Escola Municipal Professor André Trouche
Professora: Karla Cristina Carrozzino Gaudencio
Ano de escolaridade : 3º ano do ensino fundamental
Projeto de Ciências:
· Justificativa :
A conscientização das crianças quanto a preservação do meio ambiente, percebendo-se que os problemas atuais como a falta de água e outros, são decorrentes de nossas ações de desperdício da água e poluição ambiental. O interesse demonstrado pelas crianças sobre o tema, também é uma das justificativas para iniciá-lo.
· Metodologia:
O projeto se desencadeará pelos relatos dos alunos que demonstrarão seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Tais relatos serão escritos em um texto coletivo e depois realizarão textos individuais. Para que o tema desperte o interesse dos alunos, é necessário o recurso de atividades lúdicas, como livro de história que fala sobre o tema : “ O Mundinho Azul” e atividades de leitura , escrita, desenho, recorte e colagem que se relacionem ao livro, desenvolvendo cada assunto do livro em etapas de atividades de artes , folhas de atividades pedagógicas e registros no caderno e leituras , pesquisando no livros didáticos e internet. Confecção de objetos com materiais recicláveis, , música e dança. Iniciar uma pesquisa com perguntas sobre a questão ambiental, de forma que os alunos pesquisem na internet, livros de pesquisa, revistas, jornais, e o próprio livro didático , ampliando assim o conhecimento sobre o assunto e transformando o conhecimento do senso comum em científico. Responder as perguntas e realizar textos coletivos e individuais sobre suas descobertas, neste caso textos informativos. Propor outros gêneros textuais , como cartazes para passeata e para serem colocados na escola, narrativas, contos, lendas, fábulas, poesias, legendas, textos jornalísticos, história em quadrinhos que envolvam o tema.
Realizar atividades interdisciplinares com as disciplinas de português, matemática, história e geografia, além de temas transdiciplinares, como: cidadania, ética, pluralidade cultural, no caso a cultura dos índios e a africana, além das questões étnico-raciais, respeito à natureza e aos animais.
Desenvolver o projeto sobre questões ambientais que envolvem o micro, como a escola, a casa, ampliando para o macro, como a rua, o bairro, a cidade, o país e o planeta Terra.
Realizar experiências de ciências com os alunos, favorecendo melhor a compreensão de certos conteúdos.
Utilizar vídeos e visitas, embora, este último recurso seja quase impossível, por não ter ônibus. Neste caso os vídeos poderão tornar o tema mais compreensível e agradável, por ser um recurso áudio-visual.
· Objetivo Geral:
Conhecer as várias formas que poluímos o meio ambiente e que atitudes no cotidiano podemos realizar para cuidar do planeta Terra. Realizar atividades em que crianças conscientizem a família, além de outras que tornem os pais mais participativos nas atividades relacionadas a preservação ambiental . Perceber que fazemos parte do planeta Terra e que para sobrevivermos é necessário preservar a natureza. Educar cidadãos que no futuro irão realizar ações cotidianas de preservação do meio ambiente, além de conhecerem seus direitos e deveres em relação as questões ambientais , os quais muitas vezes , estão relacionadas a falta de saneamento básico , como : tratamento da água e do esgoto, coleta de lixo e que neste caso cabe reivindicar aos responsáveis por essas medidas: as prefeituras e outros órgãos públicos.
· Objetivos específicos:
· Ciências
· Conhecer o conceito de meio ambiente
· Demonstrar conhecimentos prévios sobre como poluímos o meio ambiente e de que forma poderemos preservar o meio ambiente.
· Conhecer o que é saneamento básico e seus direitos como cidadãos de ter esses serviços prestados pela prefeitura.
· Conhecer de que formas podemos colaborar na diminuição do lixo através da redução do consumo , reciclagem e reutilização dos materiais.
· Perceber que o lixo que jogamos na rua e na escola o e os lixões a céu aberto poluem o solo e nos trazem doenças, pois atraem animais como o mosquito da dengue, ratos e baratas , os quais transmitem doenças.
· Conhecer ações que previnem o mosquito da dengue, além de seu ciclo de vida.
· Conhecer as etapas do tratamento de água e esgoto e sua importância para a nossa saúde e não poluição das águas dos rios, mares e lagos.
· Conhecer o ciclo da água.
· Compreender que as ações humanas interferem na qualidade do ambiente.
· Ampliar a questão ambiental do ambiente escolar, da moradia e do bairro, para questões mais amplas , como o desmatamento e animais em extinções.
· Conhecer as classes e características de animais, habitat e hábitos alimentares dos animais que forem surgindo no projeto.
