Plano Anual para o 1º ano do ensino fundamental
Língua Portuguesa
Práticas de Linguagem: análise linguística\semiótica (alfabetização), oralidade, leitura\escuta (compartilhada e autônoma), escrita (compartilhada e autônoma).
Obs. Antes de iniciar as atividades devemos realizar avaliações diagnósticas para conhecermos as hipóteses de escrita dos alunos e intervirmos próximo a esse nível de escrita. Os objetivos serão especificados nos planejamentos semanais.
Conteúdos:
Análise linguística\semiótica\alfabetização ( Aquisição do sistema de escrita alfabético e ortográfico ) |
Nomes dos alunos: letras iniciais, finais, comparar semelhanças e diferenças entre os nomes, reconhecimento global ( leitura memorizada), Contar nº
·
Imagens, desenhos,
símbolos, gestos, música, etc. (Outras Formas de Comunicação que o Aluno já
Conhece/ Texto não verbal)
· Rótulos ( Palavras que as crianças já sabem ler, leitura global de palavras conhecidas no meio social).
· A História da Escrita
· Alfabeto: nomes das letras, composição: vogais consoantes e letras estrangeiras, número de letras do alfabeto, ordem das letras. Apresentação de diferentes grafias, porém escreverão ainda com a letra de forma maiúscula. Não será exigida a letra cursiva!
· Vogais: são sons mais sonoros, portanto mais audíveis para a criança relacionar o seus fonemas aos grafemas. Relacionar fonema \grafema das vogais iniciais e das vogais nas sílabas das palavras.
·
Encontros vocálicos:
não há muita necessidade! Os encontros podem ser aprendidos em frases
significativas, como em diálogos, como:
“Oi Caio!” Ou nas palavras, como:
boi.
·
Sons nasais com uso
do til: ã, ãe, ão, õe
· Consoantes: b, c, d, f, g, j, l, m, n, p, r, s, t, v, x,
A “Aquisição do Sistema de Escrita Alfabética e Ortográfica de Forma Significativa e Discursiva”, engloba atividades com todas as letras, onde os temas interdisciplinares organizam a aquisição do sistema de escrita alfabética. São realizadas textos coletivos e pesquisas sobre determinado tema, além de listas de palavras de determinado campo semântico, que trabalham relação a fonema /grafema das letras e sílabas iniciais de palavras. A criança assim irá reconhecendo a maioria das letras do alfabeto e estabelecendo
a relação fonema/grafema. Ex: partes do corpo, brinquedos preferidos, frutas, dinossauros, etc. As crianças escrevem de acordo com as hipóteses de escrita e todas as sílabas são trabalhadas, canônicas e não canônicas. Como por exemplo, uma lista de espécies de dinossauros carnívoros: tiranossauro, espinossauro, carnotauro...
Apesar de o planejamento apresentar uma organização linear, não significa que as atividades ocorrem assim, pois as atividades com leitura e produções de textos coletivos e individuais são desenvolvidas desde o início do processo de alfabetização. As atividades com nomes não ocorrem somente no início do ano, não iniciamos pelas vogais e depois as consoantes, mas pelas letras iniciais dos nomes, sendo estas consoantes e vogais, apesar de depois fazermos essa divisão.
A organização metodológica do processo de alfabetização poderá ocorrer de duas maneiras: a relação fonema\grafema organiza os temas interdisciplinares ou os temas interdisciplinares organizam a relação fonema\grafema. A organização metodológica será uma opção do educador, poderá ensinar da forma que se sentir mais seguro , no entanto é necessário a participação ativa das crianças no processo de alfabetização para que este tenha sentido. A sequência das letras também poderá ser organizada de acordo com a forma que a professora achar mais apropriada ou de acordo com algum assunto que esteja sendo significativo para as crianças na sala, sendo as palavras destacadas do tema que está sendo trabalhado.
Fonemas /sílabas canônicas: b, c, d , f ,g , j, l, m, n, p, r, s, t, v , x, z .A escrita de uma sequência dos fonemas , não quer dizer que um fonema irá ser trabalhado de cada vez e nem que não irão ser abordadas as sílabas não canônicas ou complexas, porém são listas de palavras que começam com determinada letra, relacionando o som das letras e sílabas iniciais. São realizadas atividades de leitura e escrita que estão explicadas com maiores detalhes na metodologia de ensino/´aprendizagem).
