METODOLOGIA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO SIGNIFICATIVA , DISCURSIVA E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO



 METODOLOGIA  DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO SIGNIFICATIVA , DISCURSIVA E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO   


            O processo de alfabetização inicia-se pelos nomes próprios, pois agiliza o processo de aquisição da escrita alfabética e ortográfica, por serem as palavras mais significativas e, portanto mais fácil de memorizar, pois estão relacionadas a emoção e a identidade dos alunos. São realizadas atividades na rodinha de reconhecimento global dos nomes, das letras iniciais e finais e percepção das diferenças e semelhanças entre os nomes. Em concomitância às atividades com os nomes, são trabalhadas atividades com o alfabeto mostrando que este é dividido em letras que são chamadas de vogais e consoantes, além das letras estrangeiras. É explicada a função das vogais e das consoantes nas palavras. As consoantes sozinhas não tem som e precisam das vogais para ter som, portanto a criança percebe que a base da sílaba é a vogal e que se tirarmos as vogais não podem ler as palavras.  São destacadas as vogais, trabalhando-se os sons iniciais destas nas palavras, assim como a função das vogais nas sílabas. São realizadas atividades para completar palavras que iniciam com som das vogais, formar conjunto de figuras que iniciam com as vogais, completar com as vogais que faltam nas sílabas para a criança perceber o som das vogais nestas, percebendo também que a consoante sozinha não tem som. São utilizados os nomes próprios dos alunos nestas atividades.

            São realizadas atividades na rodinha e em folhas. As crianças começam a perceber o significado de sílaba, contando nos dedos quantas sílabas tem o seu nome e dos colegas. São realizadas atividades para completar com as letras e sílaba iniciais dos nomes dos colegas, organizar as letras dos nomes, tendo o telhadinho como suporte e utilizando letras móveis, copiar os nomes de meninas e meninos, escrever de forma memorizada os nomes dos colegas, agrupar nomes que começam com a mesma letra, contar número de letras e sílabas dos nomes dos colegas, etc.

            As crianças conhecem um pouco da História da escrita, percebendo a necessidade do ser humano de registrar a linguagem, desde a pré-história até os dias atuais . É contada a história ; “ A Invenção da Escrita” de Silvana Costa, o qual conta a Historia da escrita, depois as crianças  produzem um  texto coletivo sobre a história , demonstrando se compreenderam o texto. A professora faz perguntas relacionadas sobre o texto e as crianças vão respondendo e a professora vai registrando os seus relatos. A professora nesse caso é a “escriba” e os alunos, os autores do texto.  As crianças sempre realizam ilustrações abaixo do texto, que são referentes a este.  São realizadas atividades de artes plásticas com pinturas rupestres do período da pré-história. Percebem que existem muitas outras formas de linguagem, que já sabem ler muitas coisas, como: imagens, símbolos e rótulos.            Pesquisam sobre rótulos e imagens que sabem ler, além de atividades em folhas. É necessário que as crianças conheçam todas as letras do alfabeto e comecem a relacionar o som das consoantes iniciais nas palavras, por isso,  o alfabeto é mostrado e falado em interação com as crianças todos os dias , além de atividades em folhas para relacionar o som das consoantes iniciais das palavras, às quais são os nomes dos alunos  e outras palavras significativas.

            Os alunos confeccionam um alfabeto com nomes próprios e outro de acordo com o tema trabalhado na sala. As crianças relatam  os temas que gostariam de estudar na sala. É escrita essa lista na frente das crianças em um cartaz que fica na sala.  Essas palavras, às quais são do vocabulário das crianças são significativas para elas e são colocadas neste outro alfabeto juntamente com uma figura ( desenho) e farão parte do vocabulário de apoio (  banco de palavras ).  

            São realizados pequenos projetos com temas das áreas do conhecimento social e natural, começando pela identidade dos alunos:  eu sou assim,  as nossas preferências,  o nosso corpo, a nossa família, a nossa casa, a  nossa rua , a nossa escola, o nosso bairro... Temas que se relacionam a vida do aluno e que são do interesse das crianças, nestes são realizadas atividades de forma interdisciplinar que trabalham a apropriação do sistema de escrita alfabética e ortográfica com palavras do campo semântico estudado, tais como: relacionar fonema/grafema dos sons das letras iniciais dos nomes dos colegas, das partes do corpo,  dos objetos de higiene,  escrever conforme as hipóteses de escrita os nomes dos familiares , nomes do objetos que tem em casa...

