Livro Alfabetização  Natural
Gilda  Rizzo
Método com  ensinamentos  teóricos  de Heloísa  Marinho





Características  do  processo:
  • As Ciências Naturais  e Sociais, os jogos ,as Artes Cênicas , Plásticas  , Musicais  e Danças são  partes integrantes   de todo  o processo  como  meios  de expressão  da Linguagem oral  e escrita.
  • A  alfabetização  ocorre como  um processo de construção do conhecimento. O aluno é participante ativo do processo de ensino -aprendizagem , é autor de seus  textos. São protagonistas e pensam sobre a escrita.
  • A escolha do vocabulário pelo aluno.   As palavras são escolhidas pelos alunos  são significativas, geram temas que são  do interesse dos alunos e muitas  vezes surgem de situações do cotidiano da escola  ou do meio  social.O que é significativo é  carregado de emoção e é memorizado globalmente com maior facilidade .
  • O registro da linguagem( do discurso ) do aluno.
  • A produção de  textos fundamentada no vocabulário e linguagem do aluno.
  • Rodas de conversa ( assembleias) e  autodisciplina ( combinados  da  turma em relação as regras  de convivência) . As crianças  tem direitos e deveres e a serem ouvidas em suas opiniões e argumentos. Esta  é  a base de construção social , essencial a formação da cidadania em uma sociedade democrática.
  • Utiliza processos  de análise estrutural ( memorização global de palavras significativas)  e comparativa ( análise fonética) . Utiliza a preguicinha e  a caçada , que  agilizam a  aquisição da escrita  alfabética e ortográfica.
  • Os  jogos  e atividades lúdicas fazem parte do plano diário de atividades.
  • Inserção do aluno na cultura.
  • A ilustração dos textos pelos alunos é uma das características do método natural, pois amplia o significado língua escrita  e  uma expressão da linguagem do aluno antes  da escrita  e auxilia a organização do pensamento, além de representá-lo.
  • Professores como coordenadores e motivadores das atividades dos alunos. Ter autoridade e não ser autoritário. Professores  autoritários ou concessivos não estão  harmonia com a alfabetização natural.
  • As crianças se mostram motivadas e com sua autoestima elevada.
  • O ajustamento das atividades ao nível de aprendizagem dos alunos.
  • O trabalho  diversificado  livre e criador ( cantinhos de atividades). Os alunos tem direito a escolha das atividades. 
  • Escrever na frente  do  aluno. 
  • Está classificado no grupo dos métodos analíticos.
  • Tipo de letra  utilizada: script.
 
Fases  do  processo

  • Pré-leitura : vocabulário  escolhidos pelas crianças em votação.  Palavras e frases  compostos por  substantivos concretos e verbos no presente  do indicativo , ligados à vivência  da turma. As crianças memorizam em torno de 35 a  40  palavras. É uma fase  de memorização global de palavras significativas e com estas formam-se  frases e pequenos textos produzidos  pelos  alunos , os quais  leem e compõem, incorporando as regras da estrutura frasal. Nesta fase é  mais priorizada  a leitura, o ensino da escrita pode ser concomitante e é centrado no ensino dos movimentos  da escrita.
  • Leitura  real: após  o aluno reconhecer globalmente mais  de 35  palavras, introduzem-se  estímulos   a sua  análise fonética  estrutural ( sem romper com o todo auditivo da palavra: a "preguicinha "e  a  "caçada". Esses recursos levam o aluno a descoberta do valor sonoro ( fonemas) das letras  ou grupo de letras ( sílabas) e as suas variações  dentro e a partir  de palavras conhecidas. Estes  , depois de introduzidos levam os alunos a fazer analogias entre os valores  sonoros das letras em diferentes palavras e com elas formar novas palavras.
  • Leitura  com autonomia: na  fase   final , a dinâmica do trabalho propicia o desenvolvimento rápido e  autonomia  na leitura e na escrita, trabalhando-se a ortografia e , baseando-se na leitura , na compreensão e interpretação de textos produzidos pelos próprios alunos e de livros  da literatura infantil.  Há  preocupação de ler  e produzir textos de uso  social , tais como: bilhetes, cartinhas, relatórios de experiência, receitas. produção  de poesias, histórias, cantigas, parlendas .Jogos e materiais propiciam o estudo independente. 

                      Texto  coletivo sobre o que as crianças sabem sobre o cavalo

                        O tema surgiu a partir do interesse das crianças pelos cavalos.

Depois elas pesquisam sobre o cavalo.



Consultando o vocabulário 

As palavras escolhidas são escritas em folhas e desenhadas pelos alunos. É incentivada a auto verificação.




















Ambientes  de  Estimulação
Atividades  Diversificadas

Rodas  de Conversa ( assembleias)

Cantinho dos Jogos





Cantinho  das Artes  Plásticas





Mesa   de   atividades  de leitura  e  escrita. Também tema  a mesa  de atividades  de matemática.

Cantinho  da leitura 



Hora   da   História




 Cantinho  das  Ciências




Cantinho  da dramatização





Painés  de exposição  de trabalho





Tabela  do   Controle de sons e letras




 Registro  Semanal  de Lançamento do Vocabulário







A  letra   utilizada  é a  script ( letra de imprensa minúscula)



Lei  da melhor  continuidade
Porque não é  adequado  utilizar a letra  cursiva em turmas de alfabetização ?

Passagem  para  a  letra  cursiva













Preguicinha  com uso do estojo e  da  cartolina




Caçada  da letra "b"













Caçada  da letra  "m"





Lendo  palavras  com o bloquinho mágico
Muda  a primeira letra \muda a palavra.







Fichas  de caçada para  leitura
Palavras que iniciam com o som  da mesma letra.




Atividade de encaixe . Parear  letra  de imprensa e cursiva. Associar  letra inicial  ao  desenho.


Jogo  da memória de tampinhas.



Loto de  gravuras. Estimula  a leitura  rápida  de forma lúdica.



Caçada  a letra N. A criança  escolheu  as palvras da ficha . Leu  e  desenhou .



Hora   da história


Produções de texto  com  o  desenho da  criança  acima .




Produções  de texto  com  uso de imagem.





Caçada  a letra  "q"



Caçada   a  letra " h"


Formação  de frases  com  palavras  que iniciam com h. As  crianças fazem o desenho da atividade anterior ,escrevem o nome do desenho e formam  a  frase.


Cruzadinha com nomes de animais. Leitura das características .


 Fichas de autoditado, As crianças escolhem as figuras e escrevem.













Comentários