· Conhecer as plantas , como se alimentam, partes da plantas, tipos de plantas, a germinação.
· História e Geografia
· Relacionar a questão ambiental a conservação e limpeza da escola, relacionando o problema do lixo na escola e ações de cooperação na limpeza e conservação dos materiais e utilização de lixeiras recicláveis.
· Obter conhecimentos iniciais sobre mapas e leitura de legendas, confeccionando maquetes e desenhando plantas da sala de aula, de casa e da localização da casa , do caminho de casa para a escola e dos arredores da escola ( bairro). Evidenciar nessas maquetes , a poluição do meio ambiente e o que podemos fazer para mudar essa situação.
· Perceber no caminho de casa para a escola , onde há lixo na rua e outros problemas ambientais.
· Perceber em sua moradia e rua , se existe saneamento básico: coleta de lixo, tratamento de água e esgoto, problemas de desmatamento nos morros , causando desabamento de moradias.
· Conscientizar a família sobre a limpeza da casa e descarte do lixo no local correto e o quanto atitudes de reciclagem, descarte correto do óleo economia da água e energia, podem contribuir para a saúde dos moradores e preservação do meio ambiente.
· Relacionar a questão ambiental com outras culturas, como a indígena e a africana, conhecendo como estes povos tratam e se relacionam com a natureza, utilizando esta de forma sustentável, preservando a floresta e os animais que vivem nesta.
· Conhecer o quanto a floresta ( mata atlântica) do estado do Rio de Janeiro , foi desmatada.
· Observar nos mapas: o município de Niterói e seus bairros e outros municípios do Rio de Janeiro , conhecendo bairros de Niterói e outros municípios do Rio de Janeiro e as áreas de desmatamento, observando , mapas antigos e atuais.
· Realizar leitura de legendas dos mapas.
· Conhecer a história da cidade de Niterói e do Rio de Janeiro e a participação dos índios nesta história.
· Conhecer a história do Brasil e que o desmatamento e morte dos índios começaram desde essa época.
· Observar o mapa do Brasil , conhecendo seus estados e capitais, comparando mapas antigos e atuais , percebendo o desmatamento da Amazônia.
· Português
· Produzir textos de acordo com as características dos gêneros textuais que envolvam o tema, tais como: textos informativos coletivos e individuais, cartazes informativos, legendas, poesias, textos narrativos, notícias, história em quadrinhos, cartas, bilhetes, etc.
· Ler e interpretar vários gêneros textuais ( idem ao textos acima).
· Ler para estudar , pesquisar , compreender e localizar informações explícitas e implícitas em textos informativos da internet, livros didáticos, de pesquisa , revistas e jornais.
· Desenvolver nestes textos a coesão, a criatividade, estrutura frasal, orientação espacial, a pontuação, o uso do parágrafo e letra maiúscula, a ortografia, concordância verbal e nominal de forma que estes sejam compreensíveis por quem os lê.
· Matemática
· Resolver situações problemas envolvendo os campos aditivos e multiplicativos que envolvam as questões sobre desmatamento, extinção de animais e economia da água.
· Saber localizar informações em gráficos e tabelas sobre os temas relacionados a preservação ambiental.
· Realizar atividades relacionadas a ampliação do sistema de numeração decimal , que envolvam o tema sobre preservação ambiental.
· Artes
· Desenho, recorte e colagem.
· Confeccção de materiais recicláveis.
· Trabalho de artes com material reciclável. ( releitura do artista Vick Muniz).
· Atividades previstas:
· Conversa informal , texto coletivo e individual sobre o que sabem como cuidar do meio ambiente ( conhecimentos prévios).
· Leitura do livro de história : “O Mundinho Azul”. Conversa sobre o livro, desenho e escrita sobre partes do livro.
· Realizar em várias aulas atividades de artes e pedagógicas relacionadas ao livro “ O Mundinho Azul “. Desenho , recorte , colagem e pintura. Escrever textos ao lado dos desenhos que expliquem por exemplo o ciclo da água, cartazes sobre a economia da água. Atividades com leitura e compreensão de textos sobre o tempo que os materiais duram na natureza, confeccionar lixeiras recicláveis, confeccionar objetos e brinquedos. Desenhar em um cartaz a estação de tratamento da água. Escrever etapas do tratamento. Ler texto no livro e responder perguntas sobre as etapas. Realizar antes a experiência com uma das etapas da estação de tratamento ( a filtração), feitas com garrafas pets e areia, cascalho e carvão. Dobraduras de peixes no mar pintado com tinta guache e purpurina. Colagem de lixo no mar. Desenhos de animais que estão em extinção na Baía de Guanabara.