             Depois dessas atividades as crianças começam a avançar rapidamente em suas hipóteses de escrita, pois conheceram todas as letras do alfabeto, além de relacionar fonema /grafema destas letras, tendo assim suportes para construírem a escrita e em abril a maioria da turma está no nível silábico-alfabético, porém ainda acho necessário sistematizarmos esse conhecimento e a partir de maio é enfatizado palavras que iniciam com os mesmo fonema ( som). 

             Os alunos ditam palavras que começam com o som da mesma letra e é produzida uma lista de palavras, destacando-se em vermelho a letra e sílaba inicial.  As sílabas nunca são trabalhadas de forma isolada, mas destacadas a partir da palavra. As crianças percebem  a pauta sonora quando falamos a palavra. Percebem o que é sílaba,  que cada vez que abrimos a boca sai um pedacinho da palavra e contam nos dedos. Realizam atividades em que circulam os desenhos que só começam com o som de determinada letra. É necessário colocar outros desenhos que não começam com o som da letra pedida, pois as crianças aprendem com a relação , a comparação. As crianças em níveis pré-silábicos e silábicos começam a relacionar palavras que iniciam com o som da mesma letra, relacionando o som desta letra e começando a desenvolver a consciência fonêmica. São solicitadas as crianças nestes níveis de escrita que completem as palavras com as letras e sílabas iniciais. É sempre colocado um banco de letras na folha:  vogais em um retângulo e consoantes das iniciais dos nomes dos desenhos em outro retângulo.  Os alunos em níveis silábico-alfabéticos e alfabéticos são solicitados que escrevam os nomes dos desenhos.  Em outras atividades, as crianças leem a lista de palavras ditadas por elas e que começam por “B” por exemplo. Elas leem os nomes pelas sílabas iniciais destacadas em vermelho e ligam ao desenho ou desenham ao lado da palavra, são realizadas atividades de escrita de palavras como, autoditados e cruzadinhas, de leitura de palavras em atividades para ler e desenhar ou ler no caça-palavras. Atividades de produção e leitura de textos coletivos, escritas e leituras individuais de frases ou pequenos textos sobre o tema estudado. As crianças sempre ilustram abaixo do texto.

            A sequência das letras (fonemas) pode ser trabalhada de acordo com o projeto escolhido ou conforme a turma os interesses desta. Em cada letra do alfabeto conversam sobre uma figura relacionada, geralmente cantamos uma música ( poesia, cantiga...) sobre a figura ( baleia, cachorro...), pois as crianças gostam muito de música, tornando o processo de alfabetização mais lúdico, prazeroso e significativo.  As crianças realizam pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre aquele tema, além de outras atividades pedagógicas relacionadas ao conhecimento natural e social. Nestas atividades as crianças fazem listas de animais mamíferos, aves, tipos de casas, trabalhando-se o som das letras iniciais e as sílabas iniciais de palavras do mesmo campo semântico, escrevendo-se palavras com sílabas simples e complexas. As crianças ditam as palavras e a professora escreve no cartaz ou chama a criança para escrever, depois intervém nas hipóteses da criança.

            Nas atividades individuais as crianças desenham animais mamíferos, por exemplo, e escrevem de forma espontânea, tendo a intervenção da professora na hipótese do aluno. A apropriação do sistema de escrita ocorre em um ambiente de letramento em que as crianças percebem a função social da escrita. São trabalhados vários gêneros textuais e seus suportes, tais como: poesias, cantigas, parlendas,  textos de pesquisa (informativos), histórias ( narrativas), bilhetes , cartões , convites, receitas etc. As atividades estão também sempre relacionadas às artes plásticas, música, dramatização e dança, tornando a alfabetização mais lúdica e prazerosa, além de ampliar o conhecimento cultural das crianças.

