Como iniciamos?
Atividades Diversificadas
Roda de Conversa
Se apresentar e conhecer as crianças
Chamadinha: mostrar o telhadinho com nomes e
avaliar se reconhecem o nome globalmente, as letras iniciais e finais.
Calendário , contar meninos mais meninas e contar o total.
Avaliar se relacionam quantidade numeral e sabem adicionar.
História: "O Monstro das Cores "
Conversa sobre os sentimentos como se
se sentiram durante a pandemia. Desenho.
Como as crianças voltaram após a pandemia?
Avaliação inicial dos níveis de escrita, desenvolvimento do grafismo(desenho),
esquema corporal e orientação espacial.
Também fizemos avaliações para saber se distinguem números de letras
e relação quantidade\numeral com o tema identidade.
Numeral quantidade de velas de aniversário.
Portfólio dos alunos
Início presencial em 09 de setembro de 2021!
Alfabetização/Pós-pandemia/ 2021
Estou tão feliz que mesmo com um ano tão atípico ( pós -pandemia) , depois das crianças ficarem quase dois anos em casa, estão aprendendo a ler e escrever! Crianças de classes populares que não tiveram acesso a internet! E mesmo com acesso, para mim a alfabetização e o processo de ensino-aprendizagem só ocorre mesmo em interação com a professora e seus pares na escola! Alguns responsáveis ajudaram no processo de alfabetização de forma remota, mas não é o mesmo que a professora, que apresenta o conhecimento pedagógico para mediar esse processo!
Começamos em 9 de setembro e estamos no início de novembro de 2021! Durante esse tempo as crianças faltaram muito , teve dias sem aulas, devido aos feriados e outros fatores. Outras só foram aparecer bem depois de iniciar as aulas e ainda estão aparecendo! Em dois meses eles progrediram muito , partindo de como iniciaram o processo Várias crianças progrediram para o nível alfabético (mas ainda em processo de alfabetização) em dois meses. Ainda não terminei as avaliações do processo de escrita. Seguem os níveis de escrita que iniciaram presencialmente em setembro e como estão no início de novembro.
Guilherme
Setembro: silábico sem valor sonoro.
Novembro: alfabético.
João Gabriel
Setembro: silábico com valor sonoro.
Novembro: alfabético.
Fábio:
Setembro: pré- silábico 1 . Escrevia com ondinhas.
Novembro: silábico com valor sonoro de algumas vogais e consoantes.
Luan
Setembro: pré- silábico 2.
Novembro: silábico com valor sonoro de algumas vogais e consoantes.
Richard
Setembro: silábico com valor sonoro.
Novembro: alfabético.
Richard\ Setembro
Setembro\ Richard \ silábico com valor sonoro de vogais e poucas consoantes.
Richard\ Novembro
Paloma\ Iniciou presencialmente em 27\09
setembro\Paloma\pré-silábico 2
Marcos \ Iniciou presencialmente em 23\09\2021
Marcos\ Nível de escrita: silábico sem valor sonoro.
Marcos em Novembro
Luan\ 09\09\2021
Luan \ setembro \pré-silábico 2
Luan \ 08\11\2021
João Gabriel 09\09\2021
João Gabriel \ setembro\ silábico de vogais e algumas consoantes.
João Gabriel\ novembro\alfabético
Guilherme\ 10\09\2021
Guilherme\setembro\silábico sem valor sonoro.
Guilherme\ 12 \11\2021
Davi Vieira 20\09\2021
Davi Vieira\ setembro\ pré-silábico 2
Davi Vieira em novembro
Davy Luiz \20\09\2021
Davy Luiz\ setembro\ pré-silábico 1
Davy Luiz em novembro
Fábio\ 16\09\2021
Fábio \ setembro\ Pré-silábico 1. No primeiro dia escrevia o nome com ondinhas.
Fábio\novembro\silábico com valor sonoro de algumas vogais e consoantes.
Jamilly\ Só veio nos primeiros dias de setembro, depois sumiu. A mãe disse que estava doente. Reapareceu em novembro!
Jamilly em novembro
Alfabética
Myrella estava na lista e nunca tinha aparecido! Iniciou em novembro! A mãe disse que estava no Ceará!Fiz a avaliação diagnóstica no primeiro dia.
