PROJETO: " PRINCESAS DO MUNDO: RESPEITE AS DIFERENÇAS!" MAIO/OUTUBRO /NOVEMBRO/DEZEMBRO (1ºANO\2017)

6.3
Atividades do final do ano em uma turma de 1º ano ( 1º ano\2017)
Atividades realizadas em maio, setembro,
outubro, novembro e dezembro.
Projeto: Princesas do Mundo: respeitem as diferenças!
Escola: E.M. Professor André Trouche.
Professora regente: Karla Cristina C.
Gaudencio
Professora mediadora: Tania Albuquerque
Ano de escolaridade: 1º ano do ensino fundamental.
Ano: 2017
·
Tempo estimado: quatro meses (maio, setembro, outubro, novembro, dezembro). O projeto
foi interrompido em maio devido a questões do calendário de atividades
pedagógicas da escola.
·
Justificativa:
O interesse das pelo filme: “A Bela e a Fera" que estava estreando
no cinema foi um dos motivos para o desenvolvimento do projeto. A turma de 1º
do ensino fundamental no início do ano apresentava em sua grande maioria alunos
em hipóteses iniciais de escrita: pré-silábicos e silábicos.
· Objetivo geral:
O projeto apresenta o objetivo de intervir no processo de aquisição da
escrita alfabética e ortográfica de forma significativa e em um contexto
discursivo, no qual as crianças são participantes ativas em seu processo de
ensino aprendizagem, fazendo com que avancem em suas hipóteses de escrita,
tornando-se leitoras e produtoras de textos, além de conscientizar as crianças
quanto à diversidade de seres humanos e que temos que respeitar
essas diferenças. Levá-las a perceber que não existem somente princesas
brancas, mas negras com cabelos crespos e que são lindas. Elevar a
autoestima das crianças negras e conscientizar a turma em relação a
questões do racismo e preconceito. Perceber que o mais importante é a nossa
beleza interior, nossas ações de amor e solidariedade e respeito ao próximo. De
que o verdadeiro príncipe é gentil e respeita as mulheres. Que as princesas
atuais estudam e trabalham e que os príncipes ajudam no trabalho doméstico e
com os filhos.
· Objetivos específicos:
· Objetivos de Português:
· Apropriar-se da escrita alfabética e ortográfica com palavras
relacionadas ao projeto.
· Ler e produzir diversos gêneros textuais
relacionados ao projeto, como: textos narrativos/histórias de contos de fadas,
textos informativos sobre cultura europeia e africana, convite para a
peça, bilhete, texto teatral, histórias em forma de poesia, biografia da Frida Kahlo,
textos descritivos, descrevendo as bonecas que são as princesas da sala.
· Desenvolver a oralidade, recontando e
interpretando os contos de fadas, memorizando o texto da peça: “A Bela
e a Fera” e expressando-se através da dramatização.
· Objetivos de Matemática:
· Resolver
situações-problemas com as ideias de adição e subtração, multiplicação e
divisão.
· Realizar os
procedimentos para realizar operações matemáticas de adição e subtração com
resultados até 10 e acima de 10.
· Nomear, perceber, dar atributos e
classificar formas geométricas espaciais e planas.
· Utilizar os temas
do projeto.
· Interpretar tabelas e gráficos.
· Objetivos de História
e Geografia:
· Conhecer a História e Cultura do Brasil através
das histórias das princesas europeias e africanas.
· Perceber que somos diferentes e temos que respeitar
essas diferenças.
· Objetivos de Ciências:
· Ter noção do esquema corporal (partes do corpo) e desenvolver
hábitos de higiene e saúde.
· Objetivos de Artes (Artes
Plásticas, Teatro, Música, Dança) e Educação Física:
· Desenvolver a
criatividade e a sensibilidade artística.
· Desenvolver a coordenação motora fina e ampla.
· Desenvolver a atenção, percepção, as noções de posição (esquerda-direita, em cima/embaixo, atrás/na
frente, dentro/fora), através de danças e brincadeiras desenvolvidas.
· Desenvolver a dramatização, encenando os personagens da Bela e a Fera.
· Ampliar do conhecimento artístico e histórico-
cultural, através de atividades de pintura com pincel e outros materiais,
desenhos com canetinha e lápis de cera, recorte e colagem, dobraduras,
releituras das obras de artes de Frida Kahlo.
· Conteúdos:
· Princesas que farão parte do projeto:
· Lista de Princesas Europeias
· A Bela e a Fera
· Branca de Neve
· Cinderela
· Bela Adormecida
· Princesas Africanas ( Livro Omo- Oba:
histórias de Princesas)
· Oxum
· Iemanjá
· Oiá
· Outros Livros Literários: “Menina Bonita do Laço de Fita”, “O Cabelo de Lelê”, “A Antiprincesa: Frida Kahlo”.
· Conteúdos de Português:
· Aquisição da escrita alfabética e ortográfica
· Leitura, interpretação e compreensão de vários gêneros textuais: textos
narrativos, poemas, poesias (músicas), bilhetes, convites, texto de peça de
teatro, biografia, textos informativos...