            As atividades com sílabas que não são iniciais ( medianas e finais) são apropriadas aos alunos de níveis silábico-alfabéticos e alfabéticos. As crianças que estão nos níveis pré-silábicos e silábicos terão  mais dificuldades em realizar atividades que se referem as sílabas que não são iniciais ( medianas e finais), principalmente àquelas de juntar as sílabas e formar palavras, no entanto podem realizar as atividades em que percebem o som da primeira letra e da primeira sílaba no contexto da letra inicial da palavra, escrevendo esta abaixo do desenho. A sílaba inicial é percebida através do som da letra inicial.

            Os pré-silábicos irão aos poucos percebendo que cada vez que abrimos a boca sai  um pedacinho da boca  (sílaba)  e avançam para o nível silábico, só que a sílaba para eles representa uma letra. Para os alunos silábicos, é proposto atividades para completar a palavra com a letra inicial e sílaba inicial, à fim de que relacionem fonema/grafema de vogais e principalmente de consoantes, pois as crianças apresentam mais dificuldades em perceber o som destas. Também são propostas outras atividades, como: trocar as vogais na sílaba transformando a palavra, contar o nº de letras e sílabas, pedir que leiam o que escreveram e colocar tracinhos para completarem com a letra que está faltando na palavra, cruzadinha para alunos em níveis silábicos com valor sonoro e silábico-alfabéticos, pois desequilibram as hipóteses desses alunos, em relação à quantidade de letras, pois o aluno acha que o número de sílabas é igual à quantidade de letras. Ex: BOLA = OA ou já começam a escrever algumas sílabas da forma convencional e algumas sílabas escrevem com uma letra para representá-la. O aluno perceberá que tem mais quadradinhos que as letras que escreveu. Ex: BOLA=  BOA. Na cruzadinha a criança irá perceber a insustentabilidade de sua hipótese, pois perceberá que irá sobrar quadradinho e a professora irá mediar com perguntas que as façam refletir sobre a escrita. Estes procedimentos interferem na hipótese silábica desses alunos, promovendo o avanço para os níveis silábico-alfabético e alfabético. Atividades com letras móveis são apropriadas para os alunos com hipóteses iniciais de escrita ( pré-silábicos e silábicos).

          Apesar de atividades de lista de palavras que iniciam com o som da mesma letra sistematizarem o grupo silábico de determinada letra, a sílaba não é fruto de memorização, mas de ideias construídas logicamente pelas crianças que avançam em seus níveis de escrita, nos quais as intervenções da professora na lógica de pensamento dos alunos desequilibram as suas hipóteses iniciais sobre a escrita. Não são apresentadas somente as sílabas simples, mas as complexas também, que são reforçadas a partir do mês de agosto ou setembro. As atividades com chamadinha e nomes dos alunos não são realizadas somente no início do ano. As atividades são realizadas de forma cíclica.

            Quanto à letra cursiva, as crianças passam a escrever com esta quando avançam para o nível alfabético de escrita. Isto não quer dizer que as crianças não são apresentadas a letra cursiva. São apresentadas aos quatro tipos de letras, só não são obrigadas a escrever com ainda com a letra cursiva.

 

5.2  Uma sequência didática com o tema: “A Borboleta”

 

·         A Borboleta

·         É registrada na frente das crianças uma lista de temas que elas gostariam de estudar no 1º ano.

·         Começamos com o texto, no caso uma poesia, uma cantiga, geralmente uma música, pois as crianças gostam muito, sendo lúdico. A palavra “Borboleta” é destacada, tendo sido também colocada no alfabeto, quando as crianças me falaram os temas de interesse delas. Também são destacadas as palavras que rimam.

·          É realizada a dobradura da borboleta e pedido para completarem a palavra “borboleta” com a letra inicial e as vogais que faltam. Pode-se também, usar letras móveis.

·         É produzido um texto coletivo com informações sobre o que sabem sobre a borboleta.

·         As crianças pesquisam o que querem saber sobre a borboleta.

·         Se conseguir uma lagarta, é interessante para acompanhar e registrar as etapas da metamorfose. Desenhar e escrever.