Myrella\09\11\2021 ( 1º dia)
Myrella\09\11\2021 ( 1º dia)
Nossas preferências ( palavras escolhidas pelas crianças para serem estudadas e serem geradoras de projetos interdisciplinares) ( Listas)
Para que servem os números? Para que servem as letras? Textos Coletivos
A boneca de lata Bela ( a nova amiga da sala)
Música e dança da boneca de lata
Trabalho com esquema corporal, noções de posição, atenção e memória,
nomes das partes do corpo
e as palavras : boneca e lata
Texto coletivo sobre a boneca de lata ( descritivo)
Minha boneca de lata/ 1° ano/volta em setembro/ 2021Essa boneca gosta muito de comer frutas e de brincadeiras de pique.Boa ideia para trabalharmos alimentação saudável e brincadeiras da cultura brasileira. E assim as crianças vão me dando ideias e elas vão aprender a ler e escrever com esses temas, assim é a alfabetizar significativa!
Confecção da boneca de lata
Nomes dos alunos
Memorização global dos nomes, letras iniciais e finais, nº de letras e sílabas, relacionar o que mais começa com a letra do nome. Comparar semelhança e diferenças. Enfeitar a letra do nome. Poema: Nome de Gente ( autor: Pedro bandeira). Leitura e interpretação oral do texto , gênero textual, palavras que rimam. pesquisa sobre o nome: quem escolheu, porque escolheu e o significado.
Alfabeto
Nomes das letras , relacionar com nomes dos alunos e palavras escolhidas pelos alunos. Composição e funções das letras nas sílabas das palavras ( vogais , consoantes e letras estrangeiras).
Destaque das vogais. Vogais iniciais e vogais nas sílabas.
Minha Família, Minha Casa, Meus dados pessoais, o que tem na minha certidão de nascimento, minha identidade, minha linha do tempo, minha escola.
Matemática
Parlenda: " A Galinha do Vizinho Bota Ovo Amarelinho"
Relação quantidade\numeral até 10.
E a nossa boneca de lata nasceu! Depois cada criança irá levar ela para casa e contar o que fez durante o dia com ela. Irá escrever com a ajuda do responsável e fazer o desenho!
1° ano/ 2021/ Retorno em setembro/ Pós-vacinação
07\10\2021
Hoje perguntei a uma criança, porque estava com o rosto machucado e ela disse que foi o cavalo que deu um coice! Eu disse que criança não pode ficar brincando com o cavalo, poderia ter ido para o hospital ou acontecido algo pior! E a outra criança falou que também brinca e levou um coice e o assunto foi o " CAVALO" , o cavalo do bandido.
Perguntei se queriam estudar sobre o "CAVALO" ou o "CACHORRO", palavra que já tinha sido escolhida para estudar. Fizemos uma votação e deu " CAVALO" e CACHORRO". Davi gosta muito do seu cachorro
e disse que queria levá-lo para a escola!

07/10/2021 ( 5ªf)
Minha boneca de lata bateu com a cabeça no chão...
Nossa boneca de lata está pronta! Agora cada final de semana um aluno vai levar e vai desenhar e escrever com a ajuda do responsável o que fez com ela no final de semana!
Esse ano é um verdadeiro desafio, apesar de ter poucas crianças, pois as turmas foram divididas entre cinco professoras para não causar aglomeração! Muitas crianças não estudaram nada durante a pandemia, outras tiveram aulas com professoras particulares e acompanharam as atividades no whatsapp e plataforma da rede, porém a internet não pega no Morro, apesar da escola estar na rua, quem dá aula nas salas que ficam nos fundos, não pega nada! Fico ilhada!
Muitos alunos não sabem escrever o nome, chegaram escrevendo ondinhas ( pré-silábico 1). Não apresentam firmeza na mão, dificuldade no desenvolvimento da coordenação motora fina. A forma humana é um cabeção, sem noção do esquema corporal, mas também vi que são inteligentes e apresentam outros conhecimentos. Tem um que parece que tem 4 anos! Muito infantil. Fiquei hoje ensinando ele a fazer o nome, um tempo enorme! Atendi a todas as crianças com diferenças de aprendizagem e desenvolvimento , ele como demorou muito foi o último, mas consegui! Não conseguiria ficar em paz se não conseguisse atendê-lo.
Vamos ver na prática se a minha tese de alfabetizar de forma significativa dá certo com uma situação tão inusitada e com crianças muito pobres, afetadas pela pandemia e a exclusão! Já percebi que algumas práticas que eu tinha terei que mudar! Normal, estamos sempre mudando e aprendendo e aprenderei muito com essas crianças! Mas é claro que essas crianças terão o ano que vem, também! Com muito trabalho, esperança e crença de que todos podem aprender, que eles são capazes de superar o tempo que ficaram sem estudar, devido a pandemia: um ano e sete meses. É como se as crianças voltassem da turma de 4 anos da Educação Infantil para o 1° ano, a turma de 5 anos praticamente não frequentaram.
