ALFABETIZAÇÃO SIGNIFICATIVA INSERIDA EM UM
CONTEXTO DISCURSIVO E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Neste blog irei relatar e demonstrar a prática pedagógica
que realizo, tendo como base teórica uma concepção sócio–construtivista ou sócio-histórico social do desenvolvimento humano, em que a criança é
participante ativa do seu processo de ensino aprendizagem e devido a essa
participação o processo de aquisição da leitura e escrita se torna significativo, pois as crianças relatam os seus conhecimentos prévios
sobre o mundo e desta forma as crianças se alfabetizam- em pouco tempo. A grande maioria das crianças progridem
para o nível alfabético de escrita e começam a ler em quatro meses. A minha
práxis pedagógica é influenciada por teóricos, como: Emília Ferreiro, Freinet, Heloisa Marinho , Gilda Rizzo (Alfabetização Natural) ,Vygotsky,
Piaget , Paulo Freire, Magda Soares e Bakhtin e Smolka, os quais vão de
encontro com as ideias que tenho sobre alfabetização , como o registro dos
discursos das crianças , da linguagem.
Geralmente
as professoras vão a palestras sobre alfabetização e relatam que faltou um
pouco da metodologia, da didática . Do como fazer? Como iniciar? Como continuar? As pessoas do meio acadêmico falam
exemplos breves da prática pedagógica. Não quero
oferecer nenhuma receita, mas compartilhar com as professoras e professores uma
prática baseada nos teóricos descritos acima, que demonstram atividades
que são essenciais para que o processo de alfabetização e letramento
ocorra com qualidade, de forma que as crianças realmente aprendam.
O processo de aquisição da leitura e escrita alfabética e ortográfica, ocorre de forma interdisciplinar com projetos ou temas de interesse das crianças, os quais variam durante o ano, apesar do processo de alfabetização ocorrer com uma didática que realizo baseada em uma concepção socioconstrutivista, não é um método, com etapas que devem ocorrer de forma linear, mas existem princípios que são seguidos. O processo de ensino aprendizagem ocorre de forma cíclica, atendendo as especificidades dos alunos e as hipóteses de escrita que eles estão em determinado momento do processo. A professora ou professor irá intervir na zona de desenvolvimento proximal desses alunos para que eles progridam em suas hipóteses de escrita.
O processo de aquisição da leitura e escrita alfabética e ortográfica, ocorre de forma interdisciplinar com projetos ou temas de interesse das crianças, os quais variam durante o ano, apesar do processo de alfabetização ocorrer com uma didática que realizo baseada em uma concepção socioconstrutivista, não é um método, com etapas que devem ocorrer de forma linear, mas existem princípios que são seguidos. O processo de ensino aprendizagem ocorre de forma cíclica, atendendo as especificidades dos alunos e as hipóteses de escrita que eles estão em determinado momento do processo. A professora ou professor irá intervir na zona de desenvolvimento proximal desses alunos para que eles progridam em suas hipóteses de escrita.
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