PROJETO: " PRINCESAS DO MUNDO: RESPEITE AS DIFERENÇAS!" MAIO/OUTUBRO /NOVEMBRO/DEZEMBRO (1ºANO\2017)



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      6.3  Atividades do final do ano em uma turma de 1º ano ( 1º ano\2017)

      Atividades realizadas em maio, setembro, outubro, novembro e dezembro.

 

Projeto: Princesas do Mundo: respeitem as diferenças!

 

      Escola: E.M. Professor André Trouche.

      Professora regente: Karla Cristina C. Gaudencio

      Professora mediadora: Tania Albuquerque

    Ano de escolaridade: 1º ano do ensino fundamental.

    Ano: 2017

    

·       Tempo estimado: quatro meses (maio, setembro, outubro, novembro, dezembro). O projeto foi interrompido em maio devido a questões do calendário de atividades pedagógicas da escola.

 

·        Justificativa:

            O interesse das pelo filme: “A Bela e a Fera" que estava estreando no cinema foi um dos motivos para o desenvolvimento do projeto. A turma de 1º do ensino fundamental no início do ano apresentava em sua grande maioria alunos em hipóteses iniciais de escrita: pré-silábicos e silábicos.

 

·   Objetivo geral:

            O projeto apresenta o objetivo de intervir no processo de aquisição da escrita alfabética e ortográfica de forma significativa e em um contexto discursivo, no qual as crianças são participantes ativas em seu processo de ensino aprendizagem, fazendo com que avancem em suas hipóteses de escrita, tornando-se leitoras e produtoras de textos, além de conscientizar as crianças quanto à diversidade de  seres  humanos e que temos que respeitar essas diferenças.  Levá-las a perceber que não existem somente princesas brancas, mas negras com cabelos crespos e  que são lindas. Elevar a autoestima das crianças negras  e conscientizar a turma em relação a questões do racismo e preconceito. Perceber que o mais importante é a nossa beleza interior, nossas ações de amor e solidariedade e respeito ao próximo. De que o verdadeiro príncipe é gentil e respeita as mulheres. Que as princesas atuais estudam e trabalham e que os príncipes ajudam no trabalho doméstico e com os filhos.

 

·      Objetivos específicos:

·      Objetivos de  Português:

·      Apropriar-se da escrita alfabética e ortográfica com palavras relacionadas ao projeto.

·      Ler  e  produzir   diversos gêneros textuais relacionados ao projeto, como: textos narrativos/histórias de contos de fadas, textos informativos sobre cultura europeia  e africana, convite para a peça, bilhete, texto teatral, histórias em forma de poesia, biografia da Frida Kahlo, textos descritivos, descrevendo as bonecas que são as princesas da sala.

·         Desenvolver a oralidade, recontando e interpretando os contos de fadas, memorizando  o texto da peça: “A Bela e  a  Fera” e expressando-se através da dramatização.

 

·       Objetivos  de  Matemática:

 

·             Resolver situações-problemas com as ideias de adição e subtração, multiplicação e divisão.

 

·            Realizar os procedimentos para realizar operações matemáticas de adição e subtração com resultados até 10 e acima de 10.

 

·          Nomear, perceber, dar atributos e classificar formas geométricas espaciais e planas.

 

·            Utilizar os temas do projeto.

 

·      Interpretar tabelas e gráficos.

 

 

·         Objetivos de  História e Geografia:

 

·       Conhecer a História e Cultura do Brasil através das  histórias das princesas europeias e africanas.

 

·       Perceber que somos diferentes e temos que respeitar essas diferenças.

 

 

 

 

 

 

·      Objetivos  de  Ciências:

 

·       Ter noção do esquema corporal (partes do corpo) e desenvolver hábitos de higiene e saúde.

 

 

·          Objetivos de Artes (Artes Plásticas, Teatro, Música, Dança) e Educação Física:

 

·            Desenvolver a criatividade  e a sensibilidade artística.

 

·      Desenvolver a coordenação motora fina e ampla.