06\10\2021 (4ª f)
Hoje lemos o poema do Pedro Bandeira: " Nome de Gente" , conversamos sobre o poema e as rimas!
Fui perguntando as crianças o que mais rima com determinada palavra e uma criança falou:
-No funk, também tem rima!
E começou a cantar!
1° ano/2021/Pós-vacinação
03/11/2021
João deu uma ideia muito boa para falar das vogais:
- As vogais ajudam as consoantes!
Crianças são demais! Explicou tudo!
1° ano/ 2021/ Pós & vacinação
04/11/2021
Richard:
- Estou tão feliz de voltar a escola! Eu queria dormir aqui!
1° ano/2021/ Pós-vacinação
05/11/2021
Hoje cheguei atrasada, devido a um acidente na ponte Rio-Niterói!
Temos tão pouco tempo de aula e hoje menos ainda, entre faltas dos alunos e muitos dias sem aula! Vamos indo! Sei que tenho que contar histórias e brincar com eles, mas no pouco tempo que tenho, é necessário que desenvolvam a noção de número, a grafia dos numerais e as situações- problemas com as ideias de adição! Trabalhamos brincando com a parlenda: " A galinha do vizinho bota ovo amarelinho". Luan me surpreendeu , falando que é adição , porque chegou mais galinhas no galinheiro, percebeu a ideia de acrescentar, o tal aluno com mais "dificuldade", mas que na verdade sei que pode aprender, embora não no mesmo ritmo que os outros! Às 10:30, a outra professora me lembra que é hora do almoço! Paramos a atividade no meio! Voltamos! Tenho que passar atividade de casa! Já são 11: 00 , hora da saída! Continuo a atividade para finalizar! Consegui! Só não deu para alguns escreverem a resposta, mas fizeram a adição! Responderam oralmente! Nos arrumamos apressados e saimos!
Na hora da saída a criança me pergunta! Posso brincar de pique- alto? Falei que podia subir na parte alta perto da janela! E logo avisaram:
- Desce! Não pode brincar!
E eu sem graça! Não pode!
- Segunda -feira eu prometo que vocês terão ter tempo para brincar!
-Quais as suas brincadeiras preferidas?
E começaram a contar!
- Vamos então fazer uma lista na sala para brincar lá em cima!
Boa oportunidade para alfabetizar de forma significativa!
Querem que eu trabalhe o tema da cultura africana! Então vamos de brincadeiras da cultura africana!
A gente vai dando um jeitinho de alfabetizar com os interesses das crianças e de forma significativa!
Segunda- feira, também tem uma história bem legal sobre as brincadeiras preferidas do artista plástico Cândido Portinari!
1° ano/2021/Pós-vacinação
03/11/2021
João deu uma ideia muito boa para falar das vogais:
- As vogais ajudam as consoantes!
Crianças são demais! Explicou tudo!
1° ano/ 2021/ Pós & vacinação
04/11/2021
Richard:
- Estou tão feliz de voltar a escola! Eu queria dormir aqui!
1° ano/2021/ Pós-vacinação
05/11/2021
Hoje cheguei atrasada, devido a um acidente na ponte Rio-Niterói!
Temos tão pouco tempo de aula e hoje menos ainda, entre faltas dos alunos e muitos dias sem aula! Vamos indo! Sei que tenho que contar histórias e brincar com eles, mas no pouco tempo que tenho, é necessário que desenvolvam a noção de número, a grafia dos numerais e as situações- problemas com as ideias de adição! Trabalhamos brincando com a parlenda: " A galinha do vizinho bota ovo amarelinho". Luan me surpreendeu , falando que é adição , porque chegou mais galinhas no galinheiro, percebeu a ideia de acrescentar, o tal aluno com mais "dificuldade", mas que na verdade sei que pode aprender, embora não no mesmo ritmo que os outros! Às 10:30, a outra professora me lembra que é hora do almoço! Paramos a atividade no meio! Voltamos! Tenho que passar atividade de casa! Já são 11: 00 , hora da saída! Continuo a atividade para finalizar! Consegui! Só não deu para alguns escreverem a resposta, mas fizeram a adição! Responderam oralmente! Nos arrumamos apressados e saimos!
Na hora da saída a criança me pergunta! Posso brincar de pique- alto? Falei que podia subir na parte alta perto da janela! E logo avisaram:
- Desce! Não pode brincar!
E eu sem graça! Não pode!
- Segunda -feira eu prometo que vocês terão ter tempo para brincar!