Sílabas não canônicas: , ce, ci, ç, ge, gi ,qua, que, qui, gua, gue, gui, rr ( som forte), r(som brando), ss( som forte), s( som brando), Sons nasais: palavras com til/( ã ,ãs, ão, õe, ões), vogais seguidas de “m” ou “n” ( an, am, en, em, etc.). Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, em , ens). Também são sons nasais. Regra ortográfica: “m”, antes de “p” e “b” e a maioria das palavras terminam com “m”. Antes de vogais escrevemos a letra h. Dígrafos: nh, lh, ch, encontros consonantais ( br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “L” ( al, el), vogais seguidas de “s” ( as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,es). Sons do “x” ( x=ch, x=z, x= s, x= ks, x= ss).
· Escrita compartilhada e autônoma (produção de textos): produção de textos coletivos e individuais (pode ser uma frase ou pequenos textos). Produção de diversos gêneros textuais, como: listas, agendas, calendários, álbuns com fotos ou ilustrações e legendas, bilhetes, avisos, cartas, textos informativos (pesquisas na internet e enciclopédia, entrevistas, verbetes de enciclopédia, curiosidades , relatos de experimentos, tabelas, gráficos, enunciados de tarefas escolares),narrativos ( histórias), jornalísticos( notícias e reportagens), publicitários (anúncios), reivindicatório ( carta ao prefeito, abaixo -assinado), jurídicos ( Estatuto da Criança e do Adolescente), poemas, poesias, parlendas, cantigas, trava-línguas, ditados populares, lendas, fábulas, contos de fadas, adivinhas... Estrutura frasal (espaço entre as palavras na frase e uso do ponto final). Reconhecimento de outros sinais de pontuação e suas funções no texto, como: ponto de interrogação, exclamação e vírgula.
· Leitura compartilhada e autônoma: global, leitura decodificada, com compreensão e desenvolvimento da fluência. São os mesmos gêneros textuais relacionados à produção de textos.
· Oralidade: produção de texto
História e Geografia
(Temas que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar com a linguagem oral, leitura e escrita e matemática)
· Identidade: Eu sou assim (o meu corpo), minhas preferências, minha idade, minha data de nascimento, minha família, minha casa, minha escola ,meu bairro, minha linha do tempo, meus dados pessoais, etc.)
· Brinquedos e Brincadeiras
· Profissões
· Meios de Comunicação
· Meios de Transporte e Trânsito
· Cultura indígena
· Cultura Africana
· Ciências ( Temas que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar com a linguagem oral , leitura e escrita e matemática)
· Corpo , higiene e saúde
· . Animais ( insetos, mamíferos, répteis, aves, peixes, anfíbios)
· . Plantas
· . Dinossauros
· . Alimentação Saudável
· . Preservação Ambiental
· . A água
· . Sistema Solar
P. S: Podem ser escolhidos alguns temas das áreas do conhecimento social e natural e realizarmos um projeto com estes, além de outros que podem surgir na sala, tais como: os índios, o sistema solar, o fundo do mar, animais de jardim, brincadeiras do tempo de nossas avós, Podem estudar de acordo com interesse que surgir , como: a barata, a borboleta, a formiga, a galinha, etc.
P. S: Podem ser escolhidos alguns temas das áreas do conhecimento social e natural e realizarmos um projeto com estes, além de outros que podem surgir na sala, tais como: os índios, o sistema solar, o fundo do mar, animais de jardim, brincadeiras do tempo de nossas avós, etc.
Outras Linguagens
Música, Movimento e Artes Plásticas
· Conteúdos
· As atividades lúdicas são importantes no desenvolvimento intelectual e afetivo, as brincadeiras e jogos, permitem que os alunos entendam o mundo, expressando sentimentos e ideias. Estas atividades podem ser inseridas nas atividades de apropriação da escrita.