 

·       Desenvolver a atenção, percepção, as noções de posição (esquerda-direita, em cima/embaixo, atrás/na frente, dentro/fora), através de danças e brincadeiras desenvolvidas.

 

·      Desenvolver a dramatização, encenando os personagens da Bela e a Fera.

 

·       Ampliar do conhecimento artístico e histórico- cultural, através de atividades de pintura com pincel e outros materiais, desenhos com canetinha e lápis de cera, recorte e colagem, dobraduras, releituras das obras de artes de Frida Kahlo.

 

·      Conteúdos:

 

·       Princesas que farão parte do projeto:

 

·           Lista de Princesas Europeias

·      A Bela  e a Fera

·      Branca de Neve

·      Cinderela

·      Bela Adormecida

 

 

 

 

·       Princesas Africanas ( Livro Omo- Oba: histórias de Princesas)

·      Oxum

·      Iemanjá

·      Oiá

 

·       Outros Livros Literários: “Menina Bonita do Laço de Fita”, “O Cabelo de Lelê”, “A Antiprincesa: Frida Kahlo”.

 

 

·        Conteúdos de Português:

 

·      Aquisição da escrita alfabética e ortográfica

 

·      Leitura, interpretação e compreensão de vários gêneros textuais: textos narrativos, poemas, poesias (músicas), bilhetes, convites, texto de peça de teatro, biografia, textos informativos...

 

·      Produção de vários gêneros textuais (os mesmos do conteúdo de leitura).

 

·      Oralidade

 

 

·      Conteúdos de Matemática:

·        Situações problemas com as ideias de adição, subtração, multiplicação e divisão.

·      Operações matemáticas de adição e subtração com resultados até 10 e acima de 10

·       Formas geométricas planas.

·       Formas geométricas espaciais.

·       Utilização dos temas do projeto.

·      Tabelas e Gráficos.

 

 

 

·          Conteúdos de História e Geografia:

 

·       História e Cultura  brasileira

 

·        Diversidade. Respeito às diferentes culturas, etnias, gêneros.

 

 

 

·      Conteúdos de Ciências:

·      Corpo Humano

·      Hábitos de higiene e saúde

 

·       Conteúdos de Artes (plásticas, cênicas, música e dança) e Educação  Física:

 

·      Ampliação do conhecimento histórico e cultural.

 

·       Dramatização.

 

·      Obras de artes de Frida Kahlo e sua biografia.

 

·      Pinturas das princesas negras e do livro: Menina Bonita do Laço de Fita

 

 

·        Metodologia

 

                  Contei a história da Bela e  a Fera e depois vimos o filme. Fizemos o reconto e reescrita da história na forma de texto coletivo. Ao escrever o texto, eu (professora) como escriba, ia também intervindo na aquisição da escrita alfabética e ortográfica, perguntando com que letra começava a palavra , como se escreviam as sílabas da palavra, fazendo-os perceber a orientação espacial do texto (esquerdo-direita), o espaço entre as palavras, a utilização de sinais de pontuação, a estrutura do texto (parágrafos, início, meio e fim).

                  As atividades de aquisição da escrita alfabética e ortográfica relacionadas à história da “Bela e a Fera” foram as seguintes: lista de palavras que iniciam por “B” de Bela, (foram relatadas pelos alunos),  destaque das sílabas iniciais, leitura de escrita de palavras, lista dos personagens da Bela e a Fera, relatados pelos alunos com perguntas da professora, quanto à escrita dos nomes, como por exemplo: a letra inicial, número de sílabas, como se escreve as sílabas da palavra. Lista dos personagens relatados pelos alunos: BELA, FERA, GASTÃO, RELÓGIO, XÍCARA, BULE, LOBO, MAURICE, ROSA, VELA. As crianças realizaram atividades em folha sobre esses nomes, como: autoditado, leitura dos nomes e colar abaixo do personagem, contar número de letras e sílabas, formar nomes com as letras móveis. As crianças pré-silábicas e silábicas leram os nomes pela letra inicial e de forma global (memorizada), as alfabéticas leram decodificando.  Completar com as letras e sílabas iniciais eram as intervenções mais realizadas com os alunos em hipóteses pré-silábicas e silábicas, o uso de letras móveis também era apropriado, pois podiam movê-las de acordo com as medições da professora.         