-Quais as suas brincadeiras preferidas?
E começaram a contar!
- Vamos então fazer uma lista na sala para brincar lá em cima!
Boa oportunidade para alfabetizar de forma significativa!
Querem que eu trabalhe o tema da cultura africana! Então vamos de brincadeiras da cultura africana!
A gente vai dando um jeitinho de alfabetizar com os interesses das crianças e de forma significativa!
Segunda- feira, também tem uma história bem legal sobre as brincadeiras preferidas do artista plástico Cândido Portinari!
08\11\2021 ( 2ªf)
Eu preciso mesmo provar para mim mesma, que não é porque trabalhei uma letra de cada vez que as crianças aprenderam a escrever e a ler! Hoje tive mais uma prova disso com a avaliação do nível de escrita de hoje! Como a palavra significativa tem força! É observando a minha própria prática e registrando quase que diariamente que chego essa conclusão e comprovação!
Estamos vivendo um ano completamente atípico , depois de quase dois anos em casa, algumas crianças chegaram com o desenvolvimento de uma criança de quatro anos. Os desenhos indefinidos e ainda desenvolvendo a noção do esquema corporal, muita dificuldade na coordenação motora fina e até para se expressar em sequência lógica de pensamento! As aulas foram interrompidas em março de 2020, devido a pandemia e retornamos em setembro de 2021. Enfim, as crianças faltam e já tivemos vários dias sem aula presencial, mas mesmo assim vejo que as crianças progrediram em seu processo de alfabetização.
Luan iniciou pré- silábico- 2, e hoje fiz a avaliação do nível de escrita e está silábico com valor sonoro de algumas vogais e consoantes. É interessante como se lembrou das palavras significativas: nomes das crianças e palavras escolhidas por eles na hora de escrever. Quase todo dia faço a chamadinha com nomes e mostro o alfabeto com palavras significativas, inclusive os nomes das crianças estão no alfabeto. Pedi para escrever os nomes das partes do corpo da boneca de lata e na hora de escrever "perna" e " pé", Luan se lembrou que inicia com "P" de "Paloma" e de " Pepa" , palavras que estão no alfabeto. Na hora de escrever " cabeça", lembrou que era o " CA" de " cavalo", palavra de escolhida por eles, não lembrava o nome da letra, mas sabia que era a letra do cavalo. Na monossílaba "pé" , se criou um grande conflito e acabou escrevendo "pa", não relacionando o som da vogal " E". Depois ainda me lembrou que esqueci de colocar a "girafa" no alfabeto" , palavra escolhida em setembro, como um dos animais preferidos.
João Gabriel, não me surpreendeu, já imaginava que estava alfabético. Iniciou em setembro silábico com valor sonoro. Vou ver se hoje faço a avaliação com mais algumas crianças!
09/11/2021 ( terça- feira)
Hoje apareceu uma aluna que estava na lista! Começamos em setembro e apareceu hoje! A mãe disse que estava no Ceará! A mãe disse que não ensinou nada nestes dois anos. Estava assustada e quase não falava! Já tinha estudado na escola, na Educação Infantil! Enfim, pedi para escrever o nome e desenhar o que gosta e não gosta! Desenhos definidos, porém falava baixinho os nomes dos desenhos que gosta: sopa, Barbie e Minie. E do que não gosta : arroz.
Ainda não escreve o nome e está pré silábica 2 .
Fizemos a lista de brincadeiras preferidas da turma. Ficaram muito empolgados e as próprias crianças escreveram os nomes na lista com a mediação da professora e das crianças. Muitos já estão relacionando fonema/grafema. Com os pré- silábicos e silábicos, pedi mais para relacionar as letras e sílabas iniciais dos nomes das brincadeiras. Sempre relacionavam as palavras significativas do alfabeto.
Destaquei uma frase do texto sobre a boneca de lata sobre as brincadeiras que ela gosta.
Teve palestra sobre Zoonose e não deu para brincar no pátio.
10/11/2021 ( quarta-feira)
Contei a história ( biografia) de Cândido Portinari! É um livro para crianças da coleção:" Crianças Famosas". Contei para continuar o tema sobre brincadeiras, pois Portinari pinta várias obras de Artes que retratam brincadeiras que ele vivenciava no campo, na cidade do interior de São Paulo: Brodósqui. Durante a leitura do livro, tinha uma pintura de Dom Quixote e acharam que parecia um bicho! Tive que explicar que é de uma história.
