CRIANÇAS AUTORAS DE SUAS HISTÓRIAS ( 1º ANO\2019)




Se aprende a ler lendo e a escrever  escrevendo! ( Emília Ferreiro ) É através do texto que o ser humano, pode materializar a sua linguagem, texto esse que na criança inicia-se pelo discurso oral, depois o desenho e finalmente a produção escrita . Esses alunos do 1° ano já  estavam alfabéticos: lendo e escrevendo. Cada um produziu o seu livrinho de história. Foram realizadas apenas intervenções ortográficas. Eles amam essa atividade,  porém  no 1° ano, muitos apesar  de serem alfabéticos  , ainda não  apresentam autonomia,  por isso precisam da minha orientação individual  ! Chamo cada dia um ou dois alunos  para desenhar  e escrever!  Eles desenham , depois contam a história  do desenho e depois escrevem o que falaram! Sempre falo que história tem início  meio e fim e pergunto como começa uma história(Era uma vez..., Um belo dia...)  ,que  no meio contamos o que aconteceu  e no fim , criamos  um final. Etapas necessárias para a história apresentar coesão textual. São  histórias curtas com três  ou quatro páginas,  próprias  para o nível  de 1° ano.  Tinham poucos alunos que não  estavam alfabéticos,  neste caso , fui intervindo mais , perguntando  ou falando a letra e mesmo registrando a fala da criança. No  final elas leram para a turma e  pais e fizeram uma tarde de autógrafos!
Depois vou digitar histórias de várias  turmas , que podem servir de textos de leitura para outras turmas lerem!
Crianças autoras de suas histórias / 1° ano /2019

Alice é  a estagiária da UFF! O cabelo  rosa e tapando o olho é  igualzinho!







Enzo apresenta características do espectro autista! Adora monstros  e dinossauros,  mas não  podemos contar histórias e nem músicas  de monstros, pois entra em crise! Para escrever esse livrinho, foi um parto , demorou dois dias. Entrou em crise e não  queria escrever. Falei para apoio, deixar ele a vontade  e pedir só  para ele desenhar, mesmo assim não  quis. Então  por fim , descobri que o problema  eram as linhas. Tirei as linhas e ele desenhou os monstros . No dia seguinte fiz as linhas e ele escreveu  sobre cada monstro, descrevendo suas características.  Queria escrever 1 olho ( com o desenho do olho) , se fosse corrigido,  entrava em crise , então  deixamos assim! Ele é  um amor, metódico ao extremo e cheio de manias! Tinha dias que as situações eram muito engraçadas,  mas são  as diferenças e devemos conviver,  aprender e compreender o outro!



Título: O príncipe Luiz e a Princesa a Karla
Autora : Luiza Martins
Essa foi a minha história! Até  chorei!
Eu era mesmo uma princesa solitária! Hoje vivo em uma casa linda! Só  o filho que não  tenho, também não  tenho muita vontade!
Elas ainda trazem o estereótipo da princesa que é  salva pelo  príncipe ! Ainda vou contar a história da Frida Kahlo! Uma princesa diferente!
























































Comentários