Como começamos?
Fevereiro
Conhecendo os alunos. Seus desenhos , a noção do seu esquema corporal, se já escrevem o seu nome, o que gostam e não gostam, suas hipóteses de escrita. O reconhecimento global do seu nome, a letra inicial do seu nome e dos colegas ( letras do alfabeto), através do telhadinho com os nomes mostrado na roda.
Na rodinha, as crianças socializaram seus desenhos e relataram o que gostam e não gostam.
Vimos o dia no calendário e contamos o total de alunos, nesse momento também avaliei se já conheciam os números , a relação quantidade /numeral e se já sabiam a ideia de juntar ( adição). Cantamos músicas e também ouviram uma história: " Tem um Monstro na Minha Casa". A organização da sala e rotina ainda é como na educação infantil , em grupos de atividades diversificadas : massinha, jogos, desenho, atividade escolar, livros, brinquedos e conversa sobre os temas trabalhados na roda.
O objetivo foi conhecer os alunos , inseri-los gradualmente no ensino fundamental para não sentirem grandes diferenças em relação a educação infantil, respeitando o desenvolvimento destas e conhecendo suas hipóteses de escrita, as atividades diagnósticas duraram uma semana, pois avaliei pequenos grupos todos os dias.

Para que servem as letras e os números?
Relatos dos alunos ( textos coletivos)
Levei para a roda : fita métrica, encartes de supermercado, relógio, calendário....
No próprio texto coletivo perceberam que este é composto por letras e foram lembrando outros suportes textuais em que estas estão presentes e sua função na sociedade.
Objetivos: conhecer se as crianças distinguem letras e números e conhecem a função destes na sociedade.
Atividades com nomes dos alunos
Chamadinha na rodinha .
Objetivos: reconhecer o seu nome de dos colegas globalmente, letras inciais e finais , semelhanças e diferenças entre os nomes, desenvolver a coordenação motora fina , aprender de forma lúdica e significativa as letras do alfabeto , associando-as as iniciais dos nomes dos alunos, sua ordem e a relação fonema /grafema.
Atividade : enfeitar a letra inicial do nome com bolinhas de papel crepom e escrever o nome . Organizar as letras na ordem alfabética, falando quem começa por aquela letra. deixar exposto na sala por um tempo.
Apresentação do alfabeto
Novas figuras vão sendo acrescentadas de acordo com o tema trabalhado!
Apresentação do alfabeto que já estava na sala, depois é feito uma alfabeto com nomes dos alunos e vão sendo acrescentado novas figuras e nomes de acordo com o tema ou projeto trabalhado.
Apresentação na ordem alfabética , nomeando as letras e depois relacionando-as a figuras / nomes .
Atividade : escrever o nome , copiando ou não do telhadinho, escrever a letra incial, final e o nº de letras.
Objetivos: conhecer as letras do alfabeto, sua ordem, as vogais e consoantes e suas funções na palavra, associando-as as letras iniciais dos nomes dos colegas e as figuras do alfabeto. Conhecer que o alfabeto é composto de 26 letras e questioná-los para que servem essas letras, conhecendo e ampliando o conhecimento prévio dos alunos sobre a função social da escrita.
Leitura de imagens : textos não verbais.
Leitura de rótulos : palavras memorizadas globalmente
Leitura de imagens: não fumar, imagens de banheiro feminino e masculino, sinais de trânsito , beber e não dirigir, placa de trânsito.
Leitura global de rótulos levados pelas crianças: colar na letra do alfabeto.
Leitura de história só com imagens.
Objetivos: perceber que já sabem ler muitas coisas, que muitas vezes podemos ler coisas que não tem letras ( textos não verbais). Que já sabem ler muitas palavras memorizadas globalmente como os rótulos e os nomes dos alunos.
Combinados da sala
A História da Escrita
ALFABETO COM NOMES
Chamadinha
Alfabeto
Destaque das vogais
Março
Vogais
Cartaz da galinha do vizinho
Dobradura da galinha
Atividade correspondência termo a termo com os ovos da galinha do vizinho ( folha ) e atividades no livro de matemática.
Dobradura da galinha , desenhos da paisagem e colar ovinhos na sequência de 1 a 10.
O amigo e amiga da sala
Atividades e brincadeiras com o corpo
esquema corporal ( partes do corpo), lateralidade, orientação espacial.
Faremos o diário dos amigos da sala: as crianças irão levar os amigos para casa e escrever o que fizeram durante o dia com eles.
Textos coletivos sobre a Moana e o Homem -aranha
Completar os nomes das partes do corpo com as letras iniciais e vogais que faltam
Recortar e colar a cabeça e desenhar o restante do corpo
Escrita conforme a hipóteses de escrita das partes do corpo.