Também viram a obra de artes :"Os Retirantes". No livro conta que são pessoas com fome vindas do Nordeste! As crianças ficaram perplexas e conversamos um pouco sobre a fome e a pobreza, sobre as desigualdades sociais e que o pai de Portinari mesmo sendo pobre, ajudava pessoas mais pobres que ele. João disse que o pai dele também ajuda. Então, também falamos sobre solidariedade e como a comida está cara , que as pessoas estão sem emprego, ganham pouco e que o governo também tem que ter iniciativas para diminuir a pobreza.
No livro também conta que Portinari gostava de ouvir as lendas que existiam no campo: Saci- Pererê, Curupira, Mula-sem-cabeça... Davy perguntou se a Cuca , também é lenda. Percebi o interesse deles por lendas! A cultura brasileira é de uma riqueza incrível e interessa muito as crianças! Mostrei depois, as obras que retratam as brincadeiras infantis. Perguntei de que as crianças brincavam, onde estavam, o que tinha no fundo da pintura, quais as cores predominantes, o que mais tinha na pintura... Também conversamos sobre a história. Disse que poderíamos ir no Museu, onde tinham muitos quadros! Como as crianças são sensíveis as obras de artes e como é importante ampliar o conhecimento cultural das crianças!
Depois as crianças vão ler a lista das brincadeiras preferidas que já tinham escrito no cartaz. Desenhar e completar os nomes dos desenhos das brincadeiras com as letras e sílabas iniciais. Na quinta-feira irão brincar com as brincadeiras e na sexta faremos o gráfico das brincadeiras preferidas. Na outra semana faremos a cruzadinha das brincadeiras e depois falaremos das brincadeiras de origem africana pesquisadas. Lista e texto instrucional de uma brincadeira e brincar com brincadeiras de influência africana.
Também, pretendo fazer a releitura de algumas obras de Artes do Portinari e a pintura do autorretrato a partir de autorretratos como os de Portinari e da Frida Kahlo. Quando falarmos do autorretrato irei contar a história: " Cor da pele", para mostrarmos que a cor da pele humana pode ser preta, marrom...
Depois vou contar a história o "Cabelo de Lelê" para abordamos as características das crianças negras elevando a autoestima dessas crianças. Iremos falar um pouco mais da História e da Cultura do povo negro no Brasil e sobre racismo com as histórias: "O Menino Zumbi", "O Amigo do Rei", "Omo-Oba : histórias de princesas" e algumas fábulas e lendas africanas.
11\11\2021( quinta-feira)
Hoje as crianças brincaram com a ajuda da professora de Educação Física, as brincadeiras preferidas que escreveram na lista. Apresentaram seus desenhos das brincadeiras preferidas e completaram com as letras e sílabas iniciais os nomes das brincadeiras. Fiquei feliz pois estão desenvolvendo a consciência fonêmica e fonológica, apesar das faltas e do pouco tempo de aula.
Somente Davy Luiz foi embora mais cedo e não aproveitou a aula. A aluna nova somente desenhou as brincadeiras. Perguntei os nomes das brincadeiras, mas ela não fala, parece assustada.
12\11\2021 ( sexta-feira)
Hoje choveu muito e só foram dois alunos. Ia trabalhar adições simples e fazer um gráfico com tampinhas das brincadeiras preferidas que brincaram na quinta-feira. Enfim, planejamento adiado! Vão vendo como ocorro a prática cheia de imprevistos!
Resolvi fazer mais duas avaliações do processo de aquisição da escrita alfabética e ortográfica com os dois alunos e para mim na verdade não foi nenhuma surpresa! Estão alfabéticos em dois meses. Começamos dia 9 de setembro e estamos em 12 de novembro! Richard iniciou no nível silábico com valor sonoro de vogais e poucas consoantes e Guilherme iniciou em setembro no nível silábico sem valor sonoro. Também fizeram adições simples, formar palavras com letras móveis, brincaram com os brinquedos, e jogaram no tabuleiro com dado ( soma de pontos). Começaram a pintar seus autorretratos para falarmos que a cor da pele também pode ser preta e marrom.
Vídeo do Richard escrevendo
17/11/2021 (quarta-feira)
Hoje contei a história: " A Cor da Pele".
Davy Luiz logo disse:
- A Minha pele é preta!
E Richard , também falou o mesmo! Logo facilitou a conversa sobre preconceito e racismo. Falamos sobre os diferentes tons de pele, além da cor rosada do lápis de cor!
As crianças relataram o que entenderam sobre racismo!
- Racismo é quando as pessoas não gostam de pessoas de cor preta, como o menino da história!
