pessoas das famílias ! Deu 35 ! - Eu ganhei ! -Não é competição ! -É uma brincadeira de aprender ! - Então eu  ganhei ! Tenho 1000 ! Depois fizemos várias atividades no livro com as ideias de adição ( juntar e acrescentar). Situações -problemas e operações matemáticas.
 Perguntei oralmente várias situações -problemas referentes ao gráfico que depois digitarei, tais como:
Turma da manhã
1) Qual é a família  que tem mais pessoas? Quantas ?
2) Qual é a família  que tem menos  pessoas? Quantas?
3)  Tem alguma família que tem a  mesma quantidade de pessoas ? Quais? Quantas pessoas?
4) Se juntarmos a família da Vitória e  do Guilherme . Quantas pessoas dão no total?
5) Quantas pessoas   a mais tem a família  da Thaila em relação a família da Maria ?
6) Se juntarmos todas as famílias , quantas pessoas dão no total?

Turma da tarde/2º ano 

1) Qual é a família  que tem mais pessoas? Quantas ?
2) Qual é a família  que tem menos  pessoas? Quantas?
3)  Tem alguma família que tem a  mesma quantidade de pessoas ? Quais? Quantas pessoas?
4) Quantas pessoas tem as famílias de Caio e Maithê juntas ?
5) Quantas pessoas   a mais tem a família  da  Ana Vitória em relação a família do Natan ?
6) Se juntarmos todas as famílias , quantas pessoas dão no total?



Gráfico das pessoas das famílias  ( turma da tarde)


Situações -problemas sobre o gráfico das famílias
Turma da manhã



Projeto : Nossa Identidade e Diversidade
Nossa Identidade Indígena
O que nós sabemos sobre os índios?( Texto Coletivo)






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O que queremos saber sobre os índios?
Fizemos em partes  . As crianças copiam as perguntam no caderno de casa e pesquisam na internet ou livros de pesquisas. Colam figuras , escrevem e socializam na roda de conversa suas descobertas. Depois produziram o texto coletivo com as descobertas da pesquisa. Realizamos atividades interdisciplinares , com as disciplinas de: artes, português( leitura dos textos que produziram, outros textos informativos, poesias ( música pindorama) e outras poesias ou poemas sobre índios, receita indígenas ( tapioca e salada de frutas indígenas), textos instrucionais sobre brinquedos e brincadeiras indígenas, leitura de legenda  com fotos de cotidiano indígena, leitura  e compreensão sobre texto crítico em relação ao  descobrimento do Brasil ( O Brasil foi descoberto ou invadido ?) Leitura e produção de lendas indígenas.
1- De onde é tirado a tinta preta e vermelha que os índios usam?
2- Para quê os índios pintam o corpo?
3- Como os índios se alimentam? Que frutas, vegetais e animais eles comem ?
3-Como os índios se vestem? Como eles escondem as partes íntimas?
4- Como os índios constroem a sua casa ( oca ou maloca) ?
5-Quais os animais da floresta brasileira?
6- Quais as armas usadas pelos portugueses usadas na época do descobrimento (invasão) do Brasil?
7- Quais as armas usadas pelos índios e para quê eles as usam?
8-Quais os instrumentos musicais usados pelos índios e quando eles usam?
9- Índio é gente?
10- Quais as brincadeiras das crianças indígenas?
11- Qual é o nome do chefe do povo indígena?
13-Quem cura as doenças dos índios? Como eles curam as doenças ?


Diante dessa pergunta refleti que o aluno acha que o índio é bicho e pensei em trazer textos e fotos de índios que se formaram em faculdade , são escritores e vivem na cidade, usam roupa , celular. Levar fotos e convidar algum índio que viva na cidade . Gostaria de chamar algum autor indígena. Quem sabe consigo?




Índios da etnia Pataxó se formam em medicina pela UFMG em BH

Amaynara e Vazigton entraram na universidade graças ao Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas, iniciativa criada em 2009.

Por Thais Pimentel, G1 MG — Belo Horizonte


      Seis anos após deixar a casa onde nasceu, Amaynara Pataxó, de 27 anos, voltou à sua aldeia em Carmésia, no Vale do Rio Doce, lugar onde vivem pouco mais de 300 índios, com o diploma de medicina na mala. “A primeira médica pataxó de Minas Gerais”, disse a jovem generalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    A colação de grau aconteceu em Belo Horizonte, no dia 23 de dezembro. Além de Amaynara, Vazigton Guedes Oliveira, também Pataxó, esteve entre os cerca de 130 formandos. “É de ‘encher os olhos’ adquirir o conhecimento para ajudar na comunidade”, contou o médico, o primeiro índio a se formar em medicina entre os quatro mil da etnia que vivem em Cumuruxatiba, distrito de Prado, no sul da Bahia. “É uma conquista em conjunto. De um povo”, disse.




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Pintura tribal indígena

Vimos que certas formas geométricas planas se repetem fazem ondinhas, escadinhas, muitas vezes observadas dos desenhos dos cascos da tartaruga, da onça, de folhas... Muitos desenhos, dependendo da tribo , são recados.  A tinta vermelha é tirada da urucum, a preta do jenipapo e a amarela do açafrão.





A concentração das crianças na atividade revelam o interesse e prazer nesta.

Turma da manhã










Turma da tarde










Tecelagem indígena




 Pintando os vasos indígenas 








Alimentação  indígena

Alimentação saudável
Pretendemos fazer duas receitas: salada de frutas indígenas e tapioca feito com a farinha de mandioca.
A partir da lenda indígena e da pesquisa sobre alimentação , fizemos uma lista dos alimentos indígenas
Depois pedi que agrupassem as figuras retiradas de um encarte de supermercado em frutas e vegetais e escrevessem os nomes dos alimentos.



