BEM VINDOS AO MEU NOVO BLOG!





ALFABETIZAÇÃO SIGNIFICATIVA  INSERIDA  EM  UM CONTEXTO  DISCURSIVO E DE  CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO


       Neste blog irei relatar e demonstrar a prática pedagógica que realizo, tendo  como base teórica uma concepção  sócio–construtivista ou sócio-histórico social  do desenvolvimento humano, em que a criança é participante ativa do seu processo de ensino aprendizagem e devido a essa participação o processo de aquisição da leitura e escrita  se torna significativo, pois as  crianças relatam os seus conhecimentos prévios sobre o mundo e desta forma  as crianças se alfabetizam- em pouco tempo. A grande maioria  das crianças progridem para o nível alfabético de escrita e começam a ler em quatro meses. A minha práxis pedagógica é influenciada por teóricos, como: Emília Ferreiro, Freinet, Heloisa Marinho , Gilda Rizzo (Alfabetização Natural) ,Vygotsky, Piaget , Paulo Freire, Magda Soares e  Bakhtin e Smolka, os quais  vão  de encontro com as ideias que tenho sobre alfabetização , como o registro dos discursos das crianças , da linguagem.
            Geralmente as professoras vão a palestras sobre alfabetização e relatam que faltou um pouco da metodologia, da didática . Do como fazer? Como iniciar? Como continuar?  As pessoas do meio acadêmico falam exemplos breves da prática pedagógica. Não quero oferecer nenhuma receita, mas compartilhar com as professoras e professores uma prática baseada nos teóricos descritos acima, que demonstram atividades que  são essenciais para que o processo de alfabetização e letramento ocorra com qualidade, de forma que as crianças realmente aprendam.
       O processo de aquisição da leitura e escrita alfabética e ortográfica, ocorre de forma interdisciplinar  com  projetos ou temas de interesse das crianças, os quais  variam  durante o ano, apesar do processo de alfabetização ocorrer com uma  didática que realizo baseada em uma concepção socioconstrutivista, não é um método, com etapas que devem ocorrer de forma linear, mas existem princípios que são seguidos. O processo de ensino aprendizagem ocorre de forma cíclica, atendendo as especificidades dos alunos e as hipóteses de escrita que eles estão em determinado momento do processo. A professora ou professor irá intervir na zona de desenvolvimento proximal desses alunos para que eles progridam em suas hipóteses de escrita.

Comentários