Expliquei que muitas pessoas tem preconceito contra as outras pessoas, isto é já acham alguma coisa sobre a pessoa sem nem conhecer! Como por exemplo de que uma pessoa é bandido só porque é preta! Também existe preconceito contra pessoas especiais ! Muitas vezes as consideram "doentes" e que não podem aprender e conviver com outras crianças. Disse que elas podem e nós temos que ajudá-las.
1° ano/ pós- pandemia/2021
18\11\2021 ( quinta-feira)
Gráfico das brincadeiras preferidas
As crianças amaram e Davy Luiz que apresenta várias questões e não aguenta ficar muito tempo em uma aula! Se interessou muito! Começou a contar os números do gráfico!
A brincadeira que teve mais voto foi pique-pega! A que teve menos votos foi boneca, pois na sala a maioria é menino! Teve um menino que votou em boneca e alguns meninos começaram a debochar! Disse que homem também é pai e brinca de boneca! Um aluno disse que o pai ia logo chamar de "viado" e o outro que o pai iria jogar a boneca pela janela! Eu disse que era preconceito e falei para lembrarmos da história do dia anterior: " Cor da pele". Disse que não devemos ter preconceito, cada um é de um jeito e que temos que respeitar as diferenças! Se algum adulto falar desse jeito com alguém, chame a atenção e fale que é preconceito!
O aluno ficou olhando e parece que entendeu o que é preconceito, pois ontem também contei a história que não gostava de gente preta. Acho que entenderam o que é racismo e preconceito! Como os fatos coincidiram de um dia para o outro! Isso é currículo, feito junto com as crianças no dia a dia, somando-se ao nosso planejamento!
1°ano/ 2021/pós-pandemia
19/11/2021. ( sexta-feira)
Ontem fizemos o gráfico das brincadeiras preferidas no cartaz de forma coletiva .Hoje fizemos na folha individualmente, mas Richard me lembrou na hora do calendário que amanhã é dia dos " pretos". Então eu disse que era o dia " Consciência Negra" e contei a história: " Zumbi, o menino que nasceu livre". Durante a história mostrei no mapa Mundi em que continente fica o Brasil e a África. Expliquei o que é continente e país. Vimos o oceano Atlântico e que a maior parte do planeta Terra é feito de água. Toda turma que eu pego as crianças são fascinadas por mapas. Se debruçam neste e começam a perguntar onde estão os países!
- Onde está o Brasil? A China ? O Japão? Mostrei os países da América do Sul, da África , da Europa... Perguntei se sabiam o nome de uma ilha na África e João Gabriel começou a ler: - Madagascar! É a do desenho! Fiquei tão feliz e disse: - Você está lendo, meu amor!
Então falamos que os animais que tem no desenho são da África e não tem no Brasil!
Durante a história fui contando um pouco da história dos negros escravizados que vieram da África para o Brasil. Mostrei onde era Portugal e como eles levaram os negros nos navios negreiros em condições desumanas. A própria história do Zumbi já conta muito sobre a História do Brasil e dos negros em nosso país. Na história conta que nos Quilombos, ( morros no meio da mata onde os negros que fugiam viviam) os negros podiam praticar a cultura da África: sua religião, música, danças, comidas, brincadeiras... Aproveite para relatarem a pesquisa que fizeram sobre as brincadeiras da cultura africana para depois brincarmos na escola. As crianças lembraram da capoeira que era uma forma de defesa , uma luta que virou um jogo, também. Começaram a brincar de lutar e Richard deu a ideia deles aprenderem capoeira na escola, depois disse que ia falar com a diretora.
Enfim, mas antes das brincadeiras africanas, vimos as brincadeiras preferidas.
E fizemos o gráfico individual, consultando o coletivo, pintando os retângulos, de acordo com a quantidade das tampinhas. Depois fiz as perguntas para resolvermos as situações- problemas. Qual brincadeira teve mais votos, qual teve menos? Se juntarmos as brincadeiras de pique -pega com a de batatinha-frita teremos quantos votos? Quantos votos a menos tem a brincadeira de mestre- mandou em relação a de pique-pega? Me surpreendi com Richard que disse que somando todas as brincadeiras dava 31 tampinhas! Fiz ele somar a quantidade de cada brincadeira , junto com Gabriel e Marcos e realmente deu essa quantidade!
Quanto conhecimento de forma interdisciplinar em um dia!
É assim que se planeja as as atividades de um projeto interdisciplinar: com as crianças! E elas já estão envolvidas e me dando o caminho que tenho que tomar! É claro que não teremos tempo nesse ano atípico e talvez passe essas informações para a professora que seguirá com eles ! É claro se ela quiser escutar, pois provavelmente seguirei ano que vem com uma turma de Educação Infantil em horário integral!