·         É registrado um texto coletivo sobre o que descobriram sobre a borboleta. Na folha da dobradura  escrevem um pequeno texto sobre o que descobriram.

·         Em outra turma produziram uma poesia diferente sobre a borboleta, trabalhando esse gênero textual e as rimas.

·         É produzida uma lista palavras relatadas pelos alunos de outras palavras que iniciam pelo som da letra "B". São destacadas as sílabas iniciais e realizada a leitura.

·          São vistos filmes sobre a borboleta e ouvida  a história: " A Borboleta e o Grilo".

·         Podem desenhar e escrever sobre a história. “São escritas palavras que iniciam pelo  som da letra “B”.

·         Pode usar letras móveis e cruzadinhas. É feita uma lista de outros insetos ( falar das caraterísticas dos insetos), relacionando o som da letra e sílaba inicial. Pedir para desenhar  outros insetos e escrever.

·         Desenhar a borboleta e escrever sobre ela. Frase ou pequeno texto informativo.

     

 

Exemplos de algumas atividades:

 

 Enfeitar a letra do nome com bolinha de papel crepom. Mostrar na roda. Desenhar e falar o que mais inicia com a letra do seu nome.

Objetivos: reconhecer a primeira letra do seu nome e dos colegas, desenvolver a coordenação motora fina e movimento de pinça, relacionar a letra inicial do seu nome com outra palavras que iniciam por sua letra. Também fizeram pesquisas de figuras que começam com a letra do nome e mostraram na roda.

ATIVIDADES COM  OS NOMES   DOS  ALUNOS


Telhadinho somente com  nome próprio, utilizado na rodinha


Telhadinho com o nome todo . De um lado está com a letra de forma maiúscula e do outro com a letra cursiva, para futuramente quando estiverem no nível alfabético utilizarem. 

 

 Alfabeto com nomes dos alunos e outras figuras que eles relataram  Fizemos de forma gradual. São   mostradas os quatro tipos de letras.














Contação de histórias





Poema nome de gente de Pedro Bandeira 


 Atividade individual , a mesma que no cartaz




Após fizermos várias vezes o reconhecimento  dos nomes na hora da chamadinha. A letra inicial, final, a sílaba inicial, semelhanças e diferenças. realizei algumas atividades referentes aos nomes.



Pesquisa sobre o nome



Pesquisar figuras  que   começam  com a letra do  seu nome.
Quem não tinha figura , desenhou ! Ana Vitória consultou a lista de palavras que tinha na sala.As crianças depois mostraram na roda  e colocamos no mural da sala.













 
Bingo com nomes



Jogo  da   memória  com nomes



Alfabeto. Conhecer vogais e consoantes.

Agrupar figurar que iniciam com as vogais.








Completar os nomes com as letras e sílabas iniciais












 

 


 A   HISTÓRIA  DA   ESCRITA


Li o livro que fala sobre a história da escrita. No dia seguinte as crianças produziram o texto coletivo sobre a história e depois mostrei figuras rupestres  que havia nas cavernas.  As crianças fizeram pintaram rupestres batendo com a esponja em figuras de animais.  Os desenhos era uma forma de escrita , de se comunicar. As crianças também desenharam o que sentiam ou o que queriam comunicar , através de desenhos.







 Turma  1º ano manhã

Atividade sobre leitura  de imagens não verbais



 Pedi para pesquisarem rótulos  que já sabiam ler . As crianças leram de forma global, falaram a letra inicial , o que mais iniciava com a letra do rótulo e colaram nesta.  Fizemos um alfabeto com rótulos.


 Leitura  de palavras   memorizadas (rótulos).






Alfabeto  com figuras ! Vão sendo acrescentadas ou   mudadas as figuras de acordo com o tema de interesse. São  mostradas os quatro  tipos de letras.