A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
relação quantidade numeral até 10
Poema : Nome de gente
Pesquisa sobre os nomes
Abril
Sons nasais
As Nossas Famílias
Texto coletivo sobre a família
As famílias são diferentes
Respeite as diferenças
Gráfico das famílias e situações problemas
O Livro da Família
Colagem das famílias diferentes e escrita pelas crianças de forma coletiva com as outras e mediações da professora (aquisição da escrita alfabética e ortográfica)
Texto coletivo sobre a família ( mesmo procedimento com o cartaz das famílias diferentes).
Leitura do poema de Pedro Bandeira
A Minha Família
Lista de palavras que iniciam com o som do "F" de família
(relatos dos alunos)
Contar nº de sílabas
Letra inicial
Sílaba inicial
Soletrar como se escreve cada sílaba.
Juntar as letrinha na mente e ler os pedacinhos ( sílabas)
Destaque em vermelho das sílabas iniciais.
Atividades de aquisição da escrita alfabética
Enfatizar o som inicial da letra F
Destaque das sílabas iniciais.
Circular somente os desenhos que iniciam com F, porém outras letras e sílabas iniciais também são trabalhadas.
Leitura de palavras que iniciam com F. Destaque das sílabas iniciais.
Cruzadinha letra F
Livro: alfabetização divertida
Leitura dos textos coletivos e escrita das famílias diferentes.
ESCRITA DOS NOMES DOS FAMILIARES
COMPLETAR COM LETRAS INICIAIS E VOGAIS.
CONSULTAR RETÂNGULO DE LETRAS.
Cartão para a família
Escrita da mensagem ( frases).
Avaliações das hipóteses de escrita
A avaliação é formativa , as atividades são colocadas em um portfólio.
As crianças fizeram a atividade sobre o corpo no carnaval, mas só escreveram os nomes das partes do corpo em abril. Desenharam a pessoa com a sua fantasia preferida.
Avaliação da relação quantidade/numeral.
Quantos anos eu tenho?
Desenhar e contar as velinhas do bolo.
Gráfico das famílias e situações -problemas.
Fizemos o gráfico na roda . Foram escolhidas cinco crianças. Contaram e compararam a quantidade de pessoas nas famílias.
Qual tem mais pessoas?
Quem tem menos?
Quantas ´pessoas a mais tem família do Miguel em relação a do Paulo?
Se juntarmos as pessoas das famílias do Fabrício e da Nicolly , quantas pessoas dão no total?
Também fizeram atividade na folha, porém com menos perguntas.
Iniciamos as atividades com a sacola da leitura.
As crianças escolhem um livro , desenham e escrevem sobre o livro.
Depois eu conto a história e conversamos sobre o livro.
Poema : " A Casa" de Vinicius de Moraes
Leitura e interpretação oral
Conversa na roda sobre a sua casa e o tema sobre o assunto.
Frente da casa, dentro da casa,cômodos, o que tem em cada cômodo, diferentes tipos de moradias, pessoas que não tem casa, más condições de moradias, direito a moradia , a quem devemos exigir, solidariedade a essas pessoas, localização da casa.
Lista de palavras que iniciam com " C"
( relatos dos alunos). Destaque das sílabas inicias.
Atividade : circular somente os desenhos que iniciam com a letra "C", fonema /k/. Escrever letras e sílabas iniciais.
Ler e circular os nomes dos desenhos.
Destaque das sílabas iniciais ( sílabas da letra c som /k/).
AUTODITADO
ESCREVER NOMES DE DESENHOS QUE INCIAM COM O SOM DA LETRA "C"= K.
Relatar na roda o seu endereço ( atividade de casa e continuar em aula)
Desenhar a sua casa na rua , escrever o nome da rua, escrever o número da casa, desenhar o ponto de referência de sua casa e o que tem próximo. Desenhar outras ruas próximas a sua casa. ( mapinha)
Concluir que sua rua está em um bairro. Dizer o nome do bairro e o que tem no bairro. Listar ( escrever).
Mapa da localização da casa
Essa é a minha rua !
Cartaz de diferentes tipos de moradias
Atividade individual
Escrever os nomes das moradias e ligar a quem mora nestas.
Avaliação diagnóstica do nível de escrita realizada em maio
O problema da falta de moradias e o direito a moradia
Escrever legenda sobre a imagem , relacionada ao morador de rua
Os Animais e o Meio Ambiente
A Baleia
Depois dos alunos relatarem uma lista de palavras que inicia com o som da letra "B", nas quais foram destacadas as sílabas iniciais em vermelho, as crianças realizaram uma atividade com o objetivo de desenvolverem a consciência fonêmica do som da letra inicial das palavras que iniciam com a mesma letra , no caso o som da letra "B".
Atividade: relacionar os nomes dos desenhos que iniciam com o som da letra " B". Completar com as letras e sílabas iniciais . Somente envolverão aqueles nomes que iniciam com a letra "B" , porém também completarão com as letras e sílabas iniciais , os nomes que iniciam com outras letras.