· Música: Podem ser realizadas várias músicas e brincadeiras de nossa cultura, além de outras ,como: CDs da Bia Bedran, Arca de Noé, Cantigas de roda, Palavra Cantada, etc. Trabalhando-se conteúdos como: som e silêncio, ritmo, pulso, compasso, sons graves e agudos, duração: curto e longo, intensidade: fraco e forte, timbre, jogos e brincadeiras que envolvam dança e improvisação musical, repertório de canções, escuta de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, informação sobre a obra ouvida e seus compositores.
· Obs: seria mais apropriado que a escola tivesse um professor de música.
·
Brincadeiras e brinquedos: possibilitam as relações sócio-afetivas,
desenvolvimento psicomotor, criatividade e perpetuação das brincadeiras
antigas. Como, por exemplo: seu mestre mandou, espelho, mamãe posso ir, boca de
forno, serpente, escravos de jó, brincadeiras de roda, corda, amarelinha, etc.
·
Artes
plásticas: atividades com a biografia e releituras de artistas plásticos,
recorte e colagem com diversos materiais, dobraduras, pintura com guache, cola
colorida, anilina, pintura monocromática, xilogravura, pintura com inferência
gráfica, pintura simétrica ou a metade, pintura com textura e diversos
materiais, atividades com mosaico, figuras geométricas, tangram, atividades com
massa de modelar e argila, criação de objetos com sucata
Matemática
(Estes conteúdos devem ser sistematizados à parte, assim como de forma interdisciplinar).
· Conteúdos
Noções de Matemática
· Álgebra
· Classificação, sequência e seriação.
Classificar por atributos de cor, forma, tamanho, espessura, ordem, posição, tais como: formas geométricas planas e espaciais, letras, números e códigos (agrupar e conhecer suas funções sociais)
Sequenciar seguindo uma regularidade
Ex: sequenciar formas seguindo a regularidade das formas (triângulo, círculo, quadrado...). Agrupar formas geométricas de acordo com cor vermelha ou de acordo com as formas geométricas. Agrupar figuras de animais mamíferos e aves. Agrupar nomes que iniciam com “M” e “P”.
Números até 10
· Ideia de quantidade até 10 ( uso de material dourado e outros materiais concretos, como: palitos e tampinhas).
· A dezena
Números até 50
· Ampliação do sistema de numeração até 50 (uso de material dourado e outros materiais concretos, como: palitos e tampinhas).
· Dúzia e meia dúzia
Números até 100
· Ampliação do sistema de numeração até 100 (uso de material dourado e outros materiais concretos, como: palitos e tampinhas).
Adição e subtração
· Situações problemas (Juntar e acrescentar. Tirar, completar e comparar)
·
Operações matemáticas de
adição e subtração com resultados até
dez e acima dez.
· Noções de estatística: quantificar objetos de uma coleção, através de estratégias, utilizando estimativas: contando um a um, pareando, agrupamentos de 10 em 10, 5 em
· 5 ... E de comparação.
As ideias de multiplicação e divisão
· Situações problemas com as ideias de multiplicação: adição de parcelas iguais, combinatória, organização retangular e proporcionalidade. Atividades com materiais concretos e desenhos. A ideia de dobro está associada ao que se poderia denominar multiplicação comparativa.
· Situações problemas com as ideias de divisão: a ideia de metade ou meio , bem como de repartir em partes iguais da divisão , é explorada em situações diversas , propiciando os diferentes significados das operações. Atividades com materiais concretos e desenhos.
Geometria
· Formas geométricas espaciais: esfera, cone, cilindro, cubo, paralelepípedo e pirâmide. Relacionar a objetos familiares do mundo físico.
· Formas geométricas planas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo. Relacionar a objetos familiares do mundo físico.
· Tabelas e gráficos. Ler e interpretar.
·
Grandezas e medidas
Noções de grandeza: alto\baixo, comprido\curto, grosso\fino, largo\estreito.
Noções de capacidade: cabe mais, cabe menos.
Noções de massa: leve, pesado
Noções e medidas de tempo: manhã, tarde, noite, dias da semana, meses do ano, horas exata.
· Sistema monetário: cédulas e moedas do real. Situações que envolvem troco.
Probabilidade e estatística
· Tabelas e gráficos. Ler e interpretar.
·
· Coletas de dados: com organização e registro pessoais.
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