
- Ano de escolaridade: 1º ano do ensino fundamental
- Professora: Karla Cristina Carrozzino Gaudencio
- Ano: 2017
Atividades realizadas em maio, junho, julho e agosto.
Projeto: “ As Cantigas de Roda e os Animais”
De
acordo com as Cantigas, que são músicas que fazem parte da cultura brasileira, fomos
trabalhando de forma interdisciplinar atividades do conhecimento sociocultural
(História e Geografia), natural (Ciências), lógico-matemático.
(Matemática|) e Linguagens (linguagem
oral, aquisição da escrita alfabética e ortográfica, leitura e produção de
vários gêneros textuais, Artes Plásticas, Música e Dança).
P.S: as atividades realizadas de forma coletiva
foram às mesmas realizadas em folhas de atividades!
- Justificativa: o
interesse das crianças pelas cantigas cantadas na hora da rodinha e por um
livro de cantigas que tinha no “Cantinho da Leitura”.
- Tempo: maio,
junho, julho, agosto e setembro.
- Objetivo geral:
resgatar as cantigas de roda que fazem parte da cultura brasileira nas
brincadeiras cotidianas das crianças, proporcionar um processo de
aquisição da escrita alfabética e ortográfica prazeroso, lúdico e
significativo para as crianças. Realizar esse processo de forma interdisciplinar,
integrando outras disciplinas ao tema, como: Ciências, Matemática,
História e Geografia, Artes Plásticas e Educação Física. Conhecer
outros gêneros textuais de acordo com o tema da cantiga, como: cantigas,
textos informativos, narrativos, poemas, bilhetes...
- Objetivos específicos:
- Português
- Ler de forma memorizada
textos de cantiga.
- Produzir textos de cantigas.
- Produzir um livro de
cantigas.
- Ler palavras destacadas do
texto de forma global e relacionando fonema/grafema.
- Desenvolver a leitura com fluência,
compreensão e interpretação de texto.
- Escrever palavras de acordo
com suas hipóteses de escrita e de acordo com as intervenções em cada
nível de escrita, auxiliando o aluno no avanço do processo da
leitura e escrita alfabética e ortográfica.
- Ler e escrever
palavras com sílabas simples e
complexas. Ler e produzir frases
e outros gêneros textuais que estão relacionados aos temas das
cantigas trabalhadas.
- Ler e escrever frases
e textos com estrutura frasal (espaços entre as palavras), uso de
sinais de pontuação no texto, orientação espacial do texto e estrutura das
cantigas ( versos, estrofes).
- Desenvolver a
consciência fonológica, através do trabalho com rimas.
- Matemática
- Resolver situações-problemas
envolvendo os temas das cantigas de roda.
- Realizar operações
matemática de adição e subtração.
- Identificar
informações em tabelas e gráficos.
- Ampliar o sistema de numeração decimal para a ordem das dezenas,
até a centena, contando e escrevendo de 10 em 10 até 100.
- Ampliar o sistema de numeração
decimal, escrevendo em sequência numérica até 50.
- Ciências
- Conhecer as características
dos animais e as classes a que pertencem conhecer o lugar que vivem (habitat),
como se alimentam, como nascem (mamíferos ou ovíparos), outras curiosidades
sobre a vida animal, animais que se camuflam, como se defendem...
- Conscientizar os alunos em
relação preservação do meio ambiente.
- Conscientizar dos
problemas de poluição e falta de serviços públicos no lugar que mora:
falta de saneamento básico, lixo na rua, rios poluídos, desabamentos de terra,
devido à falta de vegetação.
- Conscientizar os alunos
quanto ao respeito aos animais.
- Promover atitudes de
respeito e cuidado aos animais domésticos e selvagens.
- Classificar animais
domésticos e selvagens.
- Conhecer os animais
que vivem no mar e classificá-los, quanto as suas características,
agrupando-os.
- Pesquisar sobre os
animais do fundo do mar e escrever a ficha técnica.
- Pesquisar e realizar
experiências sobre como os peixes respiram embaixo d’água.
- Geografia
- Localizar sua moradia no
espaço geográfico, percebendo o que tem próximo da sua casa, o ponto de
referência (lugar conhecido por todos) para localizar sua casa mais
rapidamente.