· Utilizar outros livros de história que falem sobre o tema.
· Pesquisa com perguntas sobre questões ambientais. Dividir em subitens : Lixo, água, ar,animais, desmatamento, efeito estufa, chuva ácida, animais em extinção. Pedir que colem um animal e escrever os dados sobre estes e fazer um livrinho no final.
· Ler a biografia e trabalhos artísticos de Vic Muniz, fazer um trabalho de artes com materiais recicláveis como o artista.
· Recursos Materiais
· 4 filtros de papel usado para coar café , 4 garrafas PET, 4 etiquetas ou fita-crepe, caneta ou lápis, ½ copo de areia fina lavada, ½ de areia grossa lavada, ½ copo de pedrinhas de aquário lavada, ¼ de copo de carvão ativado, comprado em farmácia, ½ copo de terra de jardinagem, ½ litro de água.
· Cartolina colorida, canetinhas, , tesoura, cola, papel 40kg,
· Tinta guache, pincéis
· Materiais recicláveis: caixas, garrafas PET, tampinhas, palitos, etc.
· Livros de história: O Mundinho Azul, Os Heróis em defesa da água, Rio Tietê, O clubinho da hora e outros .
· Livros didático e de pesquisa
· Vídeos : Sobre a poluição e da turma da Mônica.
- Vídeo sobre estação de tratamento de água
· Culminância: Encenação e dança. Exposição das atividades. Visita as praia de Icaraí com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o que causa o lixo que jogam na praia. Limpeza da praia e diversão !
· Avaliação final:
PROJETO: " CUIDANDO DO MEIO DO NOSSO PLANETA "
O projeto ainda continua , conforme formos realizando as atividades irei postando. Breve irei postar as atividades com material reciclado. Tivemos que parar por causa da Festa da Cultura na escola.
Começamos o projeto com um texto coletivo e textos individuais sobre o que as crianças sabem sobre preservação ambiental.
O QUE NÓS SABEMOS SOBRE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ?
LIVRO INFANTIL: O MUNDINHO AZUL ( FALA SOBRE A POLUIÇÃO AMBIENTAL )
Através do livro o Mundinho Azul conhecemos as questões ambientais, o ciclo da água, como funciona uma estação de tratamento de água e esgoto, a necessidade de reciclarmos o lixo , etc. As crianças fizeram um texto sobre o livro e atividades de artes, com desenho, recorte e colagem.
ATIVIDADES DE ARTES E PRODUÇÕES DE TEXTO SOBRE A HISTÓRIA: " O MUNDINHO AZUL". GÊNERO TEXTUA: NARRATIVO.
Atividade sobre o ciclo da água, após lermos sobre o ciclo da águano livro de literatura infantil: " O Mundinho Azul. Depois pedir para desenharem , recortarem e colarem os desenhos das etapas do ciclo da água. E escreverem essas etapas. Dei uma folhinha para organizarem melhor a sequência.
ARTES E ESCRITA SOBRE O CICLO DA ÁGUA
Atividade sobre o ciclo da água, após lermos sobre o ciclo desta livro de literatura infantil: " O Mundinho Azul." Depois pedi para desenharem , recortarem e colarem os desenhos das etapas do ciclo da água. E escreverem essas etapas. Dei uma folhinha para organizarem melhor a sequência.
APÓS LERMOS A HISTÓRIA DO MUNDINHO AZUL QUE FALA SOBRE A POLUIÇÃO DA ÁGUA . TRABALHAMOS A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA POESIA PATO INJURIADO . PEDIMOS PARA AS CRIANÇAS RIMAREM OUTRAS PALAVRAS QUE TINHAM NO TEXTO. ABORDAMOS O TEMA SOBRE A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS , ATRAVÉS DE QUESTÕES ORAIS E ESCRITAS E FIZEMOS UMA ATIVIDADE DE ARTES SOBRE A MÚSICA E A POLUIÇÃO DA ÁGUA COM OS PATINHOS E PEIXES NA ÁGUA LIMPA E NA ÁGUA POLUÍDA. FIZEMOS OS PATINHOS E PEIXES COM DOBRADURAS E COLAMOS O LIXO. DEPOIS AS CRIANÇAS ESCREVERAM TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE A POLUIÇÃO DA ÁGUA E DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS , APÓS LEREM TEXTOS NOS LIVROS DE CIÊNCIAS E INTERNET. ANTES DE ESCREVERMOS OS TEXTOS INDIVIDUAIS, ESCREVEMOS UM TEXTO COLETIVO.