                  Em outras aulas pedi para cada dupla ou mais alunos escreverem uma  parte da história, para produzirmos um livro. Transformamos a história em um texto teatral, pois as crianças queriam fazer uma peça e deram a ideia de fazer fantoches desenhando , recortando os personagens e os colando nos palitos. Ensaiamos e dei o texto como leitura para casa, marcando as partes do narrador e personagem para memorizar em casa com ajuda dos pais.

                  Tivemos a ideia de confeccionar um castelo para ser o cenário da peça. Então pedi para trazerem caixas de leite e a professora de apoio arrumou uma caixa de papelão grande, que abrimos para ser à frente do castelo.  Trabalhei então as formas geométricas espaciais com o material do castelo. Pintamos as caixas e montamos o castelo, colando-as. Mostrei que obtemos as formas geométricas planas, através das formas espaciais. Relacionamos o que tem forma de esfera no ambiente e assim fizemos com as outras formas. Utilizamos os  blocos lógicos e trabalhamos as formas geométricas planas, agrupando-as, fazendo sequências e relacionando com outras formas que tem no ambiente, Pedi para as crianças contornarem os blocos lógicos no papel colorido,  recortassem e criassem o seu castelo.

                  As crianças realizaram um texto coletivo e depois individual a partir da pergunta: “Como um príncipe atual deve ser? O objetivo foi trabalhar a questões relacionadas ao respeito às mulheres e também em relação à beleza interior ser mais importante que a exterior. Também trabalhei com a coleção de livros infantis: antiprincesas, com a biografia da artista plástica mexicana Frida Kahlo, pois ela representava o oposto de tudo que uma princesa é, quis mostrar questões de empoderamento feminino e de gênero, desconstruindo as funções relacionadas a homens e mulheres estabelecidas pela sociedade. Pedi para produzirem um texto coletivo e depois individual a partir da pergunta: ‘ Como uma princesa atual  deve ser?       Neste período do ano, (em outubro) as crianças já estavam alfabéticas produzindo os textos coletivos e individuais  Também produziram um texto sobre a biografia da  Frida Kahlo, após eu contar  a história dela. Depois enviei o texto para casa como leitura. As crianças também já estavam lendo nesse período. O objetivo era que os textos e listas de palavras  que os alunos produziam fossem digitados e  utilizados como material de leitura. Não há uma cartilha, as crianças são protagonistas em seu processo de alfabetização. O material de leitura e escrita são produzidos por elas com a elaboração da professora.

                  O objetivo era mostrar as crianças que não existem somente princesas brancas loiras e de olhos azuis, mas que existem as princesas negras, trabalhando assim a diversidade  e respeito  a esta.  O objetivo também foi  de  elevar a autoestima das crianças negras, trabalhar a cultura africana, questões como preconceito e racismo.

                   Fizemos uma boneca negra, à qual as crianças contornaram a silhueta no chão e dessa forma trabalhamos as partes do corpo e hábitos de higiene e saúde. Essa boneca se transformou  em uma boneca de pano, que era levada para casa e escrita o diário sobre ela. Ela foi nomeada de Carol e apresentou o livro que eu queria trabalhar com as crianças: “Omo-Oba, histórias de princesas” da autora Kiusam de Oliveira. Esse livro conta lindas histórias mitológicas africanas, em que as princesas relatadas são os orixás femininos, também tem alguns príncipes que são os orixás masculinos, mas as protagonistas são as femininas. Contei uma história por dia e  no final as crianças desenharam as suas preferidas e escreveram de forma coletiva e depois individual textos descritivos sobre elas, ilustrando os textos com as princesas. As princesas foram: Oxum, Iemanjá, Oiá e Olucum.