- Conhecer o seu
endereço: nome da rua em que mora, nº da sua casa, nome do bairro,
da cidade, do Estado.
- Representar sua casa
por fora e por dentro ( cômodos).
- Conhecer diversos
tipos de moradias.
- Conscientizar os alunos
quanto as diferenças sociais e que toda a pessoa tem o direito a moradia e a viver em moradias com condições adequadas.
- Desenvolver nas
crianças valores de solidariedade humana.
- Desenvolver o pensamento
crítico e reflexivo sobre realidade social atual.
- História
- Pesquisar quais
brincadeiras e cantigas seus pais e avós costumavam brincar no tempo deles
e resgatar essas brincadeiras na escola.
- Artes Plásticas
- Realizar desenhos, pinturas,
dobraduras, atividades de recorte e colagem com os temas das cantigas de
roda.
- Desenvolver a coordenação
motora fina.
- Desenvolver a criatividade e
sensibilidade artística.
- Educação Física (
Psicomotricidade)
- Realizar várias brincadeiras
e cantigas da cultura brasileira, desenvolvendo a coordenação motora
ampla, o equilíbrio, atenção, a interação social, respeito às regras de
convivência, orientação espacial : direita,, esquerda, atrás na frente,
dentro , fora, longe, perto, em cima, embaixo...
- Metodologia
É solicitada uma pesquisa sobre as
cantigas de roda do tempo dos pais e avós e depois as crianças cantam na roda. Realizamos
uma lista de cantigas ( texto coletivo). As crianças relatam as cantigas
pesquisadas e cantadas. Trabalhamos a
aquisição escrita alfabética e ortográfica, fazendo perguntas que façam as
crianças refletirem sobre a escrita. Tais
como:
- Que letra começa a palavra “barata”?
Quantos pedacinhos têm? Como se escreve a sílaba “BA”?
Escrevemos o texto da cantiga: “A
Barata diz que tem” e pedimos para as crianças lerem junto com a professora ou
se forem alfabéticas, sozinhas. Destacamos a palavra “BARATA” (circular a palavra
principal da cantiga). Ex: “BARATA”. A criança localizará pela letra, sílaba
inicial, letra final e globalmente. Pedir para circular outras palavras
“BARATA” no texto e contar quantas palavras as crianças acharam. Perguntar quem
achou mais palavras “BARATA”. Essa
atividade é apropriada para alunos nos níveis pré-silábicos e silábicos de
escrita, pois alunos nesta hipótese de escrita apresentam grande capacidade de
memorizar as palavras globalmente. Solicitar também, para circular algumas
preposições e verbos (ações), a fim de que as crianças percebam que não
são só substantivos concretos que são palavras e que existem palavras com duas
letras. Ao escrever e ler no cartaz a criança perceberá a orientação espacial
do texto (da esquerda para a direita), além da estrutura frasal ( espaço entre
as palavras na frase e que esta termina com ponto final ou outros sinais de
pontuação). Também trabalhamos a rima ( palavras que terminam com som parecido)e
perguntando o que rima com filó, por exemplo.
Os alunos em níveis alfabéticos de
escrita escrevem o texto\poesia: “A Barata diz que tem” no cartaz e depois
individualmente. Os alunos em níveis pré- silábicos e silábicos poderão
escrever do seu jeito e ser ajudado pela professora e por outros alunos da
sala. Os alunos também podem usar letras móveis.
É solicitado aos alunos para
relatarem o que sabem sobre a barata e a produziram um texto coletivo sobre
esta, a professora é a escriba se os alunos estiverem nas hipóteses silábicas e
pré-silábica de escrita, se tiver alunos alfabéticos, estes a mesmos escrevem e
os pré-silábicos e silábicos recebem ajuda destes.
É enviada uma pesquisa sobre “A Barata” com perguntas sobre o que querem
descobrir sobre esta e produzem outro texto coletivo e informativo com as
descobertas sobre a barata.