LEMOS TEXTO ( NOTÍCIA )SOBRE SOBRE A POLUIÇÃO NA BAÍA DE GUANABARA E AS CAUSAS DAS MORTES DE TARTARUGAS -VERDES NA BAÍA . ATIVIDADES: PRODUÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS. PESQUSAMOS OS ANIMAIS QUE ESTÃO EM EXTINÇÃO NESTA, POR CAUSA DA POLUIÇÃO.
Produção de notícia envolvendo as questões ambientais. Fizemos antes um texto coletivo parecido com o da tartaruga, mas menos complexo e falamos das características desse texto.
Não digitalizei os textos dos aluno, mas ficaram bons !
Pesquisa sobre animais em extinção
Cole uma figura ou desenhe
Nome:__________________________________________
O que come:______________________________________
Onde vive:_______________________________________
Classe a que pertence:_________________________________
Causas da extinção:____________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
APÓS FALARMOS SOBRE A POLUIÇÃO DA ÁGUA. ESTUDAMOS MEDIDAS DE SANEAMENTO BÁSICO , COMO : ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, DE ESGOTO , COLETA DE LIXO E RECICLAGEM. TRABALHAMOS A CIDADANIA, ABORDANDO OS DIREITOS DE TODOS OS CIDADÃOS EM TER ESSES SERVIÇOS E O DEVER DA PREFEITURA EM OFERECER ESTES AS PESSOAS, À FIM DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E EVITAR DOENÇAS PARA AS PESSOAS DEVIDO A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS. REALIZAMOS LEITURAS INFORMATIVAS NO LIVRO DE CIÊNCIAS E INTERNERT. CANTAMOS NA SALA A MÚSICA PATO INJURIADO DA BIA BEDRAN.
FIZEMOS A EXPERIÊNCIA DO FILTRO PARA SIMULAR UMA MINI ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. TRABALHAMOS O GÊNERO TEXTUAL INSTRUTIVO.
FIZEMOS UMA TABELA , REGISTRANDO AS ETAPAS DA EXPERIÊNCIA, VENDO COMO A ÁGUA ESTAVA SUJA E FOI FICANDO LIMPA. LEMOS TEXTOS INFORMATIVOS E REALIZAMOS ATIVIDADES SOBRE AS DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DA ÁGUA.
EXPERIÊNCIA COM O FILTRO( UMA DAS ETAPAS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA). VIMOS COMO A ÁGUA FICOU LIMPINHA !
Vidrados na experiência !
Atividade sobre a estação de tratamento de água, após leitura no livro, vídeo mostrando como funciona uma estação e a experiência.
INTERDISCIPLINARIDADE: PORTUGUÊS, CIÊNCIAS E GEOGRAFIA
Estudamos os serviços de saneamento básico e os problemas que existem no nosso bairro, realizamos a interdisplinaridade da disciplina de Ciências e de Geografia, quando estudamos o tema : escola e bairro. Entrevistamos uma funcionária da limpeza de nossa escola , em relação ao assunto da coleta do lixo e reciclagem.
Entrevista
Entrevista com uma funcionária da limpeza:
1) O que é jogado fora ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)Onde o lixo é armazenado ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Quem retira o lixo da escola ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Quantas vezes por semana o lixo é retirado ?
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
Concluimos em outra folha que não há coleta seletiva , que o lixo fica armazenado em local inapropriado, atraindo ratos , baratas e outros animais e fizemos uma lista dos materiais que são mais jogados fora na escola, fazendo um gráfico.
INTERDISCIPLINARIDADE: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Pintamos as caixas para reciclar os materiais. Separamos estes nas caixas de plásticos (vermelha), papel e papelão (azul), metais (amarelo). Agrupamos materiais com as mesmas formas geométricas espaciais. Percebemos semelhanças e diferenças , as que rolam e não rolam. Contamos números de vértices, arestas e faces.
Observamos formas como : esfera, cubo, cilindro, pirâmide e paralelepípedo. Fizemos atividades no livro de matemática.
Posteriormente ,contornamos um dos lados das formas geométircas espaciais e obtemos as formas geométricas planas: quadrado, retângulo,círculo e triângulo. Observamos semellhanças e diferenças e contamos números de lados e vértices. Fizemos uma lista do que tem essas formas no ambiente. Criamos figuras com as formas geométricas planas e criamos uma história. ( Interdisciplinaridade: matemática, português e ciências).