Alfabetização pós- pandemia/2021
19/11/2021 ( sexta-feira)
Ainda hoje às crianças que estão alfabéticas começaram a fazer relações com as sílabas das palavras. A achar sílabas que tem no seu nome e de outras pessoas ou palavras e nomes dentro dos nomes!
João Gabriel:
Tem "JA" no nome da minha tia "JAQUE" e mostrou no nome "JACARÉ" que está no alfabeto. Quando escrevi "NOME" no quadro. Richard falou:
-Tem " NO" em " NOVEMBRO" as ué está no calendário.
Vejo como é importante esse ambiente alfabetizador! E já pensei em fazer atividades desse tipo para eles!
1° ano/ pós-, pandemia/2021
23/11/2021 ( terça-feira)
Hoje uma criança, falou na hora das novidade, que mataram o primo dele e então perguntei como se sentia. Disse que estava triste. Uma outra criança, também falou que mataram o irmão dele.
Falei que eu sentia por eles!
Resolvi contar a história : " O Monstrinho das Cores" , para cada um falar sobre os seus sentimentos, dizer qual era cor dos seus sentimentos e porque sentiam determinadas emoções É bom sabermos qual sentimentos temos exatamente. Às vezes é uma mistura. E também, podermos desabafar como hoje!
Essa é a realidade das crianças pobres e negras no Brasil! São só crianças e adolescentes que precisam de uma educação ou integral e de qualidade, de amor e melhores condições de vida!
24\11\2021 ( quarta-feira)
As crianças terminaram os autorretratos de acordo com a história : " A Cor da pele" e viram que a cor da pele também pode ter outras tonalidades, além da cor rosada do lápis de cor. Que pode ser: marrom clara, marrom escura, preta... Os autorretratos ficaram lindos e bem parecidos com os alunos, pois pedi para se olharem no espelho e pintarem as suas características. As crianças usaram tinta.
As crianças também escreverem o que era "racismo" para elas. De acordo com a história , o menino não gostava de pessoas com a cor de pele preta, então disseram que racismo é quando as pessoas não gostam de pessoas pretas.
Depois falamos sobre o preconceito contra as pessoas negras e expliquei que muitas vezes não conhecemos as pessoas, mas já achamos algo ruim delas e no caso das pessoas pretas é o que acontece. Muitas vezes acham que a pessoa é bandida , porque é preta!
25/11/2021 e 26\11\2021 ( quinta-feira e sexta-feira)
Hoje contei a história: " O Cabelo de Lelê". Conversamos sobre a história e as crianças fizeram a interpretação oral desta. Cada um contou a parte que mais gostou da história. Fiz algumas perguntas sobre o texto :
- Por que Lelê passou a gostar do seu cabelo?
- Lelê gosta do que vê e você, gosta?
Paloma disse que queria alisar. Falei que era lindo o cabelo crespo e que poderia fazer vários penteados Paloma mostrou um no livro com trancinhas. Todos falaram de seus cabelos e a maioria se convenceu que as características negras são bonitas! Somos diferentes e temos que respeitar as diferenças!
Depois as crianças desenharam sobre a história para depois escreverem sobre seus desenhos.
Iniciamos o texto coletivo sobre a história. Como já estão escrevendo , pedi para cada um escrever uma frase do texto. Assim eu vou mediando e os outros alunos participando e aprendendo,
É um tanto cansativo ,mas eles vão progredindo na aquisição da escrita alfabética na produção textual, além da estrutura do texto e da frase, assim como os sinais de pontuação e também, vou trabalhando sílabas simples e complexas. As crianças vão falando como se escreve cada sílaba da palavra e o aluno que escreve também vai falando. No caso da palavra: " CHAMAVA", as crianças alfabéticas disseram que a primeira sílaba é o "X" com "A", então é o momento da minha mediação para conhecerem outros tipos de sílabas e informo a eles que o "C", quando se junta com "H", faz igual ao som do "X" e pergunto como irão escrever "CHA", é o "CH" com o som da vogal.... E as crianças respondem "A".
A reescrita da história também é uma compreensão do texto ,pois relatam o que compreenderam deste.
Depois fizeram a ilustração abaixo do texto com a Lelê apontando para a África.
Em outra aula será a produção individual do texto, com cada um escrevendo sobre o seu desenho .
Em outras aulas faremos a pintura da Lelê. Cada uma diferente da outra com vários tipos de penteados. Usarei lã para fazer os cabelos.
Na produção do texto coletivo, chamei Richard e Guilherme. Richard ficou muito orgulhoso e ficou falando:
- Já sei ler e escrever!
