Livro Alfabetização Natural
Gilda Rizzo
Método com ensinamentos teóricos de Heloísa Marinho
Características do processo:
- As Ciências Naturais e Sociais, os jogos ,as Artes Cênicas , Plásticas , Musicais e Danças são partes integrantes de todo o processo como meios de expressão da Linguagem oral e escrita.
- A alfabetização ocorre como um processo de construção do conhecimento. O aluno é participante ativo do processo de ensino -aprendizagem , é autor de seus textos. São protagonistas e pensam sobre a escrita.
- A escolha do vocabulário pelo aluno. As palavras são escolhidas pelos alunos são significativas, geram temas que são do interesse dos alunos e muitas vezes surgem de situações do cotidiano da escola ou do meio social.O que é significativo é carregado de emoção e é memorizado globalmente com maior facilidade .
- O registro da linguagem( do discurso ) do aluno.
- A produção de textos fundamentada no vocabulário e linguagem do aluno.
- Rodas de conversa ( assembleias) e autodisciplina ( combinados da turma em relação as regras de convivência) . As crianças tem direitos e deveres e a serem ouvidas em suas opiniões e argumentos. Esta é a base de construção social , essencial a formação da cidadania em uma sociedade democrática.
- Utiliza processos de análise estrutural ( memorização global de palavras significativas) e comparativa ( análise fonética) . Utiliza a preguicinha e a caçada , que agilizam a aquisição da escrita alfabética e ortográfica.
- Os jogos e atividades lúdicas fazem parte do plano diário de atividades.
- Inserção do aluno na cultura.
- A ilustração dos textos pelos alunos é uma das características do método natural, pois amplia o significado língua escrita e uma expressão da linguagem do aluno antes da escrita e auxilia a organização do pensamento, além de representá-lo.
- Professores como coordenadores e motivadores das atividades dos alunos. Ter autoridade e não ser autoritário. Professores autoritários ou concessivos não estão harmonia com a alfabetização natural.
- As crianças se mostram motivadas e com sua autoestima elevada.
- O ajustamento das atividades ao nível de aprendizagem dos alunos.
- O trabalho diversificado livre e criador ( cantinhos de atividades). Os alunos tem direito a escolha das atividades.
- Escrever na frente do aluno.
- Está classificado no grupo dos métodos analíticos.
- Tipo de letra utilizada: script.
- Pré-leitura : vocabulário escolhidos pelas crianças em votação. Palavras e frases compostos por substantivos concretos e verbos no presente do indicativo , ligados à vivência da turma. As crianças memorizam em torno de 35 a 40 palavras. É uma fase de memorização global de palavras significativas e com estas formam-se frases e pequenos textos produzidos pelos alunos , os quais leem e compõem, incorporando as regras da estrutura frasal. Nesta fase é mais priorizada a leitura, o ensino da escrita pode ser concomitante e é centrado no ensino dos movimentos da escrita.
- Leitura real: após o aluno reconhecer globalmente mais de 35 palavras, introduzem-se estímulos a sua análise fonética estrutural ( sem romper com o todo auditivo da palavra: a "preguicinha "e a "caçada". Esses recursos levam o aluno a descoberta do valor sonoro ( fonemas) das letras ou grupo de letras ( sílabas) e as suas variações dentro e a partir de palavras conhecidas. Estes , depois de introduzidos levam os alunos a fazer analogias entre os valores sonoros das letras em diferentes palavras e com elas formar novas palavras.
- Leitura com autonomia: na fase final , a dinâmica do trabalho propicia o desenvolvimento rápido e autonomia na leitura e na escrita, trabalhando-se a ortografia e , baseando-se na leitura , na compreensão e interpretação de textos produzidos pelos próprios alunos e de livros da literatura infantil. Há preocupação de ler e produzir textos de uso social , tais como: bilhetes, cartinhas, relatórios de experiência, receitas. produção de poesias, histórias, cantigas, parlendas .Jogos e materiais propiciam o estudo independente.
Texto coletivo sobre o que as crianças sabem sobre o cavalo
O tema surgiu a partir do interesse das crianças pelos cavalos.
Depois elas pesquisam sobre o cavalo.
Consultando o vocabulário
As palavras escolhidas são escritas em folhas e desenhadas pelos alunos. É incentivada a auto verificação.
Ambientes de Estimulação
Atividades Diversificadas
Rodas de Conversa ( assembleias)
Cantinho dos Jogos
Cantinho das Artes Plásticas
Mesa de atividades de leitura e escrita. Também tema a mesa de atividades de matemática.

Cantinho da leitura
Hora da História
Cantinho das Ciências
Cantinho da dramatização
Painés de exposição de trabalho
Tabela do Controle de sons e letras
Registro Semanal de Lançamento do Vocabulário
A letra utilizada é a script ( letra de imprensa minúscula)
Lei da melhor continuidade
Porque não é adequado utilizar a letra cursiva em turmas de alfabetização ?
Passagem para a letra cursiva
Preguicinha com uso do estojo e da cartolina
Caçada da letra "b"
Caçada da letra "m"
Lendo palavras com o bloquinho mágico
Muda a primeira letra \muda a palavra.
Fichas de caçada para leitura
Palavras que iniciam com o som da mesma letra.
Jogo da memória de tampinhas.
Loto de gravuras. Estimula a leitura rápida de forma lúdica.
Caçada a letra N. A criança escolheu as palvras da ficha . Leu e desenhou .
Hora da história
Produções de texto com o desenho da criança acima .
Produções de texto com uso de imagem.
Caçada a letra "q"
Caçada a letra " h"
Cruzadinha com nomes de animais. Leitura das características .
Fichas de autoditado, As crianças escolhem as figuras e escrevem.
Comentários
Postar um comentário