As crianças escrevem uma lista de insetos que tem as
mesmas características que a barata. Ao se trabalhar desta forma as crianças,
vão relacionando as letras e as sílabas iniciais dos nomes dos animais,
contando nos dedos quantos pedacinhos (sílabas) tem cada nome. Por exemplo,
perguntamos quantas sílabas tem "JOANINHA" e as crianças contam nos
dedos e respondem quatro, depois perguntamos com que letra começa, as crianças
respondem "J", percebendo o som desta letra e relacionando ao
nome de algum aluno da sala: "J" de" JULIA e outras
palavras. Perguntamos: - E como se escreve o primeiro pedacinho, a sílaba
"JO"? A crianças respondem "J" com "O", também
perguntamos as sílabas mediais e finais, mas destacamos somente a primeira
sílaba que é escrita em vermelho. São aprendidas as sílabas simples e complexas
no contexto da lista de insetos. O objetivo desta atividade, além de agrupar
animais com as mesmas características, é ampliar a consciência fonêmica dos
alunos, fazendo-os perceber o som de várias letras e sílabas iniciais, que são
destacadas em vermelho, mas também a formação da palavra, com a participação
ativa dos alunos na aquisição da escrita.
Escrevemos uma lista de palavras que
começam com o som da letra ‘B” de
BARATA. O objetivo desta lista é que as crianças percebam o som inicial
da letra “B” das palavras. No entanto , não é a professora que dita as palavras
, são as crianças. Depois contam nos dedos quantas sílabas tem”
BARATA (3 sílabas\pedacinhos). É dito a elas que cada vez que abrem a boca
quando falam a palavra, sai um pedacinho, uma sílaba. Nesta atividade estamos
intervindo na hipótese do aluno no nível pré-silábico, pois este começa a
perceber que as palavras são compostas por pedaços ( sílabas) e avançam para a
hipótese silábica , mas em sua lógica, cada sílaba é uma letra. Essas
crianças começam a desenvolver a consciência fonêmica, percebendo a
relação fonema/grafema. A sílaba é construída pela criança. Ao perguntar
que letra começa "BOLA" e pedir para contar quantas sílabas (pedacinhos
) tem e depois perguntar como escreve a primeira sílaba “BO”, ela mesma
relaciona o som da consoante “B” e da vogal “O”. A criança relaciona os
sons da letra "B", percebe que as vogais são a base da sílaba e
que a consoante precisa do som destas para ter voz (som). A segunda sílaba
"LA" também é falada, sempre perguntando ao aluno, fazendo este
refletir sobre a escrita.
A sílaba nunca transmitida pelo
adulto, mas construída logicamente pela criança e portando aprendida! As
sílabas iniciais da lista ficarão em vermelho, destacando o grupo de sílabas da
letra “B”, as crianças percebem as sílabas, não como pedaço soltos , mas como
fazendo parte das palavras. Crianças com hipóteses pré-silábicas e silábicas
ainda apresentam dificuldades em compreender pedaços (sílabas isoladas). Os
objetivos desta atividade é a consciência fonêmica do som da letra
"B" e o grupo de sílabas formado na composição da palavra.
·
As atividades individuais podem ser
realizadas da mesma forma, com letras móveis, como por exemplo: leitura do
texto da cantiga, produção do texto da cantiga, escrita dos insetos, frases ou
textos informativos sobre a barata e outros insetos, escrita de palavras que
iniciam por “B”, leitura de palavras que iniciam por “B”, lendo as sílabas iniciais
e ligando aos desenhos, leitura de nomes de insetos, percebendo a letra, sílaba
inicial, final, ou mesmo começando a relacionar fonema/grafema, pois a criança
faz relações e vai construindo a leitura e escrita, devido a grande exposição
de situações de leitura e escrita (ambiente letrado) a interação com a
professora e os outros alunos.
·
Recursos materiais: papel
40 kg, canetinha, lápis de cera ou de cor, folhas A4, tintas, colas, televisão,
internet, livros informativos, livro de cantigas, histórias de animais.
·
Avaliação:
As
crianças apresentaram grande interesse e participação nas atividades, por serem
prazerosas e significativas. Avançaram rapidamente no processo de leitura e
escrita por ser um processo prazeroso, avançando em maio a maioria da turma para
os níveis silábico-alfabéticos e alfabéticos, muitos lendo e escrevendo com sílabas simples
e complexas, lendo com fluência
,compreensão e produzindo pequenos textos.