INTERDISCIPLINARIDADE: MATEMÁTICA E PORTUGUÊS
PRODUÇÃO DE TEXTO COM O CONTORNO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS
TRASNFORMANDO OS MATERIAIS EM BRINQUEDOS ( BILBOQUÊ, VAIVÉM, TELEFONE SEM FIO) INSTRUMENTOS , CASINHAS, PRÉDIO E ÁRVORES PARA FAZE A MAQUETE DO BAIRRO.
Só vejo sentido em uma atividade pedagógica , quando a criança a realiza ! Quando vejo o adulto fazendo sem a presença da criança é algo sem sentido nenhum !
SITUAÇÃO -PROBLEMA ENVOLVENDO A RECICLAGEM
INTERDISCIPINARIDADE: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
MAQUETE DA SALA FEITA COM MATERIAL RECICLADO. FIZEMOS A PLANTA COM A LEGENDA E DEPOIS A MAQUETE.
PLANTA DA SALA . VISÃO DE CIMA PARA BAIXO. TRABALHAMOS AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS QUE SÃO VISTAS
CONFECCIONANDO AS CASINHAS, PRÉDIOS E LOJAS DO BAIRRO DO BARRETO
BRINQUEDOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS CONFECCIONADOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
Fazendo a maquete dos arredores da escola . Bairro do Barreto. Também trabalhamos as questões ambientais no bairro, além da localização geográfica.
ARREDORES DA ESCOLA FEITO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS (CAIXAS DE LEITE , DE PASTA DE DENTE , ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO)
E.M. PROFESSOR ANDRÉ TROUCHE ( NOSSA ESCOLA) E E.M MESTRA FININHA
HORTO DO BARRETO
LOJA DE NOIVAS
UMEI ROSALINA E E.M. ALTIVO CÉSAR
HORTO
PADARIA E BRECHÓ
MORRO DOS MARÍTIMOS. ABORDAMOS O PROBLEMA DA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO ( ESGOTO , LIXO NA RUA, ÁGUA PARADA, QUE CAUSAM PROBLEMAS COMO A DENGUE)
Atividades com mapa. Localização da casa no bairro. ( Arredores da casa).
Fazer um mapinha para indicar a pessoa o lugar em que você mora.
Escrever o nome do bairro em que mora .
Desenhar a sua rua e o nome desta, outras ruas próximas e o ponto de referência ( o que tem perto da sua casa para localizá-la, como: uma igreja, uma praça, um bar, etc.). Desenhar outros elementos do bairro. Escrever o endereço. Saber que a melhor maneira de localizarmos uma moradia e um lugar é através do endereço.
CARTA RECLAMAÇÃO PARA O PREFEITO DE NITERÓI SOBRE OS PROBLEMAS DO NOSSO BAIRRO
Carta reclamação para o prefeito. As crianças falaram : - Toma juízo prefeito ! O que mais me chamou atenção nos relatos foram os pedidos de segurança , pois tem muito bandido e tiros onde moram ! ( 3º ano )
Atividade com texto informativo sobre a economia de água
Leitura e compreensão no texto no caderno.
No dia seguinte produzir um cartaz com informações para as pessoas economizarem água.
CARTAZES PARA O TEATRO SOBRE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE . PEÇA CRIADA PELOS ALUNOS .
Mensagem das crianças para um mundo melhor !
Mensagem das crianças para um mundo melhor !
Peça de teatro: " O Mundo que Ficou Limpo de Novo"
Texto escrito pelos alunos
O Mundo que Ficou Limpo de Novo
Era uma vez um mundo lindo que se tornou um mundo sujo, porque as pessoas sujaram com lixo o meio ambiente.
Então a turma do coração, que estudava na escola Professor André Trouche fizeram um plano para salvar o mundo .
A Maria Eduarda teve uma idéia e falou :
- Poderíamos pintar um monte de caixas para reciclar o lixo!
As pessoas do mundo todo se juntaram com a “ Turma do Coração “ e reciclaram o lixo do planeta Terra e este ficou limpinho de novo !
Fim
Peça de teatro criada pela turma de 3º ano
( Turma do Coração )
Trabalhamos sinais de pontuação e as falas do narrador e dos personagens.
Música no final do projeto: " Depende de Nós "
O que vale nesse mundo é um ajudar o outro para que esse mundo seja melhor ! O individualismo que advém do capitalismo é o pior mau da humanidade ! Destrói a natureza e faz os seres humanos competirem uns com os outros, gerando a fome e a violência !
Karla Cristina
Interdisciplinaridade: Português e Ciências
Leitura e interpretação do texto : " Patrulha ecológica"
Gênero textual : poesia
ATIVIDADES SOBRE O PROJETO
AS FOTOS FORAM AUTORIZADAS
Comentários
Postar um comentário