Plano Anual para o 1º ano do ensino fundamental
Professora: Karla Cristina Carrozzino
Gaudencio
Princípios Norteadores da Prática Pedagógica
- Realizar as avaliações diagnósticas para conhecer as hipóteses de escrita dos alunos.
- Conhecer os alunos : seus interesses, contexto sócio-cultural, através de um projeto sobre a identidade.
- Realizar projetos interdisciplinares relacionados aos interesses dos alunos com as disciplinas de História, Geografia e Ciências, à fim de ampliar os conhecimentos dos alunos.
- Trabalhar temas transdisciplinares,relacionando-os a conceitos atitudinais, como: respeito aos animais, preservação ambiental, respeito as diferenças de etnia, cultura e de gênero, à fim de formar cidadãos mais tolerantes , sem preconceito , mais éticos e solidários.
- Estimular o pensamento crítico das crianças quanto às desigualdades sociais e conscientização de seus direitos e deveres.
- Planejar e direcionar atividades que envolvam as crianças, à fim de que estas sejam ativas no processo de ensino-aprendizagem.
- Realizar as atividades de forma que favoreça o diálogo, a curiosidade através de perguntas e pesquisas.
- Um planejamento que inclua atividades pedagógicas diversificadas e que estejam próximas do nível de aprendizagem dos alunos.
- Uma rotina diária para que as crianças tenham previsibilidade das atividades, favorecendo maior organização da sala e das atividades.
- Estimular a autonomia das crianças na organização da sala.
- Estimular a ajuda ao próximo.
- Realizar junto com os alunos os combinados que estabelecem as regras de convivência da turma, para que possam conviver em um ambiente de respeito, afeto, e cooperação com o próximo, favorecendo a organização necessária para que os alunos avancem no processo de ensino-aprendizagem.
- Estreitar relações com os alunos demonstrando afeto e respeito, porém usando a autoridade em caso de desrespeito e se for necessário chamar os pais para conversar.
- Transmitir segurança aos alunos com um planejamento organizado em uma sequência didática.
- Pesquisar e ampliar o conhecimento para utilizar a metodologia mais adequada a fim de que as crianças possam aprender e avançar.
- Atividades que intervenham nas hipóteses de escrita dos alunos.
- Alfabetizar em um contexto de letramento com textos que tenham função social e sejam significativos para as crianças.
- Realizar intervenções pedagógicas de acordo as hipóteses pré-silábicas e silábicas de escrita. Atividades, tais como:
- Reconhecimento dos nomes e de outras palavras de forma global/associando-as aos objetos ou seres.
- É mais importante um processo de ensino-aprendizagem que apresente maior qualidade do que quantidade, atendendo a todos de forma mais satisfatória,mesmo que demore mais tempo.
- Reconhecimento das letras iniciais e finais ( vogais e consoantes), comparar semelhanças e diferenças entre os nomes e outras palavras. Relacionar fonema/grafema das iniciais das palavras. Organizar as letras, tendo como suporte outra palavra ( atividades com letras móveis ou em folhas xerocadas), distinguir letras e números, contar número de letras e sílabas das palavras.
- Completar com letra e sílaba inicial, escrever de acordo com a hipótese de escrita e intervir nessas hipóteses, com o objetivo de que relacionem fonema/grafema e avancem para o nível alfabético.
- Vincular o discurso oral e o texto escrito, distinção entre imagem e escrita, reconhecer suportes diferentes de textos distintos, reconhecer as letras como constituintes do texto, introdução à distribuição espacial do texto e da estrutura das frases, localizar qualquer palavra no texto, incluindo verbos, artigos e preposições, usar preferencialmente textos, cujo conteúdo já está memorizado para leitura.
- Adaptar quando necessário as atividades dos alunos alfabéticos e realizar parcerias com estes nas atividades mais difíceis para os alunos com níveis iniciais de escrita, estimulando a inclusão e a cooperação entre os alunos.
- Desenvolver o gosto e a fluência na leitura, realizando leituras diárias de livros de histórias, empréstimos de livros, conversas e indicações sobre estes para os outros colegas. Estimular a produção de textos, levando um caderno de meia pauta para casa para desenhar e escrever sobre a história lida e compartilhar essa leitura e desenho com os outros colegas. Realizar também leitura e interpretações de textos individuais tais como: de contos de fadas, fábulas e outras histórias de autores como Mary França, Sônia Junqueira, Ziraldo, etc.
- Utilizar a leitura de outros gêneros textuais e a sua função social, como: textos informativos, poesias, narrativas, bilhetes, cartas, listas, cartões, etc.
- Produzir textos coletivos, desenvolvendo a oralidade e organização do pensamento, para que depois possam expressar o pensamento nas produções de textos escritos individualmente. Seja uma frase ou pequeno texto.
- Trabalhar a matemática, realizando atividades de construção da noção de número ( relação quantidade/numeral) e situações–problemas relacionados a adição, subtração, noções de multiplicação e divisão. Operações matemáticas de adição e subtração com unidades. Ampliar o sistema de numeração decimal até cem. Realizar estas atividades, envolvendo a função da matemática na vida cotidiana dos alunos e de forma concreta e lúdica, como a contagem do total de alunos na sala, calendário,relógio, situações envolvendo objetos e brinquedos que os alunos utilizam no dia a dia, jogos e brincadeiras, tornando as atividades pedagógicas gráficas mais fáceis de serem compreendidas pelos alunos, material concreto como tampinhas, palitos e material dourado, dinheirinho. Inserir as atividades de matemática nos temas interdisciplinares, quando estes sugerirem.
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