·
Não é só saber ler e escrever, é ler
vários gêneros textuais com fluência, interpretando e compreendendo textos, é
produzir diversos gêneros textuais de forma que sejam compreendidos por quem os
lê. É saber fazer uso social da escrita, refletindo de forma crítica, quanto a
realidade social e política. É ter conhecimento dos seus direitos e deveres
como cidadão.
·
Atividades pedagógicas de cada
cantiga:
·
Atividades pedagógicas com a
cantiga: “A Barata diz que tem”.
·
Atividades interdisciplinares:
Português, Ciências, Artes Plásticas, Dança e Música.
·
Texto coletivo sobre o que sabem sobre
a barata.
·
Pesquisa com perguntas formuladas pelas
crianças e outras acrescentadas pela professora.
·
Texto coletivo sobre as
descobertas sobre a barata.
·
Leitura e escrita dos nomes de
insetos (uso de figuras). Conversa sobre outros insetos.
·
Lista de palavras que iniciam por B.
Destaque das sílabas iniciais. Leitura e escrita.
·
Produção de textos
informativos e frases sobre a barata.
·
Produção de texto e
leitura da cantiga: “A Barata diz que tem”
·
Selecionar para o livro de
cantigas.
·
Atividades
pedagógicas com a cantiga: “Atirei o Pau no Gato”.
·
Cantar na roda a primeira versão:
“Atirei o pau no gato” e perguntar se está certo atirar o pau no gato,
maltratar os animais. Cantar a 2ª versão: “Não atire o pau no gato”.
·
Produção do texto/cantiga de forma
coletiva e depois individual. Cada criança escreve um verso. Leitura coletiva e
na folha individual. Circular a palavra “GATO” e palavras que rimam.
Leitura global da palavra e depois fazer a síntese. Contar pedacinhos (sílabas).
Letra inicial. Soletrar e ler a 1ª sílaba e 2º sílaba.
·
Estrutura do gênero “cantiga”; versos,
estrofes.
·
Conversa sobre o texto. Devemos
maltratar os animais.
·
Texto
coletivo e individual. Gênero: informativo sobre os cuidados com os animais
domésticos. Ilustração (desenho das crianças abaixo do texto).
·
Lista de animais de animais
domésticos e selvagens.
·
Lista de animais mamíferos.
·
Atividades pedagógicas com a cantiga:
“Jacaré passeando na lagoa”.
·
Atividades interdisciplinares:
português, ciências e artes.
·
Cantar a cantiga e dançar.
·
Produção da cantiga de forma
coletiva e individual.
·
Conversa sobre o jacaré/características.
·
Lista de répteis.
·
Texto informativo sobre o jacaré
do pantanal. Leitura e compreensão de texto.
·
Conversa sobre animais em
extinção como jacaré.
·
Pesquisa de animais em extinção.
Textos e figuras.
·
Ficha técnica.
·
Conversa sobre atitudes que
devemos ter para preserva as florestas e animais selvagens.
·
Lista de palavras que iniciam por “J”
de jacaré. Atividades de leitura e escrita.
·
Atividade com mosaico do Jacaré.
·
Selecionar texto para o livro de
cantigas.
·
Atividades pedagógicas com a cantiga:
“Peixe – Vivo”.
·
Atividades interdisciplinares:
Português, Ciências, Matemática e Artes Plásticas, Música e Dança.
·
Leitura da cantiga/ texto lacunado (
completar com palavras do texto): “Peixe Vivo”/Leitura , destaque das palavra
“PEIXE”, contar quantas achou.
·
Produção da cantiga: Peixe Vivo.
Selecionar para o livro de cantigas.
·
Destacar (circular palavras que rimam).
·
Lista de palavras que iniciam com P.
Leitura e escrita.
·
Leitura do poema: “O Xaréu”.
Conversa sobre o poema. Circular a palavra “Xaréu”. Levar a foto do peixe e
colar na letra “X” do alfabeto.
·
Lista de palavras que iniciam com
"X" . Leitura e escrita.
·
Textos informativos. Pesquisas sobre os
animais marinhos preferidos. Texto informativo sobre o peixe-palhaço e
atividade de compreensão de texto.
·
Ficha técnica do peixe-palhaço
·
Classificação dos animais
marinhos, conforme as características.
