PRODUÇÕES DE TEXTOS DAS CRIANÇAS DE 1º ANO/2013. CRIANÇAS AUTORAS DE SUAS HISTÓRIAS. A

A História do seu Desenho

Crianças Autoras de suas Histórias

(1° ano/2013)

 

          Nessa atividade as crianças desenharam e criaram uma história do seu desenho. Essa atividade foi realizada em uma turma de 1° ano no mês de dezembro de 2023, quando praticamente toda a turma estava no nível alfabético de escrita, porém alguns estavam alfabéticos, mas não apresentavam autonomia para escrever um texto e ainda existiam dois silábicos-alfabéticos e um silábico com valor sonoro, por isso proponho organizar a turma em grupos de seis crianças, para que uma ajude a outra e a professora possa auxiliar as crianças. Elas estando em grupos é mais fácil atender crianças no mesmo grupo do que em carteiras distantes e também, enquanto estão desenhando a professora tem tempo para atender as outras crianças. Agrupar por níveis de hipóteses próximos de escrita também é necessário, pois uma criança atua na zona de desenvolvimento proximal da outra de forma mais satisfatória. As intervenções no nível alfabético são mais em relativas à ortografia, estrutura frasal (espaço entre as palavras na frase), uso do ponto final ou outros sinais de pontuação.  Continuar outra frase depois do ponto final...

            As intervenções com as crianças em nível de hipótese silábico-alfabético são: pedir para a criança ler a palavra a fim de que ela perceba a letra que falta e dessa forma ela mesma vai se corrigir! Quanto aos silábicos com valor sonoro poderá intervir da mesma forma, mas com a produção de menos texto (uma ou duas frases). Se tiver crianças em níveis de hipóteses pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro, a criança poderá relatar a professora sobre o seu desenho e escreverá do seu jeito e depois a professora transcreverá o texto, porém pedirá para completar com as letras e sílabas iniciais algumas palavras do texto. Terminando os textos as crianças poderão realizar outras atividades, como: jogos, livros, massinha, desenho... Assim, as crianças se ocupando com outras as atividades, a professora poderá atender crianças em níveis mais iniciais de escrita ou alunos com necessidades educativas especiais, assim atenderá a todos. A atividade também poderá durar dois ou três dias.



























Comentários