1° ano/2024
1° ano/2024/Turma: GR1B/Profª: Karla/Profª de apoio: Fátima
Como iniciamos?
No primeiro dia começamos com a organização, espaço e tempo da Educação Infantil! Com atividades diversificadas, roda de conversa em que nos apresentamos. Cantamos e brincamos de roda com a cantiga: “A Canoa Virou" e fomos falando os nomes dos colegas. Depois o professor de Educação Física realizou mais brincadeiras. Conversamos sobre as férias e depois li o livro : "Todos são "Bem-Vindos Aqui". Conversamos sobre a história e fizemos um texto coletivo sobre o que queríamos estudar no 1° ano. Como o nome da história é: " Todos são Bem - Vindos Aqui", propus fazer um cartaz de "Bem-Vindos" e escolhemos o tema sobre o mar. Pintamos o mar com tinta.
No segundo dia fizemos as dobraduras de peixinhos! Contei a história: "Procurando Dory" e conversamos sobre a história e quais animais que vivem no mar.
No terceiro dia as crianças se desenharam em algum lugar que gostam de ir e escreveram seu nome sem consultar o telhadinho, pois queria avaliar o esquema corporal, orientação do desenho no espaço da folha, desenvolvimento do grafismo e a escrita do nome próprio. Contei a história: "Eu Sou Assim e Vou te Mostrar", conversamos sobre a história, as partes do nosso corpo e as características diferentes e que temos que respeitar as diferenças! Olhamos no espelho e falamos sobre nossas características! Cantamos músicas e dançamos músicas, como :" Boneca de Lata" e "Sai, Sai Piada", colocando as mãos nas partes do corpo.
No quarto dia, pedi para desenharem no grupo de seis crianças , que é de atividade pedagógica orientada, o que gostam e não gostam e chamei individualmente para escrever os nomes dos desenhos do seu jeitinho! A maior parte da turma está no nível de hipótese de escrita silábico com valor sonoro, alguns silábicos sem valor sonoro e outros pré-silábicos, mas além de conhecer o nível de hipótese de escrita, conheço também as preferências e vivências das crianças. O que gostam e não gostam! Trabalhando assim a "Identidade" . Brincamos com brincadeiras, como: Seu Mestre Mandou , Estátua, Coelhinho na Toca e Batatinha Frita. Foram desenvolvidos e avaliados noções do esquema corporal e de posição. Também fizemos a chamadinha, avaliando quem conhecia o seu nome e de alguns colegas, pois foram da mesma turma. Também as letras iniciais e finais e comparações e relações de quem mais começava com a letra do nome.
No quinto dia apresentei as letras do alfabeto e falamos sobre as suas funções. Falei que iremos fazer um outro alfabeto de forma coletiva com os nomes deles. Também vimos os números no calendário e na contagem do total de crianças da sala, somando meninos e meninas. Depois realizei a avaliação diagnóstica para distinguir letras de números, recortando e agrupando, também avaliei o uso da tesoura.
Na sexto dia produzimos um texto um texto coletivo, sobre as funções dos números uma atividade de avaliação diagnóstica de Matemática que está no projeto:" Nossa Identidade" . Desenhar número de velinhas de acordo com a idade e desenhar velinhas de acordo com o numeral. Avaliando assim, a relação quantidade-numeral.
As crianças na avaliação dessa semana disseram que gostaram muito de estudar na nova turma! Sim! Dá para ver que estão felizes e não sentiram nenhuma diferença na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Também são muito carinhosas, me dando sempre beijos, bolo e desenhos e dizendo que gostaram muito de mim e eu também amei elas! Isso é que importa: o amor e a opinião das crianças!
P.S: as crianças não precisaram conhecer a escola, pois fizeram Educação Infantil na mesma.
Como ocorre a aquisição da escrita alfabética e ortográfica na perspectiva discursiva e de reflexão sobre a escrita?
As crianças começam a se apropriar do sistema de escrita alfabético e ortográfico com os nomes próprios no momento da
"Chamadinha". Primeiro avaliamos se a criança reconhece (lê) o nome globalmente e reconhece as letras iniciais e finais! Depois vão reconhecendo os nomes de outras crianças e as letras iniciais e finais, relacionando quem mais começa com o som da mesma letra, quantas sílabas ( pedacinhos) tem o nome, comparando as letras do meio do nome! Depois conto a História da Escrita, através do livro: Escrita uma grande Invenção". Produzimos um texto coletivo sobre o livro (compreensão de texto). E fazemos pinturas rupestres , uma das primeiras formas de escrita e as crianças falam o que quiseram dizer sobre as suas pinturas! Depois mostramos o alfabeto que é latino. Composto por consoantes, vogais e letras estrangeiras. As consoantes estão na folha azul e as vogais nas amarelas e a as letras estrangeiras na rosa! É importante colocar as letras em cores diferentes para destacar suas funções na palavra.
Depois também, confeccionamos um alfabeto com nomes das crianças e outras palavras que elas escolhem. Realizamos atividades com nomes das crianças. Completar com letras iniciais dos nomes. Ler os nomes dos colegas e ligar aia nomes. Contar número de letras e sílabas, escrever os nomes, formar os nomes com letras móveis. Circular o nome mais compridos que tem mais sílabas e mais letras. Agrupar nomes que começam com mesma letra. Depois destacamos as vogais do alfabeto e fazemos cartazes com figuras das vogais iniciais. Cantamos a música: "O Sapo não lava o pé " , trocando as vogais". As crianças colam ou prendem com velcro as figuras, enquanto vão falando o que inicia com a vogal. Fazemos um jogo das vogais. Falo que as vogais são muito importantes, pois dão são as consoantes. Então vemos essa função das vogais no nomes das crianças. Fizemos uma lista de convidados para os aniversariantes do trimestre e as crianças completaram com as letras e sílabas iniciais dos nomes. Percebemos que a consoante "G" no nome "GABRIELA" , só terá som com a vogais "A" . , então as crianças com hipótese pré-silábica começam a progredir para hipótese silábica e as silábicas sem valor sonoro começam a ter consciência fonêmica, tanto de vogais, como de consoantes, começam a progredir para a hipótese silábico-alfabética e alfabética , pois já começam a escrever e ler as sílabas das palavras. Através das produções dos textos coletivos, que
ocorrem, desde o início do ano, também vão se apropriando da aquisição da escrita alfabética e ortográfica. Também percebem que existem textos verbais ( com letras) e não verbais ( sem letras, com imagens, símbolos de placas de trânsito, gestos...). E que já sabem ler muitas palavras como rótulos os nomes dos colegas. Peço pesquisa de rótulos, que já sabem ler. Elas leem globalmente e pergunto o que mais começa com a letra inicial do rótulo. Então colam na letra do alfabeto. Outras atividades como , completar com as letras e sílabas iniciais dos nomes das partes do corpo e escritas de acordo com as hipóteses de escrita vão fazendo as crianças progredirem em suas hipóteses de escrita.
Comentários
Postar um comentário