·
Lista de animais marinhos/Leitura e
escrita dos nomes desses animais (sílabas simples e complexas).
·
Dobradura do peixe, pintura do mar com
tinta guache.
·
História e filme: “Procurando
Dory". Escrever nomes dos animais marinhos do filme. Escrever frase
ou pequeno texto sobre um dos animais.
·
Pequenas histórias sobre os
animais marinhos (leitura).
·
Desenho
e produção de frase ou texto sobre as histórias.
·
Criação de histórias.
·
Documentário sobre o fundo do
mar.
·
Desenhos dos animais marinhos
produzidos pelas crianças.
·
Livro de enciclopédia de Educação
Infantil.
·
Figuras de animais marinhos.
Depois da escrita dos nomes, ler estes e colar ao lado das figuras. Conversa
sobre cada animal mostrado na roda.
·
Tabela e gráfico dos animais marinhos.
Votação dos animais marinhos preferidos. Situações problema. Perguntas sobre o gráfico.
Situações-problemas. Operações matemáticas de adição e subtração.
·
Experiência para ver se tem ar na
água. Colocar o copo em uma bacia em pé e ver que não entrará água, por causa
do ar, se virar o copo entra água.
·
Conversa e texto sobre atitudes que
devemos ter para não poluir as águas dos rios e mares.
·
Pintura do mar poluído e não poluído.
Colagem de lixo no mar poluído.
·
Atividades pedagógicas com a
cantiga: “Fui morar numa casinha.”
·
Cantar e dançar a cantiga.
·
Produção da cantiga de forma
coletiva e individual.
·
Leitura da cantiga. Dobradura da
casa e escolher para desenhar: uma casinha cheia de cupim, uma casinha cheia de
princesinhas ou uma casinha cheia de morceguinhos.
·
Atividade com texto lacunado. (Completar
com palavras que faltam na cantiga)
·
Destaque da palavra “casinha.”
·
Conversa sobre a casa. Para que serve?
Tem gente que não tem casa? É direito de todos terem uma casa? Como é a sua casa?
Desenhar? Onde se localiza sua casa, (endereço). Nome da rua, nº da casa,
fica perto de um lugar conhecido para as pessoas acharem (ponto de referência).
Qual o nome do bairro, da cidade que fica a sua casa? Para que serve o
endereço? Falar que precisa deste para as cartas chegarem às nossas casas
e que precisamos do endereço para localizar a casa das pessoas.
·
Desenhar suas casas por dentro (cômodos)
e por fora. Mostrar na roda e concluir que as casas são diferentes.
·
Pesquisar diferentes tipos de moradias.
Escrever nomes das moradias e escrever frase sobre o direito a moradia.
·
Conversar sobre o direito de ter
moradias e de viver em lugares com saneamento básico.
·
Pesquisar doenças causadas
pela falta de saneamento básico.
·
Produzir texto informativo sobre o
mosquito da dengue e ações de prevenção ao mosquito
·
Selecionar texto para o livro de
cantigas.
forma concomitante:
Ênfase sobre a análise da primeira letra no contexto da primeira sílaba.
Contraste entre palavras memorizadas globalmente e a hipótese silábica: contagem de letras, desmembramento oral de sílabas e hipóteses de repartição de palavras escrita.
Reconhecimento do som das letras pela análise da primeira sílaba de
palavras.
Uso preferencial de textos cujo conteúdo já está memorizado de antemão, para leitura.
Proposição de localização de qualquer palavra no texto, incluindo verbos e partículas
pequenas como artigos, proposições etc.
· Atividades com letras iniciais das palavras significativas sejam elas vogais e consoantes.
Algumas, já estão praticamente alfabéticas, mas às vezes escrevem algumas sílabas da forma silábica, porém, quando perguntamos, respondem rapidamente, pois já leem. A maioria das crianças que estão nessa hipótese não lê ainda e confundem o som de várias letras, estão em um processo mais lento. Precisamos intervir em suas hipóteses para que elas leiam. Ainda é necessário o trabalho com a relação fonema/grafema de letras e sílabas e a leitura de sílabas das palavras (iniciais, medianas e finais).É necessário pedir para que leiam o que escreveram , à fim de que percebam a letra que está faltando.
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