Combinados da sala


NOSSO   CORPO















Atividades sobre a Identidade e  Pesquisas






Avaliação  diagnóstica do nível de escrita






Avaliação diagnóstica
Distinguir letras  e números




Avaliação diagnóstica
Relação quantidade \numeral




MEU   AUTORRETRATO





























SEQUÊNCIA  DIDÁTICA  COM  O  TEMA: AS  BORBOLETAS
 
POESIA : " AS BORBOLETAS "
 VINICIUS DE MORAES
CANTAMOS A MÚSICA NA VOZ DE ADRIANA CALCANHOTO E VIMOS O VÍDEO DA METAMORFOSE DA BORBOLETA. UMA COLEGUINHA LEVOU DOIS CASULOS PARA ACOMPANHARMOS A METAMORFOSE DA BORBOLETA.
 
 
 
 
 
 
TEXTO COLETIVO
O QUE SABEMOS SOBRE AS BORBOLETAS?
 
 
 
 
APÓS AS PESQUISAS , SOCIALIZAMOS NA RODA NOSSAS DESCOBERTAS E SOCIALIZAMOS NA RODA. REGISTRAMOS NOSSAS DESCOBERTAS EM UM TEXTO.
 
LISTA DE PALAVRAS QUE COMEÇAM COM O SOM DA LETRA B
RELATOS DOS ALUNOS
DESTAQUE DAS LETRAS E SÍLABAS INCIAIS. TAMBÉM  TRABALHAMOS AS SÍLABAS QUE NÃO SÃO INICIAIS. REALIZAMOS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE PALAVRAS COM  AS SÍLABAS DA LETRA "B".

 

 
 

 

 




 
 
 
 
 
 
ESCREVEMOS UMA LISTA  DE INSETOS  , CONFORME AS HIPÓTESES QUE TÍNHAMOS, DEPOIS A PROFESSORA ESCREVEU NO QUADRO ESSAS HIPÓTESES E PERGUNTOU A OUTROS ALUNOS COMO TAMBÉM PODERÍAMOS ESCREVER OS NOMES DOS INSETOS. CONVERSANDO COM OS COLEGAS CONCLUÍMOS COMO ESCREVIA OS NOMES DESTES  DE FORMA QUE PUDÉSSEMOS LER.
AS CRIANÇAS NESTA ATIVIDADE DISPUTAVAM PARA ESCREVER NO CARTAZ. ESCREVIAM COM PRAZER E GRANDE VONTADE DE APRENDER, POIS NÃO ERAM TOLHIDAS EM SUAS ESCRITAS SILÁBICAS (HIPÓTESES DE ESCRITA) E A ESCRITA ERA UTILIZADA EM SUA FUNÇÃO SOCIAL.
 
 
 
 
 
 
ESTA LISTA FOI REALIZADA COM O RELATO DOS ALUNOS COM INTERVENÇÕES DA PROFESSORA E DE ALUNOS ALFABÉTICOS NAS HIPÓTESES DOS ALUNOS SILÁBICOS . NÃO TINHA MAIS NENHUM PRÉ-SILÁBICO. TRABALHAMOS TODAS AS SÍLABAS : SIMPLES E COMPLEXAS. AS CRIANÇAS FALAVAM COMO ESCREVIA A SÍLABA E A PROFESSORA IA INTERVINDO NA ESCRITA DA SÍLABA COMPLEXA, ASSIM IAM APRENDENDO . QUANDO ESTAS ERAM SISTEMATIZADAS JÁ SABIAM ESCREVER COM VÁRIAS SÍLABAS COMPLEXAS.



 
 
LISTA DE ANIMAIS DO GRUPO DOS INSETOS COMO A BORBOLETA.
DESENHO E ESCRITA DOS NOMES CONFORME A HIPÓTESE DE ESCRITA.
ESTA ATIVIDADE FOI UTILIZADA COMO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. EM ABRIL A MAIORIA DA TURMA JÁ ESTAVA NO NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO E ALFABÉTICO.

 
 
 
 
 




 
ATIVIDADE DE ARTES
DOBRADURA DA BORBOLETA
ESCRITA: COMPLETAR A PALAVRA BORBOLETA COM A LETRA INICIAL E AS VOGAIS QUE  FALTAM 
 
 
 
 
 
 
 
REGISTRO  ESCRITO , APÓS O TEXTO COLETIVO COM INFORMAÇÕES SOBRE A BORBOLETA. DESENHO DAS FASES DA METAMORFOSE.









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