                  Também contei as histórias: “Menina Bonita do Laço de Fita e “O Cabelo de Lelê”, as quais são lindas princesas negras também”. As crianças fizeram atividades de artes, pintando com guache os autorretratos  das protagonistas da história, colando lã e lacinhos. Em outra aula, desenharam e escreveram sobre a história. Também leram sobre esta e ilustraram. Fizemos algumas pesquisas sobre a cultura africana e vimos no mapa onde se localiza a África, o Brasil, o estado do Rio de janeiro,  a cidade de Niterói e o bairro do Barreto.

                  No final do ano  apresentamos a peça: “A Bela e a Fera” na Ciranda da Leitura

(evento de leitura que ocorre no final do ano na escola).

                  Os livros que as crianças foram autoras ficaram em exposição, assim como os trabalhos com as princesas africanas.

 

Adequação das atividades pedagógicas aos alunos com NEES:

                  Havia três  alunos NEES, dois com  o desenvolvimento cognitivo preservado (paralisia cerebral e uma menina com distúrbio de linguagem), os quais não necessitavam de adequações pedagógicas. Somente a menina com síndrome de down necessitava de um currículo adaptado, a professora mediadora ( Tania) a auxiliava.

 

Recursos materiais:

                  Papel 40 kg, canetinhas, lápis de cera,  tinta guache, lã preta, papéis A4, caixas, papel cartão, TNT, palitos, cola, tesouras, computador, televisão ou data show etc..

 

 

Livros literários:

                  Contos de fadas: “A Bela e a Fera”, “Cinderela”, “Branca de Neve” e  a  “A Bela Adormecida”, Omo-Oba: histórias de princesas (mitologia africana)”, “Menina Bonita do Laço de Fita”, “O Cabelo de Lelê” e “Frida Kahlo: a antiprincesa.”

 

 

 

 

Produto Final:    

 

                  Livro de Histórias produzido pelas crianças: “A Bela e a Fera”, Peça da Bela e a Fera na Ciranda da Leitura (evento de final de ano na escola). Exposição das atividades e organização dos textos coletivos e atividades de Artes, formando um “Livro da Vida” da turma.

                 

 

 

 

 

 

·         Avaliação do Projeto:       

                  Observei que alcancei os objetivos que desejava, pois a grande maioria da turma estava lendo e escrevendo no final do ano, lendo com compreensão e produzindo textos.

                  Também compreenderam que somos diferentes em nossas etnias, culturas e gêneros, que temos que respeitar os outros seres humanos e sermos solidários.                                                                                       

                  As crianças gostaram  muito do projeto. Mostraram-se muito interessadas e aprenderam a escrever e a ler rapidamente e de forma satisfatória. Adoraram “principalmente a dramatizar a peça: “A  Bela e a Fera”. Gostaram do filme e as histórias contadas durante o projeto”. 

      P.S: esqueci de registrar os relatos das crianças.

            

 

 

 

 

 

 



Contando  a história da Bela e a Fera





TEXTO COLETIVO , RELATADO PELOS ALUNOS , DEPOIS QUE OUVIRAM A HISTÓRIA E VIRAM O FILME DA "BELA E  A FERA"





AS CRIANÇAS RESOLVERAM FAZER UMA PEÇA DE TEATRO E DERAM A IDEIA DE FAZER OS FANTOCHES , DESENHANDO, RECORTANDO E COLANDO OS DESENHOS EM PALITOS. ESCREVERAM A LISTA DE PERSONAGENS, TRABALHAMOS A AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA E ORTOGRÁFICA.
BELA
FERA
MAURICE (PAI)
BULE
XÍCARA
BRUXA
VELA
RELÓGIO
LOBO
ROSA







Leitura do texto da música do filme
Leitura para os alfabéticos e circular os nome BELA  e FERA no texto para os silábicos e pré-silábicos.