Depois chamei também, alunos que não estão alfabéticos , pois com a minha mediação e as perguntas certas para cada nível de escrita, eles progridem muito. Os colegas alfabéticos também auxiliam os silábicos com valor sonoro. No caso de um aluno com características de uma criança especial ( está em avaliação). Escreveu "LELÊ", bem grande, pois possui muita dificuldade motora fina e lentidão nas atividades de vida diária e pedagógicas. Necessita de ajuda de todos e os alunos o ajudam.
Paloma se destacou e recontou a história de uma forma linda!
Percebi que atingi o meu objetivo de elevar a autoestima e empoderar as crianças pretas!
P S. Em dois meses na sala , não há mais alunos nos níveis pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro.
26\11\2021 ( 2ª f)
Foi um dia bem produtivo , pena que vieram poucos alunos!
As crianças fizeram algumas operações matemáticas de subtrações. Sinto que ano que vem teremos que trabalhar bastante matemática com alguns alunos . Outros já fazem contas com resultados acima de dez.
Depois fizemos a "Lelê da história " Cabelo de Lelê" com lápis de escrever, tinta e colagem de lã.
As crianças gostaram bastante e a maioria das minhas turmas ficam calmas usando tinta. Ainda coloquei música clássica. E as crianças falaram que amaram aula.
Depois ainda circulamos os desenhos que iniciam com "L" de Lelê" e completar os nomes dos desenhos com as letras e sílabas iniciais. Com o objetivo de desenvolver a consciência fonêmica de palavras que iniciam com o mesmo som da letra "L". No caso para os silábicos e silábicos-alfabéticos, que ainda não relacionam o som de todas as consoantes. Os alfabéticos escreveram os nomes dos desenhos.
P.S: a grande dificuldade é que tem dias em faltam muitos alunos. Nesse dia foram cinco, entre os dez que estão indo regularmente.
1° ano/202109/12/ 2021Paloma chegou falando que escreveu uma carta para o Papai Noel, embora eu não trabalhe com efemérides , me deu a ideia de trabalhar nos últimos dias a produção de textos com esse gênero textual. É importante também discutir com as crianças a questão do consumismo infantil nessa sociedade capitalista e cruel em que crianças da classe popular não podem comprar os brinquedos tão desejados. Vamos produzir mais brinquedos com materiais recicláveis e realizar brincadeiras da cultura africana que pesquisamos , como finalização do nosso projeto: " Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Brasileira".
1° ano/2021
10/12/2021
O tema de interesse das crianças foi o cavalo! Eles amaram! E lá no meio uma árvore

de Natal! Kk
As crianças falavam muito do cavalo do Morro do Preventório, então resolvemos falar sobre o cavalo e escrever um texto informativo sobre este. Não deu muito para aprofundar , pois só tivemos pouco tempo de aula presencial ( setembro a dezembro), mas conversamos mais sobre outros conhecimentos pesquisados na internet. Na escola e no Morro do Preventório , também não pega internet tornando esse trabalho com pesquisa mais difícil.
Fábio relatou conhecimentos que eu nem sabia , que o cavalo come batata doce, cenoura e outros vegetais. Aproveitei e ampliei o conhecimento deles e disse que os animais que só comem vegetais são chamados de herbívoros e os que comem carne são carnívoros.
Também falamos sobre quais são animais mamíferos ( que nascem da barriga/ útero e mamam) e os que nascem de ovos ( ovíparos).
Que existem cavalos domesticados pelo ser humano ( domésticos) , criados em fazendas ou no Morro do Preventório e cavalos que vivem livres na natureza( selvagens) que devemos tratar bem os animais , não devemos maltratar, implicar e colocar eles para levar carga!
As crianças escrevem o texto, do qual são as autoras e com a minha mediação e de outros alunos vão progredindo no processo de aquisição da escrita alfabética e ortográfica, além de conhecerem outros sinais de pontuação, sílabas simples e complexas, a estrutura frasal, orientação espacial do texto, separação de sílabas no texto...
As crianças ficam muito interessadas e pedem para escrever, até mesmo aqueles que estão com hipóteses mais iniciais de escrita, escrevem com a ajuda da professora e dos colegas, assim progridem em suas hipóteses e eu como professora sei qual hipótese estão e qual intervenção devo fazer de acordo com a lógica de pensamento de cada criança.
Assim vão aprendendo a ler e escrever, aprendem na interação, de forma discursiva, significativa, autores do seu texto e pertencentes do seu processo de ensino aprendizagem.
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