PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA





Plano Anual para o 1º ano do ensino fundamental
Professora: Karla Cristina Carrozzino Gaudencio


Princípios Norteadores da Prática Pedagógica


       
  • Realizar as avaliações  diagnósticas para conhecer as hipóteses de escrita dos alunos.
  • Conhecer os alunos  : seus interesses, contexto sócio-cultural, através de um projeto sobre a identidade. 
  • Realizar projetos interdisciplinares relacionados aos interesses dos alunos com as disciplinas de História, Geografia e Ciências, à  fim  de  ampliar  os conhecimentos  dos alunos.
  • Trabalhar temas transdisciplinares,relacionando-os a conceitos atitudinais, como: respeito aos animais, preservação ambiental, respeito as diferenças de etnia, cultura e de gênero, à fim de formar cidadãos mais tolerantes , sem preconceito , mais éticos e solidários.
  •  Estimular o pensamento crítico das crianças quanto às desigualdades sociais e conscientização de seus direitos e deveres.
  •  Planejar e direcionar atividades que envolvam as crianças,  à fim de que  estas sejam ativas no processo de ensino-aprendizagem. 
  • Realizar as atividades de forma que favoreça o diálogo, a curiosidade através de perguntas e pesquisas. 
  • Um planejamento que inclua atividades pedagógicas diversificadas e que estejam próximas do nível de aprendizagem dos alunos. 
  • Uma rotina diária para que as crianças tenham previsibilidade das atividades, favorecendo maior organização da sala e das atividades.
  • Estimular a autonomia  das crianças na organização da sala.
  • Estimular  a  ajuda  ao próximo.
  •  Realizar junto com os alunos os combinados que estabelecem as regras de convivência da turma, para que possam conviver em um ambiente de respeito, afeto, e cooperação com o próximo, favorecendo a organização necessária para que os alunos avancem no processo de ensino-aprendizagem. 
  • Estreitar relações com os alunos demonstrando afeto e respeito, porém usando a autoridade em caso de desrespeito e se for necessário chamar os pais para conversar. 
  • Transmitir segurança aos alunos com um planejamento organizado em uma sequência didática.
  • Pesquisar e ampliar o conhecimento para utilizar a metodologia mais adequada a fim de que as crianças possam aprender e avançar.
  • Atividades que intervenham nas  hipóteses  de  escrita  dos alunos. 
  • Alfabetizar em um contexto de letramento com textos que tenham função social e sejam significativos para as crianças.
  • Realizar  intervenções  pedagógicas de acordo as hipóteses  pré-silábicas e silábicas de escrita. Atividades, tais como: 
  • Reconhecimento dos nomes e de outras palavras de forma global/associando-as aos objetos ou seres.
  • É mais importante um processo de ensino-aprendizagem que apresente maior qualidade do que quantidade, atendendo a todos de forma mais satisfatória,mesmo que demore mais tempo. 
  • Reconhecimento das letras iniciais e finais ( vogais e consoantes), comparar semelhanças e diferenças entre os nomes e outras palavras. Relacionar fonema/grafema das iniciais das palavras. Organizar as letras, tendo como suporte outra palavra ( atividades com letras móveis ou em folhas xerocadas), distinguir letras e números, contar número de letras e sílabas das palavras.   
  • Completar com letra e sílaba inicial, escrever de acordo com a hipótese de escrita e intervir nessas hipóteses, com o objetivo de que  relacionem fonema/grafema e avancem para o nível alfabético. 
  • Vincular o discurso oral e o texto escrito, distinção entre imagem e escrita, reconhecer suportes diferentes de textos distintos, reconhecer as letras como constituintes do texto, introdução à distribuição espacial do texto e da estrutura das frases, localizar qualquer palavra no texto, incluindo verbos, artigos e preposições, usar preferencialmente textos, cujo conteúdo já está memorizado para leitura. 
  • Adaptar quando necessário as atividades dos alunos alfabéticos e realizar parcerias com estes nas atividades mais difíceis para os alunos com níveis iniciais de escrita, estimulando a inclusão e a cooperação entre os alunos.
  •  Desenvolver o gosto e a fluência na leitura, realizando leituras diárias de livros de histórias, empréstimos de livros, conversas e indicações sobre estes para os outros colegas. Estimular a produção de textos, levando um caderno de meia pauta para casa para desenhar e escrever sobre a história lida e compartilhar essa leitura e desenho com os outros colegas. Realizar também leitura e interpretações de textos individuais tais como: de contos de fadas, fábulas e outras histórias de autores como Mary França, Sônia Junqueira, Ziraldo, etc. 
  • Utilizar a leitura de outros gêneros textuais e a sua função social, como: textos informativos, poesias, narrativas, bilhetes, cartas, listas, cartões, etc. 
  • Produzir textos coletivos, desenvolvendo a oralidade e organização do pensamento, para que depois possam expressar o pensamento nas produções de textos escritos individualmente. Seja uma frase ou pequeno texto.
  • Trabalhar a matemática, realizando atividades de construção da noção de número ( relação quantidade/numeral) e situações–problemas relacionados a adição, subtração, noções de multiplicação e divisão. Operações matemáticas de adição e subtração com unidades. Ampliar o sistema de numeração decimal até cem. Realizar estas atividades, envolvendo a função da matemática na vida cotidiana dos alunos e de forma concreta e lúdica, como a contagem do total de alunos na sala, calendário,relógio, situações envolvendo objetos e brinquedos que os alunos utilizam no dia a dia, jogos e brincadeiras, tornando as atividades pedagógicas gráficas mais fáceis de serem compreendidas pelos alunos, material concreto como tampinhas, palitos e material dourado, dinheirinho. Inserir as atividades de matemática nos temas interdisciplinares, quando estes sugerirem.








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