TRABALHAMOS AS QUESTÕES SOBRE A BELEZA INTERIOR, RESPEITO AS DIFERENÇAS, PRECONCEITO, MACHISMO E RESPEITO AS MULHERES.
COMO DEVE SER UM PRÍNCIPE GENTIL?


I. escrevendo o texto sobre o príncipe gentil. Obs. a aluna tem um distúrbio de linguagem.


FIZERAM O TEXTO DA PEÇA; NARRADOS E PERSONAGENS. LERAM E DECORARAM A FALA DOS PERSONAGENS.



AS CRIANÇAS REESCREVERAM A HISTÓRIA DA BELA E A FERA , CADA GRUPO DE 2 E 3 CRIANÇAS ESCREVERAM UMA PARTE. XEROQUEI  , LERAM NA FRENTE DOS COLEGAS E LEVARAM PARA CASA !



 CAPA DA TURMA DA MANHÃ, QUEM FEZ FOI O ALUNO AUTISTA QUE GOSTA MUITO DE QUEBRA-CABEÇAS E FEZ UM DA BELA E A FERA, AS OUTRAS CRIANÇAS TAMBÉM FIZERAM O QUEBRA -CABEÇA\!










K. Eduardo produzindo uma parte do livro : " A Bela e a Fera"




AS  CRIANÇAS CONSTRUÍRAM UM CASTELO COM  MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA A A PEÇA DE TEATRO: " A BELA E A FERA"
TRABALHAMOS FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
TAMBÉM TRABALHAMOS SITUAÇÕES -PROBLEMAS





ENSAIO COM O CASTELO


Ensaio da peça: " A Bela  e a Fera"


AS CRIANÇAS TAMBÉM CRIARAM SEUS CASTELOS NA FOLHA. TRABALHAMOS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS







O CONVITE PARA A PEÇA
TRABALHAMOS O GÊNERO TEXTUAL: CONVITE.







TEXTO SOBRE PRINCESAS E PRÍNCIPES
A HISTÓRIA DO MEU DESENHO


OUTROS TIPOS DE PRINCESAS
FRIDA KAHLO: A ANTIPRINCESA

FRIDA TEVE POLIOMELITE QUANDO CRIANÇA, ANDAVA MANCANDO, TINHA BIGODE E A COLUNA COMPROMETIDA, POR CAUSA DE UM ACIDENTE DE ÔNIBUS.  ESTUDOU EM UMA ESCOLA EM QUE ERA A ÚNICA MENINA. FOI UMA ARTISTA PLÁSTICA MUITO FAMOSA NO MÉXICO E NO MUNDO. LUTAVA POR SEUS DIREITOS, PARTICIPAVA DE PASSEATAS PARA OS TRABALHADORES TEREM MELHORES SALÁRIOS, TINHA UM CASAMENTO ABERTO. SE RELACIONAVA COM HOMENS E MULHERES E GANHAVA SEU PRÓPRIO DINHEIRO. ERA MESMO UMA PRINCESA DIFERENTE !
LI O LIVRO INFANTO-JUVENIL QUE CONTA A BIOGRAFIA DE FRIDA E DEPOIS AS CRIANÇAS PRODUZIRAM O TEXTO COLETIVO E LERAM O TEXTO. TAMBÉM FIZERAM O S TEXTOS INDIVIDUAIS.
FIZERAM O SEU AUTORRETRATO, BASEADOS EM UM AUTORRETRADO DE FRIDA. PODE-SE DIZER QUE ELA JÁ FAZIA MUITOS SELFS !




TEXTO COLETIVO SOBRE FRIDA  KAHLO,APÓS A LEITURA DO LIVRO. ( BIOGRAFIA)


NOSSOS AUTORRETRATOS, BASEADO NO AUTORRETRATO DE UMA OBRA DE FRIDA


TRABALHAMOS A QUESTÃO DO EMPODERAMENTO FEMININO
COMO DEVE SER UMA ANTIPRINCESA? FIZEMOS O TEXTO COLETIVO E INDIVIDUAL.