· Produção de vários gêneros textuais (os mesmos do conteúdo de leitura).
· Oralidade
· Conteúdos de Matemática:
· Situações problemas com as ideias de
adição, subtração, multiplicação e divisão.
· Operações matemáticas de adição e subtração com resultados até 10 e
acima de 10
· Formas geométricas planas.
· Formas geométricas espaciais.
· Utilização dos temas do projeto.
· Tabelas e Gráficos.
· Conteúdos de
História e Geografia:
· História e Cultura brasileira
· Diversidade. Respeito às diferentes
culturas, etnias, gêneros.
· Conteúdos de Ciências:
· Corpo Humano
· Hábitos de higiene e saúde
· Conteúdos de Artes (plásticas, cênicas,
música e dança) e Educação Física:
· Ampliação do conhecimento histórico e cultural.
· Dramatização.
· Obras de artes de Frida Kahlo e sua biografia.
· Pinturas das princesas negras e do livro: Menina Bonita do Laço de Fita
·
Metodologia
Contei
a história da Bela e a Fera e depois vimos o filme. Fizemos o reconto e
reescrita da história na forma de texto coletivo. Ao escrever o texto, eu
(professora) como escriba, ia também intervindo na aquisição da escrita
alfabética e ortográfica, perguntando com que letra começava a palavra , como
se escreviam as sílabas da palavra, fazendo-os perceber a orientação espacial
do texto (esquerdo-direita), o espaço entre as palavras, a utilização de sinais
de pontuação, a estrutura do texto (parágrafos, início, meio e fim).
As
atividades de aquisição da escrita alfabética e ortográfica relacionadas à
história da “Bela e a Fera” foram as seguintes: lista de palavras que iniciam
por “B” de Bela, (foram relatadas pelos alunos), destaque das sílabas iniciais,
leitura de escrita de palavras, lista dos personagens da Bela e a Fera,
relatados pelos alunos com perguntas da professora, quanto à escrita dos nomes,
como por exemplo: a letra inicial, número de sílabas, como se escreve as
sílabas da palavra. Lista dos personagens relatados pelos alunos: BELA, FERA,
GASTÃO, RELÓGIO, XÍCARA, BULE, LOBO, MAURICE, ROSA, VELA. As crianças
realizaram atividades em folha sobre esses nomes, como: autoditado, leitura dos
nomes e colar abaixo do personagem, contar número de letras e sílabas, formar
nomes com as letras móveis. As crianças pré-silábicas e silábicas leram os
nomes pela letra inicial e de forma global (memorizada), as alfabéticas leram
decodificando. Completar com as letras e sílabas iniciais eram as
intervenções mais realizadas com os alunos em hipóteses pré-silábicas e
silábicas, o uso de letras móveis também era apropriado, pois podiam movê-las
de acordo com as medições da professora.
Em
outras aulas pedi para cada dupla ou mais alunos escreverem uma parte da
história, para produzirmos um livro. Transformamos a história em um texto
teatral, pois as crianças queriam fazer uma peça e deram a ideia de fazer
fantoches desenhando , recortando os personagens e os colando nos palitos.
Ensaiamos e dei o texto como leitura para casa, marcando as partes do narrador
e personagem para memorizar em casa com ajuda dos pais.
Tivemos
a ideia de confeccionar um castelo para ser o cenário da peça. Então pedi para
trazerem caixas de leite e a professora de apoio arrumou uma caixa de papelão
grande, que abrimos para ser à frente do castelo. Trabalhei então as
formas geométricas espaciais com o material do castelo. Pintamos as caixas e
montamos o castelo, colando-as. Mostrei que obtemos as formas geométricas
planas, através das formas espaciais. Relacionamos o que tem forma de esfera no
ambiente e assim fizemos com as outras formas. Utilizamos os blocos
lógicos e trabalhamos as formas geométricas planas, agrupando-as, fazendo
sequências e relacionando com outras formas que tem no ambiente, Pedi para as
crianças contornarem os blocos lógicos no papel colorido, recortassem e
criassem o seu castelo.
As
crianças realizaram um texto coletivo e depois individual a partir da pergunta:
“Como um príncipe atual deve ser? O objetivo foi trabalhar a questões
relacionadas ao respeito às mulheres e também em relação à beleza interior ser
mais importante que a exterior. Também trabalhei com a coleção de livros
infantis: antiprincesas, com a biografia da artista plástica mexicana Frida
Kahlo, pois ela representava o oposto de tudo que uma princesa é, quis mostrar
questões de empoderamento feminino e de gênero, desconstruindo as funções
relacionadas a homens e mulheres estabelecidas pela sociedade. Pedi para produzirem
um texto coletivo e depois individual a partir da pergunta: ‘ Como uma princesa
atual deve ser? Neste período
do ano, (em outubro) as crianças já estavam alfabéticas produzindo os textos
coletivos e individuais Também produziram um texto sobre a biografia
da Frida Kahlo, após eu contar a história dela. Depois enviei o
texto para casa como leitura. As crianças também já estavam lendo nesse
período. O objetivo era que os textos e listas de palavras que os alunos
produziam fossem digitados e utilizados como material de leitura. Não há
uma cartilha, as crianças são protagonistas em seu processo de alfabetização. O
material de leitura e escrita são produzidos por elas com a elaboração da
professora.