Esta atividade intervém na hipótese de escrita dos alunos pré- silábicos e silábicos. Os silábicos- alfabéticos e alfabéticos , poderão desenhar e escrever os nomes dos desenhos, ou recortar figuras e escrever.

OBS: esse texto é considerado uma história criada, uma lenda.
Quem criou a boneca Abayomi foi a artista plástica: Lena Martins.
Segue abaixo o texto informativo sobre a Boneca Abayomi!
Abayomi
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisaA PALAVRA ABAYOMI TEM ORIGEM IORUBÁ, E COSTUMA SER UMA BONECA NEGRA, SIGNIFICADO AQUELE QUE TRAZ FELICIDADE OU ALEGRIA. (ABAYOMI QUER DIZER ENCONTRO PRECIOSO: ABAY=ENCONTRO E OMI=PRECIOSO). O NOME SERVE PARA MENINOS E MENINAS, INDISTINTAMENTE. NÃO SE DEVE CONFUNDIR COM ABAIOMI, TAMBÉM IORUBÁ, DE SIGNIFICADO DIVERSO.
O NOME É COMUM NA ÁFRICA, PRINCIPALMENTE NA ÁFRICA DO SUL, EMBORA TAMBÉM SEJA ENCONTRADO COM FREQUÊNCIA ATÉ O NORTE DA ÁFRICA, E MAIS RARAMENTE, NO BRASIL.
NO BRASIL, ALÉM DE NOME PRÓPRIO, DESIGNA BONECAS DE PANO ARTESANAIS, MUITO SIMPLES, A PARTIR DE SOBRAS DE PANO REAPROVEITADAS, FEITAS APENAS COM NÓS, SEM O USO DE COLA OU COSTURA, DE TAMANHO VARIANDO DE 2 CM A 1,50 M, SEMPRE NEGRAS.
CONTA-SE QUE A ORIGEM DAS BONECAS "SE DEU NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO, AS MULHERES NEGRAS FAZIAM BONECAS PARA AS CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS. ELAS AS AS CONFECCIONAVAM COM PEDAÇOS DE SUAS SAIAS, ÚNICO PANO ENCONTRADO NOS NAVIOS NEGREIROS, PARA ACALMAR E TRAZER ALEGRIA PARA TODOS". CONTUDO, TEMOS DE CONSIDERAR OS FATOS. PRIMEIRAMENTE, OS AFRICANOS TRAZIDOS ÀS AMÉRICAS EM NAVIOS NEGREIROS, COMO ESCRAVOS, VIAJAVAM NUS. AINDA QUE VIESSEM VESTIDOS, A POSSIBILIDADE DE AS MULHERES ESTAREM USANDO SAIAS DE TECIDOS É INEXISTENTE. MUITOS QUADROS E RELATOS DOS NAVIOS NEGREIROS RELATAM AS CONDIÇÕES EM QUE VIAJAVAM ESSES SERES HUMANOS; PARA ALÉM DISSO, A HISTÓRIA É TÃO RECENTE QUE ALGUÉM QUE ACREDITASSE NELA DEVERIA SE PERGUNTAR "ONDE SE ESCONDEU ESSE FATO POR TANTOS SÉCULOS?" - ISSO, POR SI, DESMENTE A LENDA CRIADA RECENTEMENTE.
A HISTÓRIA DAS BONECAS ABAYOMI COMEÇOU COM LENA MARTINS, ARTISTA DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO, EDUCADORA POPULAR E MILITANTE DO MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS, QUE PROCURAVA NA ARTE POPULAR UM INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E SOCIABILIZAÇÃO. ASSIM, FOI LENA MARTINS A ARTISTA QUEM CRIOU A BONECA SEM COSTURA E SEM COLA, QUE MAIS TARDE RECEBEU O NOME DE ABAYOMI - DADO PELA PRÓPRIA LENA POR OCASIÃO DO NASCIMENTO DO FILHO DE UMA AMIGA SUA - QUE, SE FOSSE MENINA, SE CHAMARIA ABAYOMI - LENA, ACHOU O NOME LINDO E NÃO QUIS DESPERDIÇÁ-LO - DANDO-O À BONECA DE SUA CRIAÇÃO. LOGO, OUTRAS MULHERES, E VÁRIAS GERAÇÕES, VINDAS DE VÁRIOS MOVIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS, APRENDERAM COM ELA, JUNTARAM-SE E FUNDARAM NO RIO DE JANEIRO A COOPERATIVA ABAYOMI, EM DEZEMBRO DE 1988, DANDO CONTINUIDADE AO TRABALHO DESDE ENTÃO.[1]
A COOPERATIVA ESTIMULA AS RELAÇÕES DE GENEROSIDADE, O FORTALECIMENTO DA AUTOESTIMA E RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA DE NEGROS E DESCENDENTES, PARA SUPERAR AS DESIGUALDADES DE GÊNERO, INTEGRANDO A CULTURAL BRASILEIRA.
Referências











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