Receita da salada de frutas indígenas
Texto instrucional ( escrita e leitura)
Características do gênero textual receita: título, ingredientes, modo de fazer.














Video da preparação da salada









Receita do Slime
Gênero textual :receita
Leitura e escrita 
Situação-problema com os produtos do slime






Lendas indígenas

A Criação das frutas





O  Curupira


Nessa história também falamos sobre preservação ambiental e animais em extinção, vamos continuar com atividades sobre o tema, fazendo a interdisciplinaridade com Ciências.
Fizemos a dobradura do Curupira e uma atividade de desenho recorte e colagem no papel colorido. Depois as crianças produziram o texto coletivo , reescrevendo e lendo a lenda do Curupira, posteriormente , irão ilustrar e produzir seus textos individuais. Pretendo trabalhar mais algumas lendas indígenas relacionando-as a outras que são rurais e urbanas e são de influência de outros povos , como os portugueses e africanos. As crianças leram o livro individualmente , sendo chamadas na frente para ler. Elas gostam muito e até quem não sabe ler fluentemente quer ler! Depois tirarei foto do texto que produziram para lerem e interpretarem.


Criamos uma nova lenda que será  nossa peça de teatro na apresentação da escola 












Textos individuais sobre a lenda do Curupira










Gráfico das lendas preferidas
Criança tem o pensamento muito diferente de adulto mesmo! No gráfico das lendas , a criança perguntou se podia desenhar escamas na Iara e bolas de fogo no Boitatá! 
E eu : - Claro que pode!











A Música Pindorama relata o descobrimento do Brasil  de forma crítica. Na realidade o Brasil não foi descoberto, mas sim invadido , pois os índios já estavam aqui! Os portugueses não acharam o Brasil sem querer , pois Cristóvão Colombo já havia descoberto a América, portanto desviaram a rota que faziam contornando a África até a Índia de propósito, pois sabiam que podiam encontrar terras depois do Oceano Atlântico e que já estavam garantidas para os portugueses, através do tratado de Tordesilhas. Terras que poderiam ter muitas riquezas: especiarias, alimentos, madeira, ouro, diamante... Os portugueses só vieram mesmo para explorar o Brasil e a chegada destes, mataram milhões de índios com armas de fogo e doenças, além de imporem sua cultura e religião. Até hoje os índios lutam por suas terras e morrem. Há 200 povos indígenas no Brasil , que estão sendo aniquilados ( mortos) , sem respeitar suas culturas e religiões. Os índios atuais estudam , trabalham e vivem na cidade, usam tecnologia e dirigem carros. São autores de livros e fazem faculdade. Os conhecimentos prévios das crianças ainda associam os índios como a um ser primitivo, até mesmo como um animal, mas aos poucos vamos mostrando que são pessoas como uma cultura diferente, mas não inferior. Aprendem a ler, escrever, a usar a tecnologia e nós também aprendemos com eles. Muito da nossa cultura tem influência da cultura indígena.

Respeitem os indígenas ! A cultura indígena resiste , o povo indígena resiste !
As crianças fizeram uma encenação e dança com a música: "Pindorama, que mostra a invasão dos portugueses ao Brasil!

Rei Dom Manuel:
- Vá invadir àquelas terras que tem muitas riquezas  para nós explorarmos!
Pedro Álvares Cabral:
- Sim  Majestade!








Momentos de leitura dos livros que mais gostamos !






Marlon lendo uma página do livro do Curupira.


Brian lendo o livro do Curupira




Brinquedos e brincadeiras da Cultura Indígena


Lista de brinquedos indígenas
Leitura e interpretação de texto: " Meus Brinquedos" 
( produção de brinquedos recicláveis). Lembramos que o Curupira e o Boitatá não gostam que destruam a natureza!
Depois surgiu também o bilboquê que vimos no vídeo apresentado na sala de informática.
Também trabalhamos a preservação ambiental ,  reciclando materiais recicláveis.











Peteca
Fizemos o texto instrutivo 


Bilboquê


Pião e chocalho ( maracá)


Perna de pau  que virou perna de lata






Texto : Brinquedos das Crianças Carajás
Leitura e interpretação de texto
Fizemos as bonecas Licocós !
Também levei uma que tenho em casa!





















O diário dos amigos da sala 
A criança escolhe uma boneca ou boneca e leva o diário  para casa, escrevendo o que fez com este durante o dia.


A Diversidade de povos que compõem  o povo brasileiro !



As escolas e os diversos povos indígenas




A relação dos indígenas com o meio ambiente
Respeitem as terras indígenas !

Também trabalhamos a História e Cultura Africana

Atividade de Matemática


O que descobrimos sobre os índios?
Textos individuais do final do projeto.
Cada criança escreveu um texto informativo com tudo que descobriram sobre os indígenas brasileiros.
Atividade para o portfólio






Atividade para o portfólio de matemática


Apresentação final
Peça do Curupira, à qual reescreveram e música : 
"O Curupira" 
( ritmo de Parintintins da Amazônia)

Dança do Curupira ( não consegui  filmar a peça)

As crianças produziram alguns livros de histórias. Pedi que fossem lendas, mas elas não quiseram , então deixei cada uma criar a sua história, sendo autores e ilustradores de suas destas.



















































Turma de 2º ano/manhã





Confraternização de final de ano !
Turma de 2º ano / turno da tarde












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