As crianças produziram o texto sobre a biografia de Frida Khalo de forma coletiva, após eu ler a história da Frida, depois leram o texto. Fiquei emocionada ouvindo eles lerem. É a constatação que uma alfabetização ocorrida de forma discursiva , interativa e significativa apresenta resultados !

TEXTOS SOBRE  A  ANTIPRINCESA











RELEITURA DA OBRA DE ARTE: "AUTORRETRATO COM COLAR DE ESPINHOS E BEIJA-FLOR. ATIVIDADE REALIZADA DE FORMA INTERDISCIPLINAR COM A PROFESSORA DE ARTES. PINTURA E COLAGEM DE MATERIAIS.


AS  PRINCESAS  AFRICANAS


 LIVRO OMO-OBA- HISTÓRIAS DE PRINCESAS, QUE CONTAM HISTÓRIAS DA MITOLOGIA AFRICANA E AS CRIANÇAS CONHECERAM AS HISTÓRIAS DAS ORIXÁS FEMININAS: OXUM, OIÁ E IEMANJÁ. CONVERSARAM SOBRE A PARTE QUE MAIS GOSTARAM E INTERPRETARAM OS TEXTOS ORALMENTE. DEPOIS PEDI QUE DESENHASSEM AS ORIXÁS E ESCREVESSEM UM TEXTO DESCRITIVO SOBRE ELAS COM AS SUAS CARACTERÍSTICAS. PERGUNTEI QUAL DESSAS ORIXÁS ELAS SE IDENTIFICAVAM MAIS. NO LIVRO TAMBÉM TINHAM ALGUNS ORIXÁS MASCULINOS, COMO: OXALÁ, OXOSSI E OGUM. FALAMOS UM POUCO SOBRE A CULTURA AFRICANA, A ESCRAVIDÃO , PRECONCEITO E RACISMO.





 Produção de texto e leitura sobre a princesa Oxum .Atividade realizada a partir do livro : " Omo-Oba, histórias de Princesas"


NOSSAS  PRINCESAS NEGRAS
LIVROS: "MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA" E O "CABELO DE LELÊ"


A TURMA DA TARDE FEZ AS ATIVIDADES COM O LIVRO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA"
CONTEI A HISTÓRIA E CONVERSARAM SOBRE A PARTE QUE MAIS GOSTARAM. INTERPRETARAM A HISTÓRIA ORALMENTE, COM PERGUNTAS QUE EU IA FAZENDO DURANTE A CONVERSA. DEPOIS FIZERAM UMA ATIVIDADE DE ARTES COM PINTURA COM GUACHE , COLAGEM DE LÃ PRETA E FLORZINHAS. PRIMEIRO AS CRIANÇAS DESENHARAM COM LÁPIS E DEPOIS COBRIRAM A LINHA COM A TINTA PRETA. PINTARAM POR DENTRO  E COLAREM A LÃ PARA SER  O CABELO E AS FLORZINHAS PARA ENFEITAR, NO OUTRO DIA DESENHARAM E ESCREVERAM A PARTE QUE MAIS GOSTARAM.
VALORIZAMOS A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS NEGRAS E DE CABELOS CRESPOS, ALÉM DE CONVERSARMOS SOBRE RACISMO.

CADA CRIANÇA FEZ DO SEU JEITO , UMA DIFERENTE DA OUTRA !













 M. lendo o livro parte do livro: " Menina Bonita do Laço de Fita"




A TURMA  DA MANHÃ REALIZOU AS ATIVIDADES COM A HISTÓRIA:
 "O CABELO DE LELÊ", ALIÁS ACHEI A BONECA MAIS PARECIDA COM ESSA HISTÓRIA.
VALORIZAMOS A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS NEGRAS E DE CABELOS CRESPOS, ALÉM DE CONVERSARMOS SOBRE RACISMO. TEVE DUAS ALUNAS DE CABELOS CRESPOS QUE PASSARAM A VIR COM ELES SOLTOS , DEPOIS DA HISTÓRIA. AS MENINAS NEGRAS TAMBÉM MEXIAM NOS CABELOS E PASSARAM A ACHAR ELES LINDOS!
OBS: NÃO CONSEGUI DIGITALIZAR OS TEXTOS.




EXPOSIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO



NOSSA PEÇA: " A BELA E A FERA"
PARA AS CRIANÇAS ESSA PEÇA FOI UMA BRINCADEIRA ! ELAS AMARAM FAZER!

TURMA DE 1º ANO DA TARDE

















TURMA DE 1º ANO DA TARDE
























Atividades relacionadas a análise linguística (aquisição   da escrita alfabética e ortográfica)

Incialmente as crianças relatam palavras que iniciam com "B" de BELA. São destacadas as letras e sílabas iniciais. 
O objetivo é que as crianças relacionem outras palavras que iniciam com o som da  letra "B". Que desenvolvam a consciência fonêmica . Depois é pedido para contarem  nos dedos as  que  sílabas saem da boca  quando falam a  palavra. ( já é dada a informação que quando falamos a palavra , sai um pedacinho da boca que se chama sílaba). Essas palavras são escritas no cartaz e as crianças desenham do lado ou colam figuras.
A letra "B" e suas  sílabas são escritas ou circuladas em vermelho.

Nessa atividade a criança vê os quatro tipos de letras. O objetivo é que relacionem os nomes dos desenhos que iniciam pelo som da letra "B" e a relação com outros que não começam com o mesmo som da letra "B". As crianças aprendem pela relação e não pela igualdade. Os  desenhos que iniciam por "B" são destacados, mas as crianças aprendem a relacionar o som de outras letras que não começam  com  "B", percebendo a diferença do som dessas letras.


A lista foi digitada a partir dos relatos dos alunos de palavras que iniciam com o som da letra "B". As sílabas iniciais da letra  "B" são destacadas e as crianças liam  as sílabas iniciais, outras já estavam lendo as outras sílabas das palavras. O objetivo é que as crianças relacionem outras palavras que iniciam com a letra "B. Destacando-se e lendo as letras e sílabas inicias.
Adicionar legenda
Na  sala  fizemos  uma  lista  dos  personagens  da história. Enfatizamos as letras  e sílabas iniciais. Falaram com que letra começava o nome, quantas pedacinhos ( sílabas ) saíam da boca, como escreviam as sílabas. Depois leram , relacionando a letra e sílaba inicial ( pré-silábicos e silábicos). Também memorizaram as palavras globalmente. Os alfabéticos e alguns silábicos-alfabéticos  escreveram e leram. Essa lista de nomes ficou exposta na sala para ser consultada ( lista de palavras estáveis). As crianças aprendem fazendo relações , comparando as semelhanças e diferenças. Percebendo o que mais começa com "B" de Bela, "G" de Gastão. Não aprendem uma letra /fonema de cada vez , mas vários ao mesmo tempo em um contexto  de palavras significativas que estão no projeto.










Atividades  com letras móveis para níveis pré-silábicos e silábicos de escrita.
Proponho entregar  uma figura e  uma palavra de cada vez!








Eu fazendo M. falar sobre como foi passar o dia com a boneca Carol. Grande desafio e muitos avanços na aquisição da linguagem oral e escrita e de ampliação do conhecimento de mundo . A interação e o processo de discursivo foram fundamentais.



Tabela do processo de alfabetização  da Turma 
A grande maioria terminou alfabético e alfabetizado!








Comentários

  1. Coisa mais linda! Da vontade de copiar tudo da para perceber o carinho de cada atividade pensada.Pena que ainda existem escolas que são tao preconceituosas que preferem deixar as crianças sem conhecer outras histórias, enfim ainda existem! Parabéns!

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  2. Coisa mais linda! Da vontade de copiar tudo da para perceber o carinho de cada atividade pensada.Pena que ainda existem escolas que são tao preconceituosas que preferem deixar as crianças sem conhecer outras histórias, enfim ainda existem! Parabéns!

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