Se aprende a ler lendo e a escrever escrevendo! ( Emília Ferreiro ) É através do texto que o ser humano, pode materializar a sua linguagem, texto esse que na criança inicia-se pelo discurso oral, depois o desenho e finalmente a produção escrita .
Esses alunos do 1° ano já estavam alfabéticos: lendo e escrevendo. Cada um produziu o seu livrinho de história. Foram realizadas apenas intervenções ortográficas. Eles amam essa atividade, porém no 1° ano, muitos apesar de serem alfabéticos , ainda não apresentam autonomia, por isso precisam da minha orientação individual ! Chamo cada dia um ou dois alunos para desenhar e escrever! Eles desenham , depois contam a história do desenho e depois escrevem o que falaram! Sempre falo que história tem início meio e fim e pergunto como começa uma história(Era uma vez..., Um belo dia...) ,que no meio contamos o que aconteceu e no fim , criamos um final. Etapas necessárias para a história apresentar coesão textual. São histórias curtas com três ou quatro páginas, próprias para o nível de 1° ano. Tinham poucos alunos que não estavam alfabéticos, neste caso , fui intervindo mais , perguntando ou falando a letra e mesmo registrando a fala da criança. No final elas leram para a turma e pais e fizeram uma tarde de autógrafos!
Depois vou digitar histórias de várias turmas , que podem servir de textos de leitura para outras turmas lerem!
Crianças autoras de suas histórias / 1° ano /2019
Alice é a estagiária da UFF! O cabelo rosa e tapando o olho é igualzinho!
Enzo apresenta características do espectro autista! Adora monstros e dinossauros, mas não podemos contar histórias e nem músicas de monstros, pois entra em crise! Para escrever esse livrinho, foi um parto , demorou dois dias. Entrou em crise e não queria escrever. Falei para apoio, deixar ele a vontade e pedir só para ele desenhar, mesmo assim não quis. Então por fim , descobri que o problema eram as linhas. Tirei as linhas e ele desenhou os monstros . No dia seguinte fiz as linhas e ele escreveu sobre cada monstro, descrevendo suas características. Queria escrever 1 olho ( com o desenho do olho) , se fosse corrigido, entrava em crise , então deixamos assim! Ele é um amor, metódico ao extremo e cheio de manias! Tinha dias que as situações eram muito engraçadas, mas são as diferenças e devemos conviver, aprender e compreender o outro!
Título: O príncipe Luiz e a Princesa a Karla
Autora : Luiza Martins
Essa foi a minha história! Até chorei!
Eu era mesmo uma princesa solitária! Hoje vivo em uma casa linda! Só o filho que não tenho, também não tenho muita vontade!
Elas ainda trazem o estereótipo da princesa que é salva pelo príncipe ! Ainda vou contar a história da Frida Kahlo! Uma princesa diferente!



Comentários
Postar um comentário