O
objetivo era mostrar as crianças que não existem somente princesas brancas loiras
e de olhos azuis, mas que existem as princesas negras, trabalhando assim a
diversidade e respeito a esta. O objetivo também foi
de elevar a autoestima das crianças negras, trabalhar a cultura africana,
questões como preconceito e racismo.
Fizemos
uma boneca negra, à qual as crianças contornaram a silhueta no chão e dessa
forma trabalhamos as partes do corpo e hábitos de higiene e saúde. Essa boneca
se transformou em uma boneca de pano, que era levada para casa e escrita
o diário sobre ela. Ela foi nomeada de Carol e apresentou o livro que eu queria
trabalhar com as crianças: “Omo-Oba, histórias de princesas” da autora Kiusam
de Oliveira. Esse livro conta lindas histórias mitológicas africanas, em que as
princesas relatadas são os orixás femininos, também tem alguns príncipes que
são os orixás masculinos, mas as protagonistas são as femininas. Contei uma
história por dia e no final as crianças desenharam as suas preferidas e
escreveram de forma coletiva e depois individual textos descritivos sobre elas,
ilustrando os textos com as princesas. As princesas foram: Oxum, Iemanjá, Oiá e
Olucum.
Também contei as histórias: “Menina Bonita do Laço de Fita e “O Cabelo de
Lelê”, as quais são lindas princesas negras também”. As crianças fizeram
atividades de artes, pintando com guache os autorretratos das
protagonistas da história, colando lã e lacinhos. Em outra aula, desenharam e
escreveram sobre a história. Também leram sobre esta e ilustraram. Fizemos
algumas pesquisas sobre a cultura africana e vimos no mapa onde se localiza a África,
o Brasil, o estado do Rio de janeiro, a cidade de Niterói e o bairro do
Barreto.
No
final do ano apresentamos a peça: “A Bela e a Fera” na Ciranda da Leitura
(evento de leitura que ocorre no final do ano na escola).
Os livros que as
crianças foram autoras ficaram em exposição, assim como os trabalhos com as
princesas africanas.
Adequação das atividades pedagógicas aos alunos com NEES:
Havia três
alunos NEES, dois com o desenvolvimento cognitivo preservado (paralisia
cerebral e uma menina com distúrbio de linguagem), os quais não necessitavam de
adequações pedagógicas. Somente a menina com síndrome de down necessitava de um
currículo adaptado, a professora mediadora ( Tania) a auxiliava.
Recursos materiais:
Papel 40 kg,
canetinhas, lápis de cera, tinta guache,
lã preta, papéis A4, caixas, papel cartão, TNT, palitos, cola, tesouras,
computador, televisão ou data show etc..
Livros literários:
Contos de fadas:
“A Bela e a Fera”, “Cinderela”, “Branca de Neve” e a “A Bela Adormecida”, Omo-Oba:
histórias de princesas (mitologia africana)”, “Menina Bonita do Laço de Fita”, “O
Cabelo de Lelê” e “Frida Kahlo: a antiprincesa.”
Produto Final:
Livro de Histórias produzido pelas crianças: “A
Bela e a Fera”, Peça da Bela e a Fera na Ciranda da Leitura (evento de final de
ano na escola). Exposição das atividades e organização dos textos coletivos e
atividades de Artes, formando um “Livro da Vida” da turma.
·
Avaliação do Projeto:
Observei que alcancei os objetivos que desejava, pois a grande maioria
da turma estava lendo e escrevendo no final do ano, lendo com compreensão e
produzindo textos.
Também
compreenderam que somos diferentes em nossas etnias, culturas e gêneros, que
temos que respeitar os outros seres humanos e sermos
solidários.
As
crianças gostaram muito do projeto. Mostraram-se muito interessadas e aprenderam
a escrever e a ler rapidamente e de forma satisfatória. Adoraram “principalmente a
dramatizar a peça: “A Bela e a Fera”. Gostaram do filme e as histórias
contadas durante o projeto”.
P.S: esqueci de registrar os
relatos das crianças.

Leitura para os alfabéticos e circular os nome BELA e FERA no texto para os silábicos e pré-silábicos.
Incialmente as crianças relatam palavras que iniciam com "B" de BELA. São destacadas as letras e sílabas iniciais.
![]() |
Adicionar legenda |
Coisa mais linda! Da vontade de copiar tudo da para perceber o carinho de cada atividade pensada.Pena que ainda existem escolas que são tao preconceituosas que preferem deixar as crianças sem conhecer outras histórias, enfim ainda existem! Parabéns!
ResponderExcluirCoisa mais linda! Da vontade de copiar tudo da para perceber o carinho de cada atividade pensada.Pena que ainda existem escolas que são tao preconceituosas que preferem deixar as crianças sem conhecer outras histórias, enfim ainda existem! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